Curso de Introdução à História da Neurociência
    Questionário de Auto-Avaliação do Aprendizado
    Aula 2: A Descoberta da Bioeletricidade

    Assinale abaixo, clicando na caixinha correspondente, se você julga que conseguiu atingir cada objetivo específico deste módulo, em pelo menos 80%. Em seguida, preencha seu nome completo e clique no botão Enviar.


  1. Identificar o modelo físico predominante usado pela ciência até a primeira metade do século XVIII para explicar o funcionamento do sistema nervoso e dar exemplos tirados de René Descartes.
  2. Explicar porque houve uma mudança radical do paradigma físico para os modelos de funcionamento dos seres vivos, da mecânica para a eletricidade, listando os motivos ou eventos principais que levaram a essa mudança
  3. Identificar os principais progressos técnicos que ocorreram na segunda metade do século XVIII, primeira metade do século XIX, segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX que permitiram a realização de experimentos biofísicos com tecidos animais na área de bioeletricidade; e a principal contribuição metodológica de cada um
  4. Descrever o papel de Luigi Galvani e seus experimentos em eletricidade animal no final do século XVIII para a mudança desse paradigma. Dissertar sobre a natureza da polêmica entre Galvani e Volta, e como ela foi resolvida
  5. Identificar os principais pioneiros no estudo científico da bioeletricidade e dos potenciais de ação na segunda metade do século XIX (Matteucci, du Bois Reymond, von Helmholtz, Bernstein), e quais foram suas principais contribuições
  6. Descrever a descoberta das ondas elétricas cerebrais (eletroencefalograma) por Hans Berger
  7. Relacionar e descrever brevemente as contribuições principais à eletrofisiologia axonal feitos por Erlanger, Gasser, Adrian, Hodgkin e Huxley, no século XX.
  8. Descrever concisamente o estado atual do conhecimento sobre o funcionamento da origem e transmissão dos impulsos bioelétricos nas células nervosas

Algum comentários sobre a aula e o seu grau de aproveitamento e aprendizado.

Nome completo

Endereço E-mail


Copyright 2003 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e distribuição sem a autorização por escrito do autor

Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde