Método de Ensino

Este curso, para ser efetivo, dependerá essencialmente da participação dos inscritos. Em cursos a distãncia, é preciso compreender que a aprendizagem ocorre através de cooperação mútua e auto-construção do conhecimento. Alguns fatores são necessários para se cumpra satisfatoriamente o tempo dispendido pelo participante neste empreendimento.

Acreditaremos na eficácia deste curso, se ele puder promover reflexões ou mesmo alterações de condutas profissionais de participantes, decorrentes das informações e interação que ele adquirir aqui. Portanto, desde já, é importante que você fique atento a este objetivo final e procure colaborar ao máximo para que este objetivo se cumpra, seja colaborando para trazer informações próprias para este ambiente, seja trazendo informações de pessoas próximas a você ou de textos e outras referências.
Afim de promover a aquisição de informações e cooperação mútua neste curso, ele está dividido na parte de Informação e Interação.
 

Informação
 

  • O curso conta com  aulas gravadas por videoconferência com os professores e transmitidas pela Internet. As aulas terão meia hora a quarenta minutos de duração,. São ilustradas com slides, com voz e imagem do professor. Elas ficarão disponíveis na rede e poderão ser acessadas a qualquer momento. No intervalo entre as aulas, o participante poderá utilizar a Pesquisa Bibliográfica Inteligente. Este é um mecanismo novo e especial de busca de referências bibliográficas. É específico à cada área, e não geral como o PubMed ou Index Medicus. Se bem utilizado pelos participantes, este mecanismo permitirá  importante contribuição mútua entre os participantes na busca de referências. A idéia é que os participantes façam suas buscas referente a cada aula  e disponibilizem os links das referências mais importantes encontradas, eventualmente até com comentários sobre cada referência. Estes links podem ser colocados no Portfólio. Portfólio é uma área conferida a cada participante em particular. É como se fosse uma pasta ou um diretório particular. Nesta ferramenta, os participantes podem armazenar textos, imagens e quaisquer outros arquivos a serem utilizados ou desenvolvidos durante o curso, bem como endereços da Internet. Esses dados podem ser compartilhados com todos os participantes do curso, mas podem também ficar visíveis apenas ao participante, dependendo da opção que ele escolher. Cada participante poderá ver os portfólios dos demais, podendo ainda fazer comentários sobre eles.

  • Interação

    Nesta modalidade de curso (regular), o professor não estará frequente nas discussões, mas os participantes terão a oportunidade rara de se relacionarem com pessoas de diferentes partes do Brasil e discutirem entre si por meio do Fórum de discussão do curso, ou pelo Correio do mesmo ambiente.

    Tarefas Iniciais

    Atenção: Afim de testar esta tecnologia e saber se você leu todas estas informações, o coordenador (Dra. Sivia) solicita que você:

    1. Vá agora até o Correio do curso e envie a ela uma mensagem dizendo que leu todas as informações da Dinâmica e que está disposto a contribuir no que for necessário para o enriquecimento deste curso e colaboração aos colegas.
    2. Vá até o seu Portfólio e coloque um link, imagem ou texto em PDF referente ao título da primeira aula: Alterações Genéticas e Moleculares dos Tu de SNC
    3. Explore a Pesquisa Bibliográfica Inteligente da aula 1. Coloque em seu Portfólio alguns links de referências relevantes encontrados nesta pesquisa. Verifique se há o texto completo na Internet através do mecanismo de busca www.google.com.br/ ou de revistas especializadas na Internet.

    Clique aqui para ver o Programa do curso