Curso de Extensão Universitária

Introdução à
História da Neurociência

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Aula V: História da Estimulação Elétrica Cerebral

Objetivo Geral

Este módulo tem por objetivo apresentar, discutir e aprofundar o conhecimento sobre a história da utilização de técnicas de estimulação elétrica cerebral na pesquisa sobre as funções do sistema nervoso, desde a localização de função motora cortical, até a motivação, emoção e controle do sistema autônomo.

Objetivos Específicos

Após ter completado este módulo, o aluno será capaz de:

  1. Discutir as questões principais que surgiram na neurociência ao se descobrir, através dos trabalhos de Luigi Galvani, que o sistema nervoso periférico é eletricamente excitável
  2. Descrever as contribuições iniciais dadas por Giovanni Aldini e Luigi Rolando usando estimulações grosseiras da cabeça de decapitados e do cerebelo de animais respectivamente
  3. Descrever os primeiros experimentos científicos de estimulação elétrica cerebral localizada em animais, e as principais contribuições feitas por Fritsch e Hitzig na Alemanha, por David Ferrier e Charles Sherrington na Inglaterra, com relação ao mapeamento da função cortical motora em canídeos e primatas não humanos.
  4. Traçar o histórico da estimulação cortical de seres humanos, desde Bartholow a Krause e Penfield, descrevendo a metodologia usada por cada um e as contribuições que fizeram ao conhecimento sobre a representação cortical da motricidade, sensações e memória.
  5. Explicar o que são homúnculos corticais, e o que significam;
  6. Explicar como funciona o método estereotáxico para mapeamento do cérebro, e sua descoberta por Victor Horsley, e como pode ser usado para estimulação elétrica cerebral localizada;
  7. Identificar os trabalhos pioneiros de estimulação elétrica em animais acordados, e as contribuições de Walter R. Hess na exploração do hipotálamo, do mesencéfalo e do tronco cerebral e suas funções no SNA e no comportamento.
  8. Traçar um panorama do uso de estimulação elétrica cerebral por José M. Delgado, usando controle remoto, e que resultados principais obteve em primatas não humanos;
  9. Definir o que é auto-estimulação cerebral, e quais foram suas características e fenômenos principais descobertos por James Olds.

Roteiro de Estudo Recomendado

  1. Assista a aula expositiva em rempo real, no formato de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando o show de slides disponível no site:
  2. Leia o artigo recomendado básico:
  3. Explore os seguintes artigos e recursos da Internet para aprofundamento:
  4. Participe do Fórum de Discussão, fazendo perguntas e comentários. 

    Avaliação do Aprendizado

  5. Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
  6. Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio do curso.


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