Seqüência de Geração/Conversão de Conteúdo Presencial
- Elaboração do plano do curso
- Identificação do material a ser convertido para formato on-line
- Captação, aquisição e conversão do material didático existente
- Geração de material didático suplementar (se houver necessidade)
- Inserção do material na plataforma de gerenciamento de EAD
Notes:
Este slide mostra a seqüência a ser seguida para a geração ou conversão de conteúdo para um curso on-line baseado na Web.
Tudo deve começar com a elaboração do projeto pedagógico do curso. No slide seguinte veremos quais são os elementos comumente planejados para essa fase. Em seguida, esses elementos são descritos na Home Page do curso, que contém informações públicas para os potenciais interessados no curso.
O curso é então modularizado (, ou seja, seu conteúdo é dividido em módulos e aulas), com sua seqüência bem determinada, e são escolhidos os materiais didáticos a serem disponibilizados em cada aula e módulo.
O próximo passo consiste em gerar, adaptar ou converter o material didático para os distintos formatos da Web. Isso pode ser feito, por exemplo, a partir de shows de slides que o professor já tem, textos didáticos, clipes de áudio e vídeo, etc. Existem técnicas específicas de conversão. Quando ela é realizada, devem ser seguidos parâmetros pedagógicos específicos para a EAD e a mídia (por exemplo, um show de slides não deve ser muito longo, pois cansa-se mais na frente do computador do que em sala de aula, portanto pode ser necessária a subdivisão em vários shows menores).
Uma vez realizada a conversão, ela é disponibilizada na Web. Pode ser necessário distribuir material didático suplementar que não seja através da Web, como CD-ROMs, disquetes, livros impressos, videocassetes, audiocassetes, etc.
Os oferecimentos do curso dará ensejo para a sua manutenção, modificações e melhorias contínuas.