Realização:
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Curso
Totalmente a Distância
Curso de Formação de
Técnicos de
Informatização de Clínicas Médicas
Início:
Duração: 4 meses
Objetivos
Este
curso tem por objetivo formar e capacitar técnicos de informática em
nível médio para especialização em metodologia de informatização de
consultórios e clínicas médicas. Durante o curso, o técnico
aprenderá:
- como
funcionam e como é o fluxo de informação e as rotinas administrativas e
clínicas de um consultório ou clínica médica;
- quais
são as soluções disponíveis no mercado nacional, e como selecioná-las;
- como
realizar o Plano Diretor de Informática para a clínica;
- selecionar
e instalar a infraestrutura necessária (hardware, software, rede e
instalações);
- implantar
um software integrado de gestão;
- treinar
os usuários e dar o suporte técnico e pós-vendas necessário.
O curso
é totalmente apostilado, e os alunos receberão gratuitamente um
software integrado completo de informatização de clínicas e
consultórios, que será utilizado para o aprendizado e que também poderá
ser revendido e instalado pelo estudante após sua aprovação no curso.
Público-Alvo
Pessoas com conhecimento médio a
avançado em informática (instalação e suporte a computadores e redes
locais, instalação e manutenção de softwares, sistema operacional
Windows NT ou XP, softwares aplicativos básicos, como processadores de
texto, planilhas, etc.), que queiram desenvolver um pequeno negócio
próprio ou trabalhar em empresas especializadas em informatização de
clínicas, consultórios médicos ou pequenos hospitais e postos de saúde.
Não é necessário ter cursos formais nessas áreas, nem ter formação
superior, bastando ter formação educacional em nível secundário.
Programa
O curso é composto de 15 módulos
semanais, com uma dedicação média de 3 horas por módulo:
- Módulo 01: Consultórios e clínicas
médicas. A natureza de suas atividades e como funcionam
- Módulo 02: Fluxos de informação,
armazenamento e transmissão de dados em clínicas e consultórios
- Módulo 03: Informatização de
clínicas e consultórios: visão geral, soluções existentes no mercado
- Módulo 04: Áreas de informatização
I: Agendamento e recepção
- Módulo 05: Áreas de informatização
II: Cadastro de pacientes e banco de dados médicos
- Módulo 06: Áreas de informatização
III: Sistema de prescrições, exames e laudos
- Módulo 07: Áreas de informatização
IV: Sistemas administrativos e financeiros
- Módulo 08: Áreas de informatização
V: Sistemas de faturamento (contas médicas)
- Módulo 09: Padronização de códigos
e nomenclaturas
- Módulo 10: Sistemas especiais:
imagens, áudio e vídeo, aquisição de sinais, apoio à decisão
- Módulo 11: Metodologia de análise,
implantação, configuração e inicialização
- Módulo 12: Metodologia de
treinamento e suporte ao usuário, integração com outros aplicativos
- Módulo 13: Aspectos éticos,
profissionais e de regulamentação
- Módulo 14: Como montar sua própria
empresa de informatização médica: noções de marketing dirigido,
metodologia de vendas e de prestação de serviços, fontes de informação,
conduta profissional.
- Módulo 15: Noções de informatização
de hospitais e outros tipos de clinicas ambulatoriais (fisioterapia,
odontologia, nutricionistas, psicólogos, postos de saúde pública, etc.)
Método
de Ensino
O curso será inteiramente ministrado por teleconferência pela Internet,
podendo ser acessado pelo aluno a partir de qualquer computador
conectado à mesma, em qualquer momento, e constando das seguintes
atividades:
- Aulas expositivas
ministradas semanalmente por experimentados docentes, constando de um
vídeo com meia hora de duração, através de slides e demonstrações dos
softwares de instalação, casos concretos, etc.
- Utilização prática de um
software de informatização de consultório para sistema
Windows, que o aluno poderá baixar e instalar no computador da sala de
aula e/ou em sua casa, e que será utilizado para todas as
demonstrações, exercícios práticos, etc. Esse software é comercial,
representativo desse tipo de solução, contendo todos os módulos
necessários para a completa informatização integrada e o mesmo poderá
ser revendido e instalado pelo aluno, por ser de baixo custo e facil
utilização e instalação.
- Exercicios de
fixação do aprendizado
- Atividades de avaliação
do conhecimento
- Sessões de resolução de
dúvidas,
perguntas, e discussão, entre alunos e professor.
As aulas expositivas são
complementadas por por meio da
Internet,
que poderá ser acessada pelo aluno de sua casa ou consultório. Cada
disciplina terá o seu material didático disponibilizado em um site
especialmente projetado (Teleduc: ambiente on-line de apoio ao ensino e
aprendizagem) e acessado através de login e senha atribuidos
individualmente a cada aluno.
