MetodologiaInscriçõesAula demonstraçãoEntrar no site

Realização:



Centro Internacional
de Tecnologias de
Informação e
Comunicação em
Saúde

Parceria e Apoio:



Outros cursos:

Aprimoramento
em Informática em
Saúde

Home Page Instituto Edumed
Curso Presencial Intensivo

X Curso de Introdução à Certificação de Registros
Eletrônicos de Saúde pelo Processo SBIS/CFM V.4.1 2013 

Coordenador: Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini

Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde
Instituto Edumed

Próximo curso: Campinas/SP, 28/2/15: clique aqui para informações

Datas: 10 e 11 de novembro de 2014
São Paulo, SP

Não estão programados cursos para essa cidade em 2015 


TopoObjetivos

Certificação SBISO curso tem como objetivos principais:

  • Proporcionar uma introdução aos registros eletrônicos de saúde (RES) e seus aspectos de segurança, funcionalidade, estrutura e conteúdo, sob o enfoque da garantia de qualidade e certificação dos sistemas, de acordo com padrões internacionais.
  • Detalhar o processo de certificação de SRES promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e Conselho Federal de Medicina (CFM), nas áreas de segurança básica, certificação digital, assinatura digital, estrutura, conteúdo e funcionalidade, segundo a versão vigente (V.4.1), de uma maneira geral, e requisito por requisito, com comentários a respeito das mudanças em relação à última versão (V.3.3)
  • Proporcionar orientações e bases para entendimento do processo de auditoria de certificação da SBIS, e como as empresas desenvolvedoras e instituições usuárias de S-RES podem se beneficiar com a certificação de seus sistemas.
  • Proporcionar conhecimento introdutório para quem deseja se tornar futuramente auditor ou consultor nessa área, ou especializar-se em sua equipe interna.
Este curso é pré-requisito para os passos seguintes do
EduCert: Programa de Formação e Capacitação de Consultores
em Certificação de Registros Eletrônicos de Saúde.
Clique aqui para saber mais

Topo Público-Alvo 

O curso destina-se a todos os profissionais direta ou indiretamente envolvidos com projetos de registro eletrônico em saúde, prontuário eletrônico do paciente e troca de informações em saúde, como gestores e administradores de instituições de saúde, desenvolvedores de sistemas (gestores de TI, consultores, analistas de sistemas, analistas de negócios, programadores, etc) e profissionais clínicos interessados no tema.  Estudantes de graduação e pós-graduação em TI, informática biomédica, etc., também podem fazer o curso. 

Este curso já foi dado com sucesso para mais de 250 participantes em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Veja abaixo a possibilidade de ofertas do curso fechado para empresas e instituições (in-company);

Topo Programa 

Os temas cobertos pelo curso são:

  • Introdução aos Registros Eletrônicos de Saúde e ao Prontuário Eletrônico do Paciente
  • Introdução aos padrões e normas técnicas nacionais e internacionais de segurança  e de qualidade em Informática em Saúde
  • Introdução básica à interoperabilidade dos SRES, seus padrões e tecnologias (HIE, IHE, HL7, terminologias, etc.)
  • Introdução à segurança, proteção e confidencialidade dos RES e aos Certificados Digitais
  • Entendendo o processo de Certificação SBIS-CFM v.4.1
  • Análise dos Requisitos de Segurança e Certificação Digital de RES (NGS1 e 2)
  • Análise dos Requisitos de Estrutura, Conteúdo e Funcionalidades de RES (ECF)
  • Certificação do GED
  • Procedimentos para auditoria e certificação de RES pela SBIS
  • A Versão 4 do Manual de Certificação e 2 do Manual Operacional: diferenças em relação à 3.3

Assista a uma aula sobre o tema do curso, pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini

Clique aqui para assistir

TopoMétodo de Ensino

O curso será ministrado de forma presencial, com aulas expositivas acompanhadas de slides e discussões períódicas com os participantes. Também serão realizados ao longo do curso vários exercícios de fixação de conceitos e procedimentos, e questionários ao vivo, de teste de conhecimento.

Todos os participantes devem levar algum tipo de computador portátil (notebook, netbook, tablet. etc.) habilitado para WiFi, pois a sala será equipada como rede wireless padrão, e várias atividades envolverão o seu uso pelos participantes.

TopoPré-Requisitos 

  • Ter conhecimentos básicos do uso de computadores, inclusive programa de processamento de textos (Word ou equivalente). Ter noções básicas de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
  • Ter um endereço individual de email, e acesso à Internet em banda larga para poder assistir às aulas de vídeo
  • Ter conhecimentos básicos e alguma experiência em registros eletrônicos de saúde e basea de dados.

Topo Realização 

O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde, com atuação no mercado desde 2000. 

Topo Site do curso

Tela do site do cursoTodos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso por um período de até 30 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente contém:

  • Slides das aulas 
  • Bibliografia recomendada 
  • Artigos de aprofundamento 
  • Imagens, vídeos, animações e diagramas didáticos 
  • Lista de recursos e links na Internet 
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas 
  • Questionarios interativos de avaliação do conhecimento
  • Exercícios e tarefas
  • Dados de contato dos outros participantes do curso
Clique aqui para entrar no site (apenas para alunos inscritos)

TopoCoordenação e Docência

Coordenador:  Prof.Dr. Renato Marcos Endrizzi Sabbatini

Biomédico, graduado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor adjunto aposentado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro fundador, Secretário Geral e diretor de Educação do Instituto HL7 Brasil. Membro fundador titular, ex-presidente e diretor de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Diretor presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde. Consultor em tecnologias de informação e comunicação em saúde. Diretor presidente da Sabbatini Consultores Associados. 

Como consultor de certificação de SRES o Dr. Sabbatini foi responsável pela preparação para a auditoria SBIS/CFM de muitas empresas e instituições entre 2010 e o presente, sendo 12 das 25 empresas certificadas até 2014 (WPD, Intersystems, Totvs, MV, Wareline, Unimed Americana, Katu, Eco Sistemas, Alert, SM Sistemas, Upy e SISS)

Home page: http://renato.sabbatini.com. Email: renato@sabbatini.com

O Prof. Renato M.E. Sabbatini declara que não é auditor oficial de certificação de S-RES da SBIS, e que portanto não é limitado por obstáculo ético para ministrar este curso pelo Instituto Edumed.

Topo Data e Local

Datas: segunda e terça feira, 10 e 11 de novembro de 2014.
Horário: 8:30 - 17:30 h

Carga horária: 16 horas presenciais e 8 horas a distância (total 24 horas)

Local:  Hotel Transamérica Executive 21st Century, Jardim Paulista, São Paulo/SP

TopoInvestimento e Inscrições

A inscrição no curso é individual e pode ser feita apenas pela Internet, clicando no botão abaixo.

Aproveite o preço promocional, inscrevendo-se até 31 de outubro. Depois desse prazo: R$ 1.200,00!

  1. Atenção: Ao clicar no botão você já se comprometerá formalmente em fazer o curso, e será cobrado imediamente quanto ao valor do curso, a não ser que peça para emitir boleto de pagamento bancário..  
  2. É necessário ter um email individual do aluno que irá participar do curso.
  3.  O investimento para este curso é de R$ 990,00 (novecentos e oitenta reais) para a inscrição individual. O valor total pode ser parcelado no cartão de crédito, e neste caso serão acrescentados juros sobre o preço acima.
  4. Desconto para grupos: são oferecidos descontos de 10% para grupos de 2 ou mais participantes da mesma empresa ou instituição. Favor entrar em contato para solicitar uma cotação ((esta modalidade está disponível apenas para transferência bancária, com o valor total à vista).
  5. Conta para transferência bancária direta:
    Banco: Santander
    Agência: 3910
    Conta Corrente: 13.003081-5
    Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
    CNPJ: 03.184.756/0001-26

Clique aqui para saber maisO pagamento é realizado pelo sistema PagSeguro, por cartão de crédito, débito em conta, ou boleto. Trabalhamos com todos os cartões e os principais bancos, e também com pagamentos por boletos e por débito em conta. É um site UOL absolutamente seguro, que não comunica seus dados financeiros ao vendedor.

Outras informações importantes, leia com atenção antes de comprar o curso:

  1. Código do usuário e senha de acesso para o site do curso: após a secretaria acadêmica ter recebido seu pagamento, serão enviados pelo aluno, também por email. Por isso é muito importante assegurar-se que o seu email está correto, e informar também telefone(s) para contato.
  2. Atenção: Em caso de desistência em até 3 dias antes do curso começar, o valor pago será devolvido, deduzida uma taxa de 10% de custos administrativos e de cobrança. Depois deste prazo não haverá devolução.

  3. Em caso de dúvida ou problema. Contato: Dra. Silvia ou Dr. Renato. Tel (19) 3287-5958 no horário comercial. ou por email contato@edumed.org.br

TopoNúmero de vagas

Máximo: 30 (trinta) alunos. 

O Instituto Edumed se reserva o direito de abrir o curso apenas quando o número mínimo de 10 (dez) alunos for alcançado. Em caso de cancelamento do curso, o valor da inscrição pago será devolvido aos alunos, ou os mesmos poderão escolher outro curso de igual valor. 

TopoCursos In-Company 

O Instituto Edumed tem a possibilidade de ministrar este curso de forma fechada (in company) para empresas e instituições interessadas. Favor contatar a coordenação do curso para maiores detalhes e uma cotação de preço.

CertificadoTopo Certificação

Todos os participantes que demonstrarem 100% de presença receberão um certificado de frequência ao curso, emitido pelo Instituto Edumed. Para receber o certificado de aprovação os participantes terão que tirar a nota mínima de 7 (sete) na média dada aos testes de avaliação do conhecimento, tarefas e exercicios propostos. A nota mínima de 8 (oito) habilita o candidato a participar da próxima fase do Programa EduCert de Formação e Capacitação de Consultores de Certificação. Clique aqui para ver uma amostra do certificado.


Copyright (c) 2014 Instituto Edumed
Atualizado em 14/Out/2014
contato@edumed.org.br