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Curso de Especialização em Jornalismo Científico

Início: Março de 2008
Duração: 15 meses

Coordenação Geral:

Prof.Dr. Marcelo Sabbatini / Prof. Dra. Betania Maciel

Topo Objetivos e Características

O curso de pós-graduação especialização (lato sensu) em Jornalismo Científico tem como objetivo capacitar profissionais do jornalismo e da comunicação social no exercício do jornalismo científico (impresso, de difusão e digital) e da divulgação científica. Também está dirigido a quaisquer outros profissionais interessados no diálogo entre o sistema de ciência e tecnologia e a sociedade e a circulação social do conhecimento científico-técnico, como, por exemplo, cientistas, pesquisadores, tecnológos, responsáveis de relações públicas e assessoria de imprensa e responsáveis de política científica e tecnológica.

A formação prática oferecida pelo curso busca a dotação de técnicas e habilidades como a produção de uma matéria jornalística em ciência e tecnologia e a relação com as fontes de informação, e será exercitada com a realização de produtos jornalísticos concretos. O aspecto prático é complementado com uma base teórica e interdisciplinar sobre a questão e bases teóricas da comunicação pública da ciência e da tecnologia e com a realização de pesquisa científica na área.

Desta maneira, busca-se a formação de profissionais altamente especializados, capazes de atuar de uma forma crítica e eficiente na mediação do diálogo entre a ciência e sociedade, com saídas profissionais para os meios de comunicação de massa, empresas de base tecnológica e assessorias de imprensa de instituições públicas e privadas.

Topo Objetivos específicos

  • Proporcionar os fundamentos teóricos necessários para entender a questão da comunicação pública da ciência e da tecnologia, em suas vertentes de motivação, desenvolvimento histórico, modalidades e principais debates associados.
  • Proporcionar os fundamentos teóricos necessários para compreender a cultura da ciência, incluídos a filosofia, história e sociologia da ciência, e de suas diferenças em relação à cultura jornalística e à cultura geral, com a elaboração de um conceito de cultura científica.
  • Proporcionar conhecimento sobre as principais fontes de informação no jornalismo científico (revistas e publicações especializadas, bases de dados, sociedades e congressos científicos, etc.), assim como capacitar para o tratamento direto com os cientistas e pesquisadores.
  • Proporcionar conhecimento sobre as principais áreas de atuação do jornalismo científico: desenvolvimento regional, saúde, empresarial e institucional, meio-ambiental, educação científica, educação informal.
  • Capacitar a elaboração de matérias em jornalismo científico, em seus distintos gêneros (notícia, reportagem, comunicado de imprensa) e principais meios de difusão (jornalismo impresso, rádio, televisão e Internet).
  • Capacitar os alunos a planejar e realizar um produto jornalístico em temas de ciência e tecnologia, com atuação em trabalho em equipe.
  • Capacitar os alunos a realizar pesquisas científicas na área do jornalismo científico, com o estímulo do pensamento crítico e analítico.

Topo Público-alvo

O curso está destinado, de forma geral, a profissionais em Jornalismo, Comunicação Social e Relações Públicas; porém é de interesse para qualquer profissional vinculado à prática da divulgação científica: assessores de imprensa de instituições públicas e privadas, cientistas e profissionais das ciências exatas, cientistas e profissionais das ciências médicas e biológicas e responsáveis da administração pública e da política em ciência e tecnologia.

Topo Metodologia de seleção

Análise do curriculum vitae e histórico escolar do candidato. A seleção levará em conta os seguintes fatores:

  • Modalidade do(s) curso(s) de formação do candidato.
  • Histórico escolar.
  • Nível de escolaridade geral
  • Experiência profissional e cargo atual.
  • Currículo geral do candidato.

Duração e carga horária

10 meses
364 horas aula, incluindo monografia de conclusão do curso.

Topo Conteúdo programático

A. Módulos teórico-práticos : 256 horas

Estes módulos terão as aulas expositivas ministradas por videoconferência (metodologia presencial conectada), com uma carga de 12 horas por módulo. As 4 horas restantes em cada módulo serão dedicadas a estudo dirigido, trabalhos práticos e outras atividades via Internet, avaliações e provas.

Módulo 1 - Panorama teórico da comunicação pública da ciência (16 horas)
Conceitualização da comunicação pública da ciência e da tecnologia. Motivação e objetivos. Desenvolvimento histórico. Níveis da comunicação científica. Modelo linear ou de déficit cognitivo frente ao modelo de contextualização. Funções e formatos da divulgação científica. Conceituação do jornalismo científico (introdução). Características e práticas. Relações ciência-jornalismo. Desafios éticos. Fontes de informação. Linhas de pesquisa em comunicação pública da ciência e da tecnologia.

Módulo 2 - Técnicas do jornalismo científico (16 horas)
Seleção do evento noticioso. Objetivos da comunicação jornalística (precisão, objetividade, atribuição, imparcialidade, brevidade). Elementos de uma matéria jornalística (5 W + H). Gêneros jornalísticos. Notícia. Reportagem. Entrevista. Crônica. Estrutura do texto ("lead", técnica da pirâmide invertida). Estrutura do texto jornalístico (revisão). Linguagem do jornalismo (clareza, exatidão, uso preciso de termos). Foco narrativo, abordagem, seleção e organização da informação. Recursos narrativos. Prática de redação jornalística.

Módulo 3 - Fontes de informação em jornalismo científico (16 horas)
Evolução histórica do sistema de publicação científica. Fontes de informação primárias e secundárias. Revistas científicas, bases de dados e bibliotecas de temática geral em ciência e tecnologia. Publicações e meios eletrônicos. Comunicados de imprensa. Técnicas de busca da informação em catálogos e mecanismos de busca na Internet. Avaliação da qualidade da informação. Organização pessoal da informação.

Módulo 4- Jornalismo científico e desenvolvimento local (16 horas)
Teoria da comunicação e processos comunicativos (revisão). Estratégias de comunicação em organizações políticas, públicas, não governamentais, associativas e empresariais. Programas de intervenção social. Mobilização cultural. "Glocalização". O conhecimento científico para o desenvolvimento local. Conhecimento nativo. Cultura popular e manifestações híbridas (folkcomunicação). Ciência e conhecimento para o desenvolvimento sustentável. Modelos de comunicação científica para países em desenvolvimento.

Módulo 5- Assessoria de imprensa e comunicação institucional (16 horas)
Teoria da comunicação empresarial e institucional. O papel do mediador. O comunicado de imprensa e suas técnicas de redação. Planejamento estratégico.. Ética e responsabilidade social. Criação de empresas de comunicação empresarial e institucional (organização, mercado, especialização). Estudos de caso. Fontes de informação. Linhas de pesquisa em comunicação institucional.

Módulo 6 - Jornalismo e comunicação em saúde (16 horas)
Caracterização. Objetivos e princípios. A relação mídia e saúde. Comunicação, saúde e alimentação. Mídia, mediação e medicalização. Influência da mídia na relação médico-paciente: o paciente "bem informado". Impacto das novas tecnologias ("e-pacient"). Desafios éticos. Controvérsias científicas de caráter médico e sanitário. Fontes de informação em saúde e medicina. Estudo de casos. Fontes de informação. Linhas de pesquisa em comunicação e saúde.

Módulo 7 - Jornalismo e comunicação meio-ambiental (16 horas)
Caracterização. Objetivos e princípios. Comprometimento político e desenvolvimento sustentável. Comunicação de risco. Marketing ambiental e planejamento da comunicação institucional. Desafios éticos. Estudo de casos. Fontes de informação. Linhas de pesquisa em comunicação meio-ambiental.

Módulo 8 - Jornalismo científico e a educação científica (16 horas)
Conceitualização da alfabetização científica. Relações entre meios de comunicação de massa e o setor formal da educação. Reforma educativa em ciências. Processos cognitivos e aprendizagem das ciências. Ciencia näive e concepções prévias. Dissonância cognitiva. Aplicação da teoria da educação ao discurso jornalístico. Infográficos e multimídia interativa como apoio ao processo de compreensão da informação.

Módulo 9 - Educação informal e divulgação científica cultural (16 horas)
Conceitualização de educação informal. Objetivos e características. Museus e centros interativos de ciência. Semanas da ciência e programas nacionais de promoção da ciência e da tecnologia. Outras estratégias alternativas de comunicação científica. Divulgação científica cultural. Estudos de caso em estratégias de divulgação científica cultural (ciência no bar, ciência no teatro, ciência no carnaval).

Módulo 10 - Linguagem e literariedade em jornalismo científico (16 horas)
Funções lingüísticas. O poder da palavra. Análise do discurso. Jornalismo científico como tradução e sistemas de signos. O jornalismo científico como narrativa. Ficção científica como ferramenta de divulgação. Linguagem e expressão orais na divulgação científica.

Módulo 11 - Filosofia, história e sociologia da ciência (16 horas)
Status ontológico do conhecimento científico. Racionalismo. Empirismo. Revoluções científicas e o paradigma de Thomas Kuhn. A Revolução Copernicana. Nascimento da ciência moderna. "Big science". Evolução histórica das publicações científicas. Princípios normativos da comunidade científica. A divisão das duas culturas. As "guerras da ciência". O sistema de publicação e de recompensa ao mérito científico. "Ethos" de jornalistas e cientistas.

Módulo 12 - Ciência, tecnologia e sociedade (16 horas)
Perspectivas históricas. Interfaces do sistema ciência-tecnologia-sociedade (CTS). CTS como sistema técnico. Relações de mediação. Progresso científico e democracia. Relação ciência, tecnologia e desenvolvimento social. Determinismo tecnológico. Componentes representacionais, práticos e valorativos. Cultura incorporada e cultura externa. Cultura da inovação tecnológica. Cultura científica.

Módulo 13 - Políticas científicas-tecnológicas e a mídia (16 horas)
Perspectiva histórica. Estrutura brasileira da política científica e tecnológica. Ciência e ética. Ciência e poder. Avaliação da pesquisa científica. Bibliometria e cienciometria. Papel dos meios de comunicação frente à política científica. Estudo de caso. Linhas de pesquisa.

Módulo 14 - O sistema brasileiro de ciência-tecnologia-inovação (16 horas)
Descrição do sistema de ciência e tecnologia brasileiro. Marco jurídico. Agências de financiamento da pesquisa. Centros produtores de ciência e tecnologia. Patentes e marcas. Indicadores de P&D&I. Grandes instalações científicas e tecnológicas. A empresa como motor da inovação tecnológica. Relacões universidade-empresa. Posicionamento no panorama latino-americano e mundial.

Módulo 15 - Ciência e pseudociência (16 horas)
Conceito de conhecimento científico (introdução). Conceitualização de pseudociência e anticiência. Movimento cético e racionalista. Estratégias de comunicação em relação à pseudociência. Responsabilidade ética e social do jornalista científico. Fontes de informação sobre pseudociências e racionalismo. Estudos de caso.

Módulo 16 - Metodologia de pesquisa (16 horas)
A natureza do conhecimento e suas distintas formas (epistemologia do conhecimento). O método científico. Problemas e hipóteses. Dedução. Indução. Métodos de pesquisa em comunicação social. Surveys. Entrevistas semi-estruturadas. Entrevistas em profundidade. Análise de conteúdo. Estudos de caso. Técnicas de estudo. Recuperação e revisão da literatura. Leitura crítica. Fichamento. A estrutura do trabalho científico. Normas técnicas. O projeto de pesquisa. Etapas da pesquisa científica. Apresentação dos resultados e comunicação científica.

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B. Classes Presenciais: 72 horas

Estes módulos serão desenvolvidos presencialmente em cidades determinadas, através de atividades em que é requerida a presença coletiva sos alunos geograficamente próximos àqueles núcleos.

Sessão 1 - Jornalismo Científico: Reflexão e Prática (12 horas)
Como forma de complementar o Módulo 2 (Técnicas do jornalismo científico) os alunos terão contato com profissionais renomados do jornalismo atuantes nos meios de comunicação de sua região, que através de conferências e debates refletirão sua experiência prática de atuação neste campo, assim como reflexões sobre os desafios e tendências da profissão.

Sessão 2 - Sistemas Regionais de Ciência-Tecnologia-Inovação (8 horas)
Como forma de complementar o Módulo 14 (O sistema brasileiro de ciência-tecnologia-inovação) se apresentarão aos alunos as particularidades regionais (nível municipal e estadual) dos sistemas de ciência, tecnologia, inovação e indústria da região geográfica de localização e atuação profissional do aluno, também através de palestrantes com esse conhecimento.

Sessão 3 - Visitas a instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (12 horas)
Serão realizadas pelo menos três visitas a centros de produção do conhecimento científico da região, possibilitando aos alunos oriundos da área de jornalismo (assim como um cientista conhecer outras áreas que não a sua) conhecer de perto o processo envolvido na ciência e da tecnologia, além de travar contato direto com os protagonistas deste processo (cientistas, pesquisadores e técnicos).

Estágios práticos (40 horas)

As atividades práticas de formação, estas estarão orientadas à futura atividade profissional dos alunos, com a criação e desenvolvimento de produtos concretos de jornalismo e divulgação científica, em várias mídias (TV, rádio, mídia impressa, mídia eletrônica). A realização destas atividades busca não somente o desenvolvimento das capacidades e habilidades práticas relacionadas com o jornalismo científico, mas também a formação de uma atitude pessoal, de iniciativa, respeito e valorização do próprio trabalho, em relação ao papel que vão assumir futuramente em seu exercício profissional.

Os alunos disporão, para essas atividades, de um laboratório didático na forma de uma agência de notícias baseada em Internet com capacidade para a geração e veiculação de matérias (notícias, artigos e reportagens) complementadas por elementos multimídia (fotografias, gráficos, trechos de vídeo e de áudio). Esse site estará aberto para o público em geral.

Além disso, também será criada na primeira edição deste curso de especialização em jornalismo científico uma revista eletrônica própria de divulgação científica centrada em temas de atualidade em ciência e tecnologia, que busque retratar o aspecto regional do sistema científico e tecnológico das regiões de onde se originam os alunos.

C. Trabalho de Conclusão de Curso: 40 horas

A realização do trabalho de conclusão de curso na forma de uma monografia ou pesquisa empírica na área da comunicação social da ciência cumprirá dois objetivos básicos. Em primeiro lugar, como atividade de análise (decompor o conhecimento em questão em suas partes integrantes, de modo que a relação existente entre estas partes possa ser determinada) e a síntese (combinação das partes para formar um novo todo) de todos conhecimentos adquiridos e aplicados ao longo do curso, a pesquisa científica se situa dentro do nível mais alto possível de habilidade cognitiva. E em segundo lugar, como atividade estimuladora da busca de novos conhecimentos e de uma formação continuada na área (doutorado), com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de uma nova geração de professores e pesquisadores dedicados ao emergente campo do jornalismo científico.

Topo Método de Ensino

O curso será ministrado através de aulas expositivas semanais, por videoconferência de alta qualidade, uma metodologia que permite a total interatividade com o professor e a participação dinâmica do aluno nas atividades de classe (presencial conectado). Nessas aulas os professores utilizarão slides, transparências, modelos e demonstrações, criando-se espaço para perguntas dos alunos a qualquer momento e a realização de discussão plenamente interativa de dúvidas, perguntas, comentários, estudos de caso, etc.

As aulas expositivas serão complementadas por meio da Internet, que poderá ser acessada pelo aluno de sua casa, local de trabalho ou laboratório de ensino. Cada disciplina terá o seu material didático disponibilizado em um site especialmente projetado (Teleduc: Ambiente On-Line de Apoio ao Ensino e Aprendizagem desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e acessado através de uma identificação (login) e senha, atribuídos individualmente a cada aluno.

Através do site, o aluno terá acesso a uma série de recursos, tais como slides das aulas presenciais, vídeos gravados das mesmas para revisão, artigos, apostilas e sites na Internet para aprofundamento, etc., assim como fóruns de discussão on-line, através dos quais os alunos poderão, a partir do estudo de um determinado assunto, discutir com o professor e com os demais participantes do curso, através do email.

Topo Freqüência

A freqüência será controlada por um tutor local na sala de videoconferência, e pelo software Teleduc nas aulas a distância, onde será contemplado e registrado o tempo durante o qual o aluno está acessando o material de estudo ou o professor da disciplina. Para o cômputo geral da freqüência será considerada a norma vigente, ou seja, o aluno deverá ter 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência, tanto nas aulas presenciais quanto nas a distância.

Topo Avaliação

Para avaliação, serão consideradas as notas das provas expositivas ou com teste de múltipla escolha e as notas das apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância.

O aluno terá também que elaborar e apresentar formalmente uma monografia (dissertação) ao final de curso, cobrindo um tema teórico ou prático relevante para o curso. A monografia deverá ser submetida eletronicamente e será avaliada por uma banca composta por três professores escolhidos entre o corpo docente do curso. Cada estudante contará formalmente com um supervisor docente, que orientará e acompanhará o aluno à distância, e fará parte da banca de avaliação.

Topo Ambiente de aprendizagem a distância

Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente do curso por um período de até 60 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente contém:

  • Slides e vídeos gravados das aulas
  • Bibliografia recomendada
  • Artigos de aprofundamento
  • Imagens, animações e diagramas didáticos
  • Lista de recursos e links comentados na Internet
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas
  • Dados de contato dos outros participantes do curso

Topo CD-ROM

Todos os participantes inscritos poderão adquirir opcionalmente ao final do curso, e receberão pelo correio, um conjunto de CD-ROMs contendo todo o conteúdo do mesmo, inclusive aulas de vídeo gravadas, slides, bibliografia, etc. Os CDs são exclusivos para os alunos regularmente inscritos e terá um preço especial.

Topo Coordenação Geral

Prof. Dr. Marcelo Sabbatini
Doutor em Teoria e História da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha (2004). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, modalidade comunicação científica e tecnológica (2000). Especialista (máster) em ciência, tecnologia e sociedade (CTS): cultura e comunicação em ciência e tecnologia, também pela Universidade de Salamanca (1999). Engenheiro químico formado pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1997). Seus interesses de pesquisa são a comunicação mediada por computador (CMC), publicações eletrônicas, divulgação científica e aprendizagem através da Internet. Foi pesquisador associado, diretor técnico e fundador do Grupo e*pub de Publicações Eletrônicas em Medicina e Saúde da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, editor-chefe do portal de divulgação científica InfocienciaNet e coordenador dos estágios de estudantes do Máster CTS neste meio. Coordenador do sub-projeto DIFUCYT, dentro do âmbito do projeto Novatores da Junta de Castela y Leão, com o objetivo de criação de um sistema eletrônico de informação regional em ciência e tecnologia. É também diretor e consultor do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, especializado em educação a distância por várias tecnologias (Internet, tele- e videoconferência, satélite, etc.)

Prof. Dra. Betania Maciel
Doutora em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2002 Máster em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura (2000) mestre em Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (1994), instituição que mantém vinculo desenvolvendo entre outras atividades a de ensino e pesquisa para o desenvolvimento local. Especialista em Associativismo também pela UFRPE (1992) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1982). É professora das disciplinas teoria da comunicação e metodologia e prática de pesquisa na AESO nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e professora destas mesmas disciplinas na FACIPE no curso de Administração de Empresas e Marketing . É consultora ad hoc da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. membro fundadora do grupo de ciência e gênero do SEM - Seminário de Estudos da Mulher da Universidade de Salamanca e membro do comitê científico da Rede Folkcom.

Topo Docentes

Especialistas em comunicação pública da ciência e da tecnologia das seguintes instituições:

  • AESO - Ensino Superior de Olinda
  • Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal do Espírito Santo
  • Universidade Federal do Pernambuco
  • Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Universidade de Salamanca (Espanha)

A lista final de docentes deverá ser confirmada.

Topo Datas, horários e locais

A primeira turma do curso será iniciada no dia 15 de março de 2005 e tem término previsto para dezembro de 2006.

O curso será realizado todos os sábados, com 6 horas de aula, em dois períodos. O calendário escolar para 2005 será publicado oportunamente.

Topo Locais de realização:

As salas de aula por videoconferência e os laboratórios para aulas práticas estarão localizadas nas seguintes cidades:

  • Recife
  • Fortaleza
  • São Paulo
  • Campinas
  • Rio de Janeiro

Havendo um número suficiente de inscrições, poderão ser abertas classes também nas seguintes cidades: Belém, São Luis, Salvador, Brasilia, Curitiba, Ribeirão Preto e Florianópolis.

Topo Inscrições e investimento

Taxa de matrícula única de R$ 450,00. Dez (10) mensalidades de R$ 450,00.

Topo Número de vagas

40 vagas em cada local de realização. O curso será realizado em um local apenas se for atingido o número mínimo de 20 inscritos.

Topo Certificação

Os aprovados terão direito a um certificado de especialização universitária, emitido por instituição de ensino superior.

Atenção: os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem um mínimo de 50% da nota final.


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Atualizado em 4/5/2004
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