Ensino Linear vs. Não Linear
A EAD adiciona um elemento não existente na educação presencial: a possibilidade de acesso não linear;
O educador deve decidir se vai explorar essa possibilidade no seu curso ou se vai impor a linearidade;
O uso da não linearidade muda totalmente a estratégia pedagógica do curso
Notes:
Um curso em EAD via Internet ou via material impresso tem a possibilidade de disponibilizar todo o material didático e sua seqüência de uma vez só, permitindo que o aluno estude-o na ordem que achar melhor. A colocação de hyperlinks nos textos e imagens permite que o aluno acesse o material de “n” formas possíveis, substituindo a aula magistral linear por uma exploração ou navegação. Essa característica da Internet pode ser explorada ao máximo no curso, mas também pode causar problemas, uma vez que o aluno pode se “perder” ou não reconhecer a melhor ordem de estudo do material. Portanto, a não linearidade muda totalmente a estratégia pedagógica do curso.
Portanto, o educador, em função da natureza do curso, precisa decidir se vai facultar ao aluno esse tipo de acesso não linear, baseado no hipertexto, ou se vai impor uma ordem mais ou menos rígida à exposição ao material.