Através do site, o aluno tem acesso a uma série de recursos, tais como um
completo manual de utilização e de instalação do
software de informatização, slides
das aulas presenciais, videos gravados das
mesmas para revisão, artigos, apostilas e sites na
Internet para aprofundamento, etc., assim como fóruns
de discussão
on-line, através dos quais os alunos poderão, a partir do estudo de um
determinado assunto, discutir com o professor e com os demais
participantes do curso, através do email.
Freqüência
A freqüência será controlada pelo software Teleduc nas aulas a
distância, onde é contemplado e registrado o tempo durante o qual o
aluno está acessando o material de estudo ou o professor da disciplina.
Para o cômputo geral da freqüência será considerada a norma vigente, ou
seja, o aluno deverá ter 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência,
tanto nas aulas presenciais quanto nas a distância.
Avaliação
Para avaliação, será considerada basicamente a participação de cada
aluno nas aulas. Cada aula contará também com um breve questionário
on-line de múltipla escolha, cobrindo os aspectos mais fundamentais do
conhecimento transmitido durante as aulas.
A média mínima para aprovação será 7,0 (sete) e o aluno deverá fazer
exame, caso sua média seja maior ou igual a 5,0 (cinco) e menor que 7,0
(sete). A nota mínima para aprovação no exame será 5,0 (cinco).
Site
do curso
Todos os participantes inscritos
terão acesso ao ambiente do curso por um período de até 90
dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente
contém:
- Slides das aulas
- Bibliografia recomendada
- Artigos de aprofundamento
- Imagens, animações e diagramas
didáticos
- Lista de recursos e links na
Internet
- Lista de discussão para perguntas e
dúvidas
- Softwares básicos e aplicativos
gratuitos
- Dados de contato dos outros
participantes do curso
- Clique
aqui
para entrar no site do curso (apenas
para participantes inscritos).
CD-ROM
Todos os participantes inscritos
poderão adquirir opcionalmente ao final do curso, e receberão pelo
correio, um CD-ROM contendo todo o conteúdo do site do mesmo, inclusive
aulas de vídeo gravadas, slides, bibliografia, etc. O CD é exclusivo
para os alunos regularmente inscritos e terá baixo custo. Caso não
possa assistir ao curso on-line e deseje adquirir apenas o CD, por
favor entre em contato com a secretaria do Instituto Edumed.
Docente
Responsável
Renato M. E.
Sabbatini, PhD
- Um
dos pioneiros brasileiros nas áreas de informática em saúde e
telemedicina, com 35 anos de experiência na área
- Fundador
e presidente do Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde e coordenador do
seu Centro Internacional
de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
- Professor
Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de
Ciências Médicas da UNICAMP
- Fundador,
Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de
Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas
(1983-2003).
- Ex-Diretor
de Informática da Associação Médica
Brasileira (1994-1999)
- Fundador,
ex-vice-presidente, e ex-presidente da Sociedade Brasileira
de Informática em Saúde
- Membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP
- Membro
da Comissão de internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
- Mmbro
da Comissão de Informática para o Desenvolvimento da Associação de
Informática Médica Internacional (IMIA)
- Consultor
em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização
Panamericana de Saúde (OPAS), Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
- Fundador
e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde,
Boletim EdumedNews, Revista
Informedica, Revista Informática
Médica e Revista
Intermedic.
- Desenvolveu
e implantou centenas de softwares médicos em instituições, hospitais,
clínicas e consultórios
Datas
e carga horária
Início:
Término:
Carga horária: 45 horas
O cronograma das aulas será publicado no site do curso e pode ser
acessado pelos alunos regularmente inscritos.
Inscrições
Este curso é ministrado apenas para
telecentros receptores conveniados com o Instituto Edumed, que
disponham de uma classe e equipamento de teleconferência e acesso à
Internet.
O custo do curso é fechado por classe, e de responsabilidade do centro
receptor.
Entre em contato com a direção do Instituto Edumed, caso sua
instituição se interesse em ser um centro receptor.
O processo seletivo consta de análise doCurriculum Vitae do candidato,
e de uma carta de intenções que deverá explicitar os objetivos e
expectativas em relação ao curso; as perspectivas de implementação na
prática profissional, presente ou futura, que desenvolve; e a
disponibilidade de tempo para o estudo.
Clique aqui
para
acessar o formulário de inscrição on-line.
Número
de vagas
40
vagas por centro receptor.
Certificação
Os aprovados
terão direito a um certificado de curso de capacitação técnica de nível
médio, emitido pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.
Atenção: este é um curso livre,
portanto não necessita de reconhecimento pela Secretaria Estadual de
Educação ou pelo Ministério da Educação.
Caso se interesse em revender o
software com que aprendeu no curso, o estudante aprovado também
receberá um Certificado de Instalador Oficial da empresa que desenvolve
e comercializa o software.
Atenção:
os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem
um mínimo de 50% da nota finak.
Clique
aqui
para ver uma amostra do certificado.
Copyright 2004 Instituto Edumed
Atualizado em
4/11/2004
contato@edumed.net
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