Premissas básicas para ensinar a distância
Desenvolver e avaliar estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente
- Estruturar a informação de modo a substituir a presença física do professor
- Desenvolver formas substitutas de interatividade, atenção e atendimento ao aluno
- Valer-se do ferramental tecnológico para suprir os aspectos pedagógicos do ensino
Dominar o meio ou o sistema de transmissão da informação adotado
Notes:
A educação a distância é muito diferente da educação presencial. Devemos partir do princípio que, se o aluno está longe, então o recurso não é ensinar, e sim fazer ele aprender. Para tanto, são necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação e de planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente. Dentre essas habilidades incluem estruturar a informação de forma a substituir a voz do professor, desenvolver outras formas de atenção e atendimento ao aluno, buscar suprir as necessidades de interatividade do aluno com o professor e outros alunos, bem como com o tema de estudo. Felizmente, hoje contamos com as novas tecnologias de informação que atuam como ferramentas fundamentais para suprir e mesmo aperfeiçoar os aspectos pedagógicos do ensino, permitindo cumprir os principais fatores de uma educação centrada no aprendizado interativo, dinâmico e contextualizado. Dominar essas tecnologias também é uma tarefa da nova educação.