1.
Victor A.H. Horsley, neurocirurgião inglês, desenvolveu o método e aparelho estereotáxico, para cirurgias precisas do sistema nervoso.
2.
Santiago Ramón y Cajal, neuroanatomista espanhol, prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por suas descobertas sobre o neurônio, proponente da doutrina neuronal.
3.
Julius Wagner-Jauregg, médico austríaco que desenvolveu nos anos 20 o médico da malarização para pacientes com parestesia generalizada (neurosífilis) como primeira forma de tratamento de choque para insanos. Prêmio Nobel.
4.
Jean Marie Charcot, neuropsiquiatra francês, revolucionou o diagnóstico e tratamento dos insanos. Famoso pelos seus estudos da histeria e pelo uso do hipnotismo.
5.
Paul Pierre Broca, médico, neurologista e antropologista francês, ficou conhecido pela descoberta da área da fala no córtex motor, que recebeu seu nome.
6.
Lord Adrian, neurofisiologista inglês, desenvolveu estudos da eletrofisiologia do nervo, utilizando novos métodos e determinando experimentalmente a lei de tudo ou nada.
7.
Antonio Egas Moniz, médico neurologista português, ganhou o prêmio Nobel por sua invenção da leucotomia prefrontal, ou lobotomia, usada como primeira psicocirurgia.
8.
Wilder Penfield, neurocirurgião canadense, famoso por suas técnicas em associação com o EEG, e pela descoberta e mapeamento detalhado dos homúnculos corticais.
Copyright 2003 Renato M.E. Sabbatini