Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Acredito que sempre será possível a transferência de conhecimentos entre as pessoas, desde que exista o interesse e a dedicação das partes. Ensinar e aprender são necessidades inerentes ao ser humano e estão incutidas inconscientemente no íntimo das pessoas. A vida é um aprendizado constante. No que se refere a Educação A Distância (EAD), vemos que uma idéia antiga está agora encontrando respaldo em tecnologias que estão reinventando o sistema. Dos antigos cursos por correspondência, que perderam espaço nos últimos anos, evoluímos para uma situação totalmente enriquecida principalmente pela tecnologia digital da computação e da Internet. Tudo isso tem oferecido, entre outros, uma total interatividade (síncrona e assíncrona) que melhor possibilita o feed back perfeito entre as partes, um gigantesco conteúdo informativo disponível ao toque do mouse, e ainda ferramentas educacionais de mídia que alem de mais eficientes funcionam como um importante fator motivacional. A EAD já é uma realidade e vem sendo progressivamente cristalizada no contexto da globalização. Os benefícios são incontáveis já que trata- se de um processo auto extensível pelos próprios avanços tecnológicos e educacionais, cada vez mais rápidos e eficientes. Acredito, filosoficamente, que não exista algum tipo de atividade cujo aprendizado esteja impossibilitado de ser oferecido no formato de um curso a distância. Certamente existem situações onde serão necessários módulos presenciais ou semipresenciais associados, para que se atinja o desejado nível de eficiência, e que mesmo em cursos exclusivamente presenciais, podem deixar a desejar. É o caso de situações de aprendizado que exijam o uso de funções cognitivas diferentes do tradicional audiovisual, tais como o tato, paladar e olfato. Um curso para degustador de vinho ou café, por exemplo, seria bastante mais eficaz com algum contato presencial entre professores, alunos e os diversos materiais, sem invalidar a possibilidade de módulos a distância, talvez mais eficientes que se fossem presenciais. É também o caso deste curso que estamos recebendo, e que reserva um módulo de aplicação prática em laboratórios, onde o entrosamento e o calor humano de todos vai certamente representar um diferencial do ponto de vista técnico e pessoal. Talvez não exista ainda um modelo absolutamente perfeito, ou mesmo nunca venha a existir. Não se trata de uma técnica absoluta mas sim a melhor associação delas. Acho que o grande desafio de todos nós será o de identificar, dentre as possibilidades tecnológicas e humanas, as melhores ferramentas para estabelecer organogramas eficientes para a EAD, e o presente curso de capacitação vem se mostrando um excelente caminho para isso. Flavio H. Mendes
[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos] Copyright © 2000 Instituto Edumed
|