Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde



 
 

Uma Visão Geral de EAD

 Acredito que sempre será possível a transferência de conhecimentos   entre as pessoas, desde que exista o interesse e a dedicação das   partes. Ensinar e aprender são necessidades inerentes ao ser humano e   estão incutidas inconscientemente no íntimo das pessoas. A vida é um   aprendizado constante. No que se refere a Educação A Distância (EAD), vemos que uma idéia   antiga está agora encontrando respaldo em tecnologias que estão   reinventando o sistema. Dos antigos cursos por correspondência, que   perderam espaço nos últimos anos, evoluímos para uma situação   totalmente enriquecida principalmente pela tecnologia digital da computação e da Internet. Tudo isso tem oferecido, entre outros, uma   total interatividade (síncrona e assíncrona) que melhor possibilita o   feed back perfeito entre as partes, um gigantesco conteúdo informativo disponível ao toque do mouse, e ainda ferramentas   educacionais de mídia que alem de mais eficientes funcionam como um   importante fator motivacional. A EAD já é uma realidade e vem sendo progressivamente cristalizada no   contexto da globalização. Os benefícios são incontáveis já que trata- se de um processo auto extensível pelos próprios avanços tecnológicos   e educacionais, cada vez mais   rápidos e eficientes.   Acredito,   filosoficamente, que não exista algum tipo de atividade cujo   aprendizado esteja impossibilitado de ser oferecido no formato de um   curso a distância. Certamente existem situações onde serão   necessários módulos presenciais ou semipresenciais associados, para   que se atinja o desejado nível de eficiência, e que mesmo em cursos   exclusivamente presenciais, podem deixar a desejar. É o caso de situações de aprendizado que exijam o uso de funções cognitivas   diferentes do tradicional audiovisual, tais como o tato, paladar e   olfato. Um curso para degustador de vinho ou café, por exemplo, seria bastante mais eficaz   com algum contato presencial entre   professores, alunos e os diversos materiais, sem invalidar a   possibilidade de módulos a distância, talvez mais eficientes que se fossem presenciais. É também o caso deste curso que estamos   recebendo, e que reserva um módulo de aplicação prática em   laