II Curso de Oncologia Pediátrica
Tema: Tumores do SNC (Parte I)
Início: 10 de setembro 2004
Duração: 6 semanas

Este curso terá duas categorias. (você deverá optar por apenas uma):

Curso regular: gratuito - Sem interação com o professor. Palestras com os professores mais conceituados na área. Sem questionários de avaliação e sem certificação pela SOBOPE. Número máximo de alunos: 150.

Curso VIP: R$ 480,00  - Com interação durante 6 semanas com 6 conceituados professores doutores especializados em Oncologia Pediátrica. Aulas em vídeos, questionários com gabarito, referências bibliográficas encontradas somente nas bibliotecas das melhores universidades do país e do exterior, e certificação pela SOBOPE. Esta categoria (VIP) só será realizada se houver um número mínimo de 20 alunos.
 

Inscrições
Para o curso gratuito, clique aqui

Para o curso VIP, clique aqui

Opiniões dos alunos que fizeram o Curso

Inscreva-se pela Internet

ATENÇÃO: Inscreva-se somente se você tiver certeza que irá participar. Serão cobradas taxas de inscrições canceladas


TopoObjetivos

Este curso tem por objetivo revisar conceitos importantes em neuroanatomia, e discutir o que há de mais avançado e recente no estudo do sistema nervoso. Procurar-se-á relacionar sempre estrutura e função, não nos limitando a uma abordagem puramente descritiva da anatomia do sistema nervoso central. Além disso, será feita uma tentativa para colocar em debate as bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do comportamento instintivo e das emoções, além da cognição. 

TopoPúblico-Alvo

Médicos, Paramédicos, Psicólogos, Psicobiólogos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, e outros profissionais e alunos das áreas de biologia, neurociências e ciências humanas, interessados em aprender mais sobre os fatos e conceitos fundamentais da organização do sistema nervoso humano e animal. 

TopoPrograma

Serão discutidos os caminhos neurais e seus núcleos intermediários que respondem ao transporte e processamento de informações referentes ao controle do movimento, do comportamento, e da sensibilidade geral e especial. Enfocar-se-á a organização do sistema nervoso, sendo que os aspectos funcionais poderão sempre ser questionados ao longo do curso, incentivando os alunos à leitura especializada e ao pensamento construtivo. A compreensão do funcionamento de nossas redes neurais poderá permitir o tratamento das doenças mentais e de algumas desordens neurológicas.

Os temas tratados serão agrupados em módulos, cada módulo consistindo de 1 a 4 aulas:

TopoMétodo de Ensino

O curso será ministrado em português através de palestras em vídeo, de meia hora de duração, ilustradas com slides, e transmitidas através da World Wide Web, em dias e horários predeterminados (quatro vezes por semana em horários distintos, de manhã, à tarde a noite), e também ficam disponíveis na rede para serem vistas a qualquer momento desejado pelo aluno. No intervalo entre aulas o aluno deve realizar o estudo e tarefas de classe pela Web. Serão ministradas aulas teóricas e práticas (demonstrativas) de neuroanatomia humana funcional e aplicada. Utilizaremos diapositivos, e softwares de apresentação de aspectos macroscópicos, mesoscópicos e microscópicos do sistema nervoso.

A interação com o professor será através de bate-papo (chat) em tempo real, de 45 minutos, em um horário determinado em conjunto com os alunos, e também por um fórum de discussão pela Web, ambos através do endereço do site do curso na Web.

Todos os alunos inscritos terão acesso ao site do curso no sistema Teleduc do Instituto Edumed, com os slides do professor em PowerPoint, livros on-line e artigos sobre os temas de aula, tratando-os em maior profundidade, dicas de sites na Internet sobre o tema, bibliografia recomendada, etc.

Para demonstrar que aprendeu os conceitos transmitidos pelo trabalho,  o aluno deve responder um questionário on-line de avaliação formativa, para cada aula ministrada.

Além disso, o aluno deverá escrever um ensaio final (trabalho de conclusão de curso), baseado em pesquisa realizada na Internet, sobre um tema de neuroanatomia descritiva ou funcional não tratado durante o curso. Os melhores trabalhos selecionados serão disponibilizados publicamente no site do curso.

Veja um roteiro de aula demonstração

TopoSite do curso

Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso por um período de até 60 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente contém:


TopoDocente Convidado

Norberto C. CoimbraProf. Dr. Norberto Cysne Coimbra, MD, MSc, PhD
O docente é um neurocientista da Universidade de São Paulo, especializado em abordagens neuromorfológicos e psiconeuromorfológicas das redes neurais que elaboram o comportamento defensivo e ofensivo. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1988, fez mestrado em Neuropsicobiologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1989-1991) e Doutorado em Morfologia - Biologia Celular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1991-1995). Foi docente de Neuroanatomia da FMRP-USP de 1991 a 2000. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Farmacologia da FMRP-USP. Na USP, atua na área de Neuroanatomia, Neurofisiologia e Psiconeurofarmacologia, desenvolvendo pesquisas com comportamento animal. 

TopoCoordenação Didática e Científica

Silvia H. CardosoProfa. Dra.  Silvia Helena Cardoso, MSc, PhD
Diretora e Vice-Presidente do Instituto Edumed, Fundadora do Centro de Teleneurociências, Pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, criadora e editora-chefe da Revista Cérebro & Mente, Coordenadora dos projetos de educação a distância do NIB/UNICAMP e do Instituto Edumed. Trabalha em neurociência desde 1989 e na área de educação a distância desde 1996. 
Homepage: http://home.nib.unicamp.br/~cardoso\



Copyright 2003 Instituto