I CursoIntrodução à Neuroanatomia Descritiva e FuncionalProf. Dr. Norberto Cysne CoimbraFaculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo |
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Roteiro
de Estudo da Aula 7
SISTEMA
ÂNTERO-LATERAL
Objetivo
Geral
Familiarizar o aluno com a hodologia neural
e com os aspectos funcionais do sistema ântero-lateral e de seu componente
trigeminal.
Atividades Obrigatórias (básicas)
Curiosidades
Por que sentimos
cócegas somente quando outras pessoas nos fazem e não nós
mesmos?
Veja alguns slides
sobre cócegas e o cérebro
Nestes slides, você descobrirá
muitas coisas interessantes como:
1. Por que a evolução desenvolveu
o mecanismo das cócegas?
2. Qual é a via que carreia a sensação
de cócegas?
3.Por que a sensação de
cócegas muitas vezes é desagrádável?
4.Pacientes com lesões na via que
carreia a sensação de cócegas podem perder a habilidade
de rir?
5.Qual é a estrutura neuroanatômica
que sinaliza quando as cócegas vem de você mesmo ou de outra
pessoa? Para onde esta estrutura envia esta informação?
6.Quais são os elementos que o
cérebro precisa para que as cócegas funcionem?
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Objetivos Específicos
Após assistir à aula VII, o aluno deverá ser capaz de:1) Citar o tipo de sensibilidade conduzida pelo sistema ântero-lateral.
2) Localizar anatomicamente o primeiro neurônio da via ântero-lateral.
3) Localizar anatomicamente (cituando os núcleos e o nível de corte) o segundo neurônio da via ântero-lateral.
4) Localizar anatomicamente (citando a divisão do sistema nervoso central onde se situa) o terceiro neurônio da via ântero-lateral.
5) Localizar anatomicamente o quarto neurônio do sistema ântero-lateral.
6) Descrever, citando a divisão do sistema nervoso central onde se localiza cada sinapse, o componente trigeminal do sistema ântero-lateral, mencionando especificamente a situação anatômicamente de cada neurônio da via.
Verifique se atingiu cada um dos objetivos
acima, após estudar. Volte a revisar a matéria caso ache
que não conseguiu.
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