Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde


Repensando o Ensino em Saúde

Acredito que o modelo adotado pelas escolas de Engenharia não seja o ideal para a formação médica. No meu entender, o atual estágio de evolução dos conhecimentos e tecnologias em saúde, fazem cada vez mais necessária uma modificação estrutural do ensino médico que privilegie a formação de indivíduos com excelente visão genérica da medicina e com a necessária habilidade de buscar constantemente sua especialização e atualização profissional. 

A grande mudança passa pela forma com a qual se dará a transmissão de conhecimentos. Na era da informação com a grande velocidade e democratização de acesso aos avanços e novas descobertas, a figura do professor deverá ser aquela de um orientador para que o próprio aluno aprenda a buscar os conhecimentos necessários. Somente assim, teremos um
médico capaz de se adequar às constantes e inexoráveis mudanças em sua realidade profissional, evitando que seus conhecimentos se tornem obsoletos muito rapidamente. É preciso criar um profissional preparado para as exigências do mercado futuro, ou seja, um médico em processo de aprendizagem e atualização permanentes.  Desta forma, mais importante do que fornecer informação objetiva, é despertar no aluno o interesse e a habilidade de identificar os problemas e buscar as soluções, utilizando-se das mais
variadas ferramentas de aprendizado disponíveis.  Este é o fundamento do sistema PBL (aprendizado baseado em problemas), que com certeza será o modelo ideal para a formação médica acadêmica. Este novo conceito de aprendizado é realmente revolucionário e já vem sendo implantado em varias escolas médicas no Brasil e no exterior. O PBL deverá ajudar a quebrar as barreiras e dificuldades do modelo tradicional de ensino, facilitando com
que o processo de educação continuada seja mais facilmente acessado, em especial a educação a distância. Neste contexto, a informática e a internet se colocam como um grande divisor de águas, passando a oferecer as ferramentas que possibilitarão o grande salto na qualidade da informação disponível. 

O próprio anteprojeto das diretrizes curriculares para o ensino médico no Brasil já deixa clara a necessidade de se formar profissionais com uma visão generalista no que se refere ao conceito da saúde e que sejam capazes de buscar a educação permanente, especialmente através da auto aprendizagem .

Flavio H. Mendes



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