WEBINAR:

Como Implementar e Certificar a Gestão da Segurança de Informação nas Organizações de Saúde

Palestrante: Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

DATA E HORÁRIO:

2 de maio de 2017, 20:00h-21:30h (Horário de Brasília)

INSCRIÇÕES:

Clique aqui para fazer a sua inscrição gratuita para esta palestra on-line. 90 vagas.

ENDEREÇO PARA PARTICIPAÇÃO

Clique aqui
para entrar no Auditório Virtual do Instituto Edumed, na data e hora do evento.

RESUMO DA PALESTRA:

A segurança das informações armazenadas em um número incalculável de sistemas de informação de saúde é especialmente vulnerável, por diversos motivos, sendo que novos tipos de ataques, como ransomware, elegem o setor como vítima principal. Atualmente existe uma grande preocupação em identificar os riscos, adotar medidas preventivas e corretivas, e garantir o melhor possível essa segurança, e, inclusive, certificar os sistemas de gestão de segurança de informação em hospitais, provedores SaaS de S-RES, etc. A ISO (International Standards Organization) editou uma grande série de normas relativas à segurança da informação em geral, como a série ISO 27000, bem como para a área de saúde, como a ISO 27779, que descreve e permite verificar objetivamente, através de auditorias, a grande gama de requisitos relativos ao setor. A Associação Brasileira de Normas Técnicas), através do Grupo de Trabalho 4, de Segurança da Informação e do Paciente, da Comissão Especial de Informática em Saúde (CEE 78), vem traduzindo e publicando gradativamente essas normas ISO de certificação e de boas práticas. Nesta palestra apresentaremos como essas normas são estruturadas, o seu escopo, e como podem ser implementadas no Brasil, através de consultorias e auditorias internas e externas, e revisadas periodicamente, de modo a aumentar dramaticamente a segurança dos sistemas de informação nas instituições de saúde, bem como a organização pode obter uma certificação ISO 27001.


PALESTRANTE:


Prof. Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, PhD, CPHIMS, PECB
 

Cientista biomédico, doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde fundou e dirigiu por 20 anos o Núcleo de Informática Biomédica e foi chefe da área de Informática Biomédica e Bioestatística da Faculdade de Ciências Médicas. Foi também fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e seu Diretor de Educação e Formação Profissional (2008-2012), quando criou e coordenou o proTICS (Programa de Profissionalização de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde) e o cpTICS (Certificado Profissional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde). Foi diretor de informática médica da Associação Médica Brasileira, fundador e editor chefe de várias publicações on-line e revistas de TICs em saúde. Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde e do Programa EduCert de Formação e Capacitação em Certificação em Saúde. Atualmente é vice - presidente e diretor de educação do Instituto HL7 Brasil, membro fundador e vice-presidente da Associação IHE Brasil, e consultor independente em certificação de software em saúde e segurança da informação. 

O Dr. Sabbatini é profissional certificado internacional CPHIMS (Certified Professional of Health Information and Management Systems), Auditor Lider certificado internacional de sistemas de gestão de segurança da informação ISO 27001 pelo PECB (Professional Evaluation and Certification Board) e Vice-Relator do Grupo GT4 de Segurança da Informação e do Paciente da Comissâo Especial de Informática em Saúde (CEE 78 IS) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Home Page: http://renato.sabbatini.com
Email: renato@sabbatini.com

REALIZAÇÃO:

Edumed
EduCert
APOIO:
Sabbatini Consulting