Slide 9 de 20
Anotações:
Podemos definir como segue, de forma sucinta e objetiva, as principais abordagens pedagógicas utilizadas de forma corrente nos processos educacionais.
- BEHAVIOURISMO (ou comportamentalismo): Baseado na teoria de Skinner de que o comportamento pode ser modificado por “reforço” ou “punição. Faz o aluno aprender pelo prêmio ou castigo. Nesta abordagem, o professor ensina descrevendo de forma repetitiva os fatos/fenômenos sem explicar suas causas/origens (situação de “decoreba” por parte dos alunos).
- COGNITIVISMO: Nesta abordagem, o professor transfere o conhecimento dele para o aluno. Ele ensina descrevendo os fatos/fenômenos com suas causas/origens (situação de aceitação passiva por parte dos alunos diante do professor “sabe-tudo”, muito freqüente no atual modelo brasileiro de ensino ? uso restrito de fontes de informação como bibliotecas)
- CONSTRUTIVISMO: o aprendizado é um processo ativo no qual as pessoas constróem novos conhecimentos partir de suas experiências prévias
Nesta abordagem em que o professor, ao invés de ensinar, induz o aluno a aprender através da busca orientada do conhecimento que necessita (situação de indução e aproveitamento da criatividade potencial dos aluno, advinda das teorias cognitivas de Piaget ? depende intensivamente de fontes generosas de informação como grandes bibliotecas e a Internet)