Design InstrucionalO Que É, Para Que Serve?
Pergunta chave: como o aluno vai aprender?
Envolve o planejamento de:
- Abordagem psico-pedagógica
- Características dos vários conteúdos
- Integração entre navegação e conteúdo
- Divisão adequada e eficiente do material
- Fator temporal
- Adequação às ferramentas que serão utilizadas para a entrega do material instrucional, interação e avaliação
Notes:
Quando se pensa em um curso à distância, utilizando a Internet, é necessário pensar em como o aluno vai aprender. Esse planejamento pedagógico do curso é chamado de “Instructional Design”. Um processo de Instructional Design (ID) começa com o perfeito entendimento das necessidades e do perfil dos alunos. Se
possível, o ideal é até uma conversa com os alunos e até um levantamento das suas espectativas em relação ao curso.
A partir daí, o professor encarregado do ID, deverá bolar a melhor maneira de ensinar o assunto do curso para esses alunos. Isso envolve pensar desde que tipo de navegação é melhor (linear, por perguntas, totalmente aleatória, um jogo, uma metáfora?) até fazer um pequeno "story board" (rascunho) das telas do curso.
Uma questão muito interessante é se esse professor tem ou não que conhecer o conteúdo do curso. Para muita gente, isso não é necessário e até o isenta mais para produzir um ID mais próximo dos alunos. Para outros, é importante que o ID realmente conheça o conteúdo para poder saber como ensiná-lo da melhor forma possível.