Novos modelos do ensino médico
Ensino Baseado em Problemas
Ensino Verticalizado (ensino básico e clínico juntos)
Integração Docente-Assistencial
Notes:
Na tentativa de “quebrar o molde” do ensino clássico de medicina, baseado em departamentos estanques, seqüência progressiva de conhecimentos, do básico para o clínico, falta de motivação do estudante e problemas na integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, diversas alternativas têm sido propostas:
- O ensino baseado em problemas, no qual o aluno recebe problemas clínicos para resolver em grupo, com o auxilio de tutores, e com isso é instado a buscar o conhecimento de forma autônoma e crítica. Esta forma de ensino foi introduzida de forma pioneira na década dos 80s por diversas universidades da América do Norte;
- O ensino verticalizado, no qual o aluno aprende de forma integrada a parte básica e a parte clinica (exemplo: Oxford Medical Companion)
- O desmanche dos departamentos acadêmicos, considerados barreiras para a integração das áreas de ensino, e a transformação em disciplinas
- No ensino clínico, a grande ênfase na estratégia de ter o professor ser ele também um médico do hospital escola, integrando suas duas atividades