Introdução à
Neuroanatomia Descritiva e Funcional

 

Prof. Dr. Norberto Cysne Coimbra

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Universidade de São Paulo

 

 

Aula I: Classificação do Sistema Nervoso

 

Objetivo Geral

Introduzir o aluno no campo da neuroanatomia descritiva, apresentando aspectos didáticos da divisão do sistema nervoso segundo critérios embriológicos e anatômicos.

 

 

Objetivos Específicos

Após assistir à aula I, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Fazer um esquema das divisões do sistema nervoso, segundo critérios embriológicos, citando as estruturas que se originam, no adulto, de cada uma das três vesículas primordiais ou das vesículas secundárias que delas se originam, assim como as estruturas finais no adulto;
  2. Nomear, quando apontado, ou apontar quando nomeado: (a) O prosencéfalo, o mesencéfalo, o rombencéfalo e o tudo neural indiferenciado; (b) o telencéfalo, o diencéfalo, o metencéfalo, o mielencéfalo e a medula espinhal primitiva, e as estruturas que se originam de cada um desses seguimentos;
  3. Fazer um esquema da divisão do sistema nervoso, segundo critérios anatômicos, apontando o remanescente da luz do tudo neural no adulto.
  4. Em seguida, o aluno deverá ser capaz de:

(a) Nomear as estruturas que integram o cérebro e o cerebelo

(b) Identificar os dois hemisférios cerebrais e cerebelares, a fissura inter-hemisférica, o vermis;

(c)Identificar as três faces e os três pólos do encéfalo humano;

(d) Nomear ou apontar, quando solicitado o encéfalo e distinguir todas as suas subdivisões anatômicas (cérebro, cerebelo e tronco encefálico);

(e) Apontar e nomear as subdivisões do tronco encefálico, identificando o mesencéfalo, a ponte e o bulbo;

(f)Definir sistema nervoso central e periférico;

(g)Definir o nervo craniano e espinhal;

(h)Definir gânglio;

(i) Definir e localizar os núcleos da base;

(j) Definir córtex cerebral e cerebelar;

  1. Em preparações mostrando uma visão tridimensional ou radiológica dos ventrículos encefálicos, o aluno deverá apontar, quando solicitado ou nomear, quando apontado:

(a)  O corno anterior do ventrículo lateral;

(b)  O corno posterior do ventrículo lateral;

(c)  O corno inferior do ventrículo lateral;

(d)  O forame de Monro (ou forame interventricular);

(e)  O terceiro ventrículo e seus recessos quiasmático, infundibular, pineal ;

(f)    Os plexos coróides dos ventrículos laterais, do terceiro ventrículo e do quarto ventrículo;

 

 

 

 

 

Roteiro de Estudo

  1. Leia o objetivo geral da aula.
  2. Assista à aula expositiva no horário marcado e, logo em seguida, participe da conversação on-line e/ou:
  3. Assista, a qualquer momento, ao video da aula em “vídeo sob demanda”.
  4. Revise o assunto abordado na aula em sites específicos, disponibilizados no item “Leitura básica” (obrigatório)
  5. Leia artigos adicionais e visite os sites recomendados, para seu maior aprofundamento (opcional).
  6. Leia a transcrição da conversação on line e os ítens de portfólio disponibilizados por colegas.
  7. Releia os objetivos específicos e verifique se conseguiu atingi-los. Estude novamente os conceitos que ainda estão pouco sedimentados em sua mente.
  8. Participe das discussões, colocando perguntas e comentários no Fórum de Discussão correspondente
  9. Responda aos questionários de avaliação e envie para o professor (obrigatório).

 

Aula Expositiva

Em tempo real: 15/09/2003, das 10 às 10:30, através do site da Biblioteca Digital Multimídia

A qualquer momento: Em vídeo sob demanda (RealMedia 9)

 

Vídeo-conferências de apoio: Palestra Neuroanatomia e Arte (divididas em quatro teleconferências de Apoio: "Cérebro e Arte" I, II, III e IV
obs
.: As teleconferências de apoio versam sobre aspectos fundamentais da organização geral do neuroeixo e podem ser assistidas ao longo da semana

 

Interação

Em tempo real: dia 15/09/2003 das 10:45 às 11:30

Transcrição da conversação

Leitura Básica

Acessar o site de Neuroanatomia Interativa, explorando o link do capítulo 1 (http://escuela.med.puc.cl/paginas/Cursos/primero/neuroanatomia/Cursoenlinea/cap1/html/organi.html),
capítulo 2 (http://escuela.med.puc.cl/paginas/Cursos/primero/neuroanatomia/Cursoenlinea/cap2/html/columna.html) e

capítulo 3 (http://escuela.med.puc.cl/paginas/Cursos/primero/neuroanatomia/Cursoenlinea/cap3/html/embrio.html)

Estudo da anatomia do sistema nervoso no site (http://www.fmrp.usp.br/lnn), acessando a galeria "Homo, vide te ipsum" e (http://www.fmrp.usp.br/lnn/links.html, explorando o link plastinated brain).

 

Leituras Adicionais

Consulta de livros textos e Atlas de Neuroanatomia Humana (Livre)

Avaliação

Questionário de Avaliação