Questionário de Avaliação Formativa:
Aplicações da Internet na EAD em Medicina

By Renato M.E. Sabbatini, PhD

Teste os seus conhecimentos sobre este tema, respondendo às perguntas de múltipla escolha ou preenchimento, abaixo. Após terminar, clique no botão "Corrigir Respostas" e você receberá um comentário sobre cada uma delas.


1. No que diferem as duas modalidades de educação médica continuada propostas pela Associação Médica Americana?

   Um pode ser dado a distância e outro tem que ser presencial

   Um envolve auto-estudo e outro envolve instrução presencial ou a distância

   Um é dado só em congressos e outro só em faculdades e institutos

   Nenhuma das anteriores

2. Quais são os elementos fundamentais para o que chamamos de educação médica continuada?

   Material instrucional

   Interatividade com o professor ou tutor

   Avaliação do desempenho do aluno e certificação

   Todas as acima

3. Qual é a característica que NÃO faz parte do tipo de EMC chamado de "atualização cientifica"?

   O aluno lê artigos publicados na literatura médica corrente, em sua área de especialidade

   O aluno responde a questões que são formuladas para avaliar o seu aprendizado da informação lida

   O aluno precisa escrever uma tradução/resumo dos artigos que leu por extenso

   O aluno pode enviar perguntas para o tutor responsável

4. Como se chama a modalidade de educação continuada em que o aluno deve tentar diagnosticar e tratar um caso clínico fictício apresentado pelo computador?

   Simulação clínica

   Discussão de caso

   Avaliação formativa

   Atualização clínico-científica

5. Como se pode inserir segmentos de vídeo ou audio em um site educacional interativo?

   Som o vídeo não podem ser vistos através da Internet e precisam ser distribuidos via CD-ROM

   Os arquivos de áudio e vídeo precisam necessariamente ser baixados na sua totalidade antes de serem ouvidos ou visualizados

   Existe a possibilidade de ouvir ou visualizar os arquivos à medida em que eles são baixados do servidor

   Nenhuma das anteriores

6. O que se entende por avaliação formativa?

   É um questionário de avaliação que também critica as respostas dadas pelo aluno, adicionando outras informações educativas ao fazer isso

   É um questionário de avaliação que apenas forma um conceito final do desempenho do aluno (escore ou nota), mas sem criticar suas respostas

   É uma forma de auto-avaliação, em que o próprio aluno se atribui uma nota ou conceito

   Nenhuma das anteriores

7. Entre as habilidades que podem ser ensinadas a um profissional de saúde (A) cognitivas ou conhecimento de fatos e conceitos, habilidade de raciocínio, etc. (B) habilitades sensoriais ou motoras, como fazer uma cirurgia (C) habilidades sociais, de conduta e de relacionamento, categorize-as quanto à facilidade de implementá-las à distância na educação em saúde:

   Todas dificeis

   (A) fácil (B) muito difícil (C) difícil mas não impossível

   Todas fáceis

   (A) fácil (B) difícil (C) fácil

8. Assinale uma característica que NÃO é uma vantagem da videoconferência na EAD:

   Permite a transmissão de aulas presenciais em tempo real

   É de baixo custo operacional e de investimento

   Permite o envio de imagens médicas e outros documentos através do mesmo sistema

   Pode ser realizada tanto por satélite quanto pela Internet

9. Como um show de slides pode ser apresentado através da WWW para fins instrucionais?

   Só os slides originais

   Slides com texto

   Slides com texto e voz do professor

   Slides com texto, voz e video do professor

10. Uma das tecnologias que permite a apresentação on-line de animações graficas interativas é o Shockwave ______