Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

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Módulo 1 Aula 2: Uma Visão Geral da EAD 
Por: Eduardo C. Tavares

Qual sua análise pessoal a respeito do impacto do desenvolvimento das  tecnologias de comunicação e informática na educação? 

Muito interessante o resgate histórico da educação a distância, ou melhor conforme diz o professor Eduardo Chaves, do ensino a distância. As tecnologias, desde as mais remotas como a linguagem escrita até as mais recentes como a internet, sem sombra de dúvida permitiram e estimularam a socialização do saber. Antigamente aquele que criava ou desenvolvia alguma teoria do conhecimento, dependia apenas de sua voz para se comunicar e, assim, transmitir um pouco desse seu saber a algumas poucas pessoas de seu íntimo relacionamento. Existia, portanto, uma limitação espacial e temporal para o ensino e a aprendizagem. Isto sem falar da falta de registros e, como conseqüência, da grande probabilidade de mal entendidos e lapsos de memória, o que viriam a comprometer o processo ensino-aprendizagem.

A aquisição da linguagem escrita veio de alguma forma minimizar este problema, mas somente com a chegada dos correios e, principalmente, da imprensa, tornou-se possível estender o conhecimento além do alcance da voz e da presença física do professor.
Ainda assim, existiam limitações. Uma dúvida, surgida na leitura de um livro ou de uma carta, teria que ser enviada ao professor e a resposta deste teria que ser aguardada com paciência. Somente com o desenvolvimento do telégrafo, das ondas de rádio e mais recentemente da televisão via satélite e da Internet, foi possível agilizar a troca de informações independente da distância espacial.

Hoje, com a possibilidade do envio de mensagens escritas e de imagens por meio das redes, tanto em tempo real quanto de forma assíncrona, fica evidente a possibilidade de ensino a um número cada vez maior de pessoas, em locais os mais distantes. As teleconferências, o acesso ao material didático virtual, as salas de “chat” , permitem ao aluno um aprendizado de qualidade, com professores gabaritados e a um custo relativamente baixo se comparado com os cursos tradicionais. Nestes deve-se considerar os custos de deslocamento e hospedagem tanto dos alunos quanto dos professores.

Não deixa de ser verdade que há também algumas perdas. O contato interpessoal, com toda a sua riqueza humanística, é uma delas. Mas isto pode ser facilmente contornado com um pequeno período complementar de atividades presenciais.
Devemos ainda citar uma outra grande vantagem do ensino a distância que é a mudança paradigmática no processo de ensino-aprendizagem, bem descrito pelo professor Renato Sabattini, em seu artigo Educação a Distância no Ensino Superior : Uma Revisão Crítica.

“O processo de instrução, que até agora é centrado na figura do professor como "válvula e guardião" do conhecimento que é repassado para os seus alunos, está mudando, tocado pelo impacto da tecnologia, para uma maior independência e autonomia do aprendiz (e não mais aluno), centrado na construção do conhecimento por ele próprio. O professor, de tiranete de classe, vai passar a ser o que Lauro de Oliveira Lima, um dos mais preclaros filósofos brasileiros da educação disse muito bem: "o professor não ensina, o professor ajuda o aluno a aprender".  

Um abraço a todos.
Eduardo Tavares



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