Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
![]() Volta para a página principal de Ensaios Módulo 1: Repensando o Ensino Médico
Análise e Comentários Sobre a questão 1 - Há muito tempo as escolas de engenharia resolveram se dividir em áreas (elétrica, mecânica, química, etc.). Não existe mais um escola que integre todas as engenharias. Porque isso não acontece com a medicina? Seria desejável? Imaginem o conhecimento e a prática médica daqui a 50 anos! Como será, na sua opinião, a educação médica na metade do terceiro milênio? No meu ponto de vista, o ensino das ciências da área da saúde encontra-se tão fragmentado que seria um verdadeiro desastre para a população caso essa fragmentação desenfreada aumentasse. É necessário um novo olhar de integração do ensino com troca de experiências nas várias ciências da saúde um exemplo bastante significativo dessa filosofia é o PSF onde essa troca de informações entre os diferentes profissionais otimiza de maneira gritante a solução de alguns problemas de saúde devido a interação da equipe. O nosso ensino encontra-se ainda agregado a concepção mecanicista ( VISÃO CARTESIANA relativo ao sistema filosófico de René Descarte, o qual estuda um todo separando-os em partes.) do saber onde para aprender tem-se de separar as peças -como se fora o homem uma verdadeira máquina. É necessário um novo paradigma no ensino e na prática do conhecimento da área da saúde onde uma visão globalizante do saber na saúde venha à tona. A base filosófica dessa nova mudança é a abordagem holística ( holos-completo) que propõem a globalização dos sistemas integrando-os e facilitando as soluções dos problemas; Capra em seu livro O ponto de mutação aborda de maneira inteligente essas questões. O uso do saber mais de cada vez menos já chegou, na minha visão ,ao limite e espero que a educação na saúde na metade do terceiro milênio seja uma integração total não só com as ciências da saúde, como também, em outras áreas do saber. Edson Gomes Laranjeiras Filho:
[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos] Copyright © 2001 Instituto Edumed
|