Curso de Introdução à História da Neurociência
    Questionário de Auto-Avaliação do Aprendizado
    Aula 4: Neurônios e Sinapses: A História da Sua Descoberta

    Assinale abaixo, clicando na caixinha correspondente, se você julga que conseguiu atingir cada objetivo específico deste módulo, em pelo menos 80%. Em seguida, preencha seu nome completo e clique no botão Enviar.


  1. Situar o surgimento da nova linha de pesquisa em anatomia microscópica do sistema nervoso no contexto das demais linhas que, no segundo quarto do século XIX, promoveram um grande desenvolvimento no conhecimento científico (eletrofisiologia, anatomia macroscópica e localização de funções cerebrais);
  2. Identificar e descrever as conquistas científicas obtidas no conhecimento sobre os neurônios nos seus quatro grandes saltos, em 1838, 1888, 1921 e 1954.
  3. Descrever sucintamente os desenvolvimentos e invenções técnicas que possibilitaram estes saltos, na área de microscopia, histologia e citologia do sistema nervoso, identificando o elemento diferenciador principal de cada um;
  4. Relatar a sequência história e o papel de Remak, Deiters, Purkinje, von Gerlach e von Kölliker na descoberta dos neurônios como células e seus processos filamentares
  5. Definir reticularismo, o que o caracterizava e quais eram os argumentos a seu favor, bem como os seus principais defensores. 
  6. Descrever as contribuições de Golgi e Cajal  à anatomia microscópica e funcional do sistema nervoso e as bases da doutrina neuronal proposta por este último; 
  7. Descrever o papel de von Kölliker e von Waldeyer na adoção da doutrina neuronal; 
  8. Definir a lei da polarização dinâmica, suas características e argumentos a favor; 
  9. Explicar as três linhas principais de evidência experimental contra o reticularismo (anatomia axonal, embriologia, degeneração) e quais foram os seus principais descobridores; 
  10. Descrever a contribuição de Sir Charles Sherrington ao estudo dos reflexos e a caracterização do papel da sinapse nas funções integrativas do sistema nervoso; 
  11. Listar e explicar brevemente os principais argumentos experimentais a favor da transmissão química na sinapse; 
  12. Descrever os estudos de Elliot e Dale a respeito da caracterização da farmacologia do sistema nervoso autônomo, e porque contribuiam a favor da hipótese da sinapse química; 
  13. Esquematizar o experimento básico que Otto Loewi realizou para comprovar a existência de transmissão neurohumoral nas sinapses do SNA; 
  14. Descrever os estudos nas décadas dos 40 a 50, por Eccles e Katz sobre a fisiologia das sinapses neuromotoras e centrais, quais as tecnologias principais usadas, e quais as conclusões principais.

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