
Como esta pode ser uma nova experiência para você, é importante que alguns pontos sejam comentados antes do início do curso. Leia cuidadosamente antes de começar a estudar, e entre em contato conosco caso tenha alguma dúvida. Uma relação dasperguntas mais freqüentes também pode ser consultada por você, antes de enviar uma pergunta. Abaixo damos algumas dicas sobre como estudar pela Internet, onde e como estudar, como interagir com os participantes do curso e detalhes técnicos sobre o acesso. Estudando pela Internet- A internet é, sem sombra de dúvida, o ambiente de comunicação do futuro, e participar deste curso permitirá a você entrar em contato com os mais recentes avanços nesta área.
- A utilização da internet como ambiente de aula permite que pessoas se comuniquem independentemente do lugar em que estejam, participando das aulas e elaborando as atividades do curso no horário que melhor lhes convier.
- Este curso foi estruturado de forma a otimizar o aprendizado num ambiente virtual, e para tanto lançará mão de ferramentas tecnológicas e material adequados para estudo autônomo, interação síncrona ou assíncrona com os professores e colegas, avaliação do aprendizado, seguimento do seu progresso, etc. Com o tempo você aprenderá a usar bem todas essas ferramentas. Aliás, o curso versa exatamente sobre isso, portanto você terá a oportunidade de aprender fazendo ou usando.
- Cursos realizados a distância demandam o emprego de algumas habilidades pessoais, como autodisciplina e a comunicação de forma escrita. A demanda sobre o aluno costuma ser maior do que um curso presencial de duração semelhante. É importante que você reserve tempo suficiente para estudar, ler e realizar os trabalhos e provas solicitados, bem como para a interação com os colegas e os professores.
- Similarmente ao que acontece nos cursos presenciais, no ambiente virtual a interação entre os participantes e entre os participantes e professores é peça chave para atingirem-se os objetivos. Assim, a participação nas discussões, em sala de aula virtual, deve ser freqüente. Sugerimos que o acesso à home page do curso seja feito pelo menos uma vez por dia, pois as mensagens enviadas por professores e alunos não serão enviadas por email, mas sim colocadas no mural virtual (webfórum).
- Algumas atividades on-line têm prazos marcados. Procure seguí-los rigorosamente. Eles têm um razão de ser: o curso que você está participando tem datas de início, término e cumprimento de etapas. Se você precisar se ausentar por um período, é preciso ter muito cuidado em não ficar para trás, caso contrário a probabilidade de uma desistência aumenta. Consulte freqüentemente o calendário do curso.
Onde e Como Estudar- Todas as informações sobre o curso já estão disponíveis na home page do mesmo. O material de leitura e consulta, assim como o programa e as aulas de cada módulo estarão disponíveis a partir desta página. Esta página será protegida por senha, a qual será enviada a cada aluno. Não passe nunca a sua senha para outras pessoas: isso pode colocar em perigo sua participação no curso e pode gerar efeitos indesejáveis, como alguém se passar por você. Se quiser mudar a senha que recebeu, entre em contato com a coordenadora do curso;
- Certos materiais de aula e leitura devem ser lidos obrigatoriamente pelo aluno. Outros materiais são de leitura opcional e servem para aprofundamento. Muitos são "links" para outros locais da Internet, portanto você precisa estar conectado para acessá-los. Havendo tempo disponível, procure cobrir o material suplementar que mais lhe interessar, pois o ambiente estruturado de ensino é uma rara oportunidade para debater, fazer perguntas, resolver dúvidas, etc.
- Você pode ler os artigos on-line, ou pode lê-los off-line. Certas pessoas conseguem ler tudo na tela, outros preferem imprimir o material ou descarregá-lo no disco do computador para ver com mais calma sem gastos com conexão. Qualquer modo é aceitável, mas lembre-se que qualquer cópia que fizer deve ser única e para seu uso exclusivo. Não distribua material para pessoas não inscritas no curso.
Interagindo com as Pessoas- Ao participar pela primeira vez de um curso on line, as pessoas podem não se sentir muito confortáveis por não “verem” os colegas e professores. Esta sensação logo desaparece ao perceber-se que este ambiente é tão interativo (ou mais) que o ambiente de aula presencial. A interação com seus colegas, através do aprendizado colaborativo, é tão ou mais importante que a interaçào com os professores;
- Trabalharemos, nesta parte do curso, de forma assíncrona, isto é, usaremos ferramentas que permitem a todos os participantes interação com o curso independente de tempo e lugar. Entretanto, disporemos de uma sala de bate-papo virtual, para encontros com hora e data marcados, que serão ocasionalmente convocados pelo professor, ou usada livremente pelos alunos para colaboração a distância entre si. Quando isso ocorrer, lembre-se de combinar data e hora.
- Qualquer dúvida entre em contato conosco. Faça todas as perguntas que achar necessárias!! Se a dúvida for relativa aos temas do curso, deve ser direcionada à "sala de aula virtual", em um de seus compartimentos, o webfórum, dado que muitas vezes ela é comum a vários participantes. Outras vezes um colega pode contribuir a partir de sua própria experiência. Você vai perceber que esta troca em sala de aula é um dos pontos fortes do curso a distância via internet!! Se a questão for de ordem particular, envie e-mail aos professores.
- O bom senso e as regras de conduta chamadas "netiqueta" devem orientar a comunicação entre as pessoas. Não serão permitidos o envio de mensagens fora dos tópicos das aulas, propaganda de qualquer tipo, uso de expressão chulas, e o debate acalorado em nível pessoal ou troca de ofensas. Lembre-se que respeito a todos e às suas opiniões é fundamental também em uma comunidade virtual. Pense bem antes de mandar uma mensagem que pode ser mal interpretada. Se você quiser interagir informalmente com seus colegas, discutindo qualquer assunto, trocando piadas, etc., utilize a área de chat, que é apagada automaticamente quando ficar inativa por certo tempo. Ou, se preferir, monte um grupo emwww.meugrupo.com.br ou outro recurso gratuito semelhante, fora do ambiente de aula (como ocorreria em um ambiente real)
.- Finalmente, solicitamos que nos envie o mais breve possível por e-mail uma breve biografia e uma foto para adicionarmos em nosso curso (vejam a página de alunos). Essa informação é importante para tornarmos mais reais as pessoas que participam de uma comunidade virtual. Oportunamente, você será solicitado a desenvolver uma home page padronizada com seus dados pessoais, mas se você já tem uma, ela será linkada nessa página.
Requisitos TécnicosPara acessar o curso recomendamos a seguinte configuração técnica mínima:- Microcomputador PC Pentium 166 MHz ou superior, 32 MB de RAM ou superior, disco rígido de 2 GB ou superior, placa de vídeo com 2 MB ou superior, monitor de vídeo colorido de 14" ou superior, mouse
- Kit de multimídia com CD-ROM, placa de som e alto-falantes, microfone
- Impressora P&B ou colorida
- Software: sistema operacional Windows 98 ou superior. Software de navegação: Internet Explorer ou Netscape. Plug-ins instalados: Adobe Acrobat PDF Reader, MS Media Player 6 ou superior, RealMedia Player G2 ou 8, Shockwave Flash, MS PowerPoint Reader e MS Word Reader (se você não tem o MS Office 97 ou superior), software de acesso a email (Eudora, Outlook Express, etc.). Todos esses softwares e plug-ins são gratuitos. Clique aqui para ter acesso a eles e descarregá-los, caso não os tenha.
- Conexão à Internet: discada ou permanente (rádio, cabo ou ADSL), mínimo de 56 Kbps. Conta de email e acesso a algum provedor comercial ou acadêmico de sua região. Uma boa velocidade e conexões confiáveis são essenciais para o melhor aproveitamento do curso.
Temos certeza que você aproveitará muito esta experiência, e que trará uma nova perspectiva para sua atividade docente.Conte conosco para o que precisar,
[Página Inicial] [Programa][Biblioteca][Corpo Docente] [Alunos]Copyright © 2001 Instituto Edumed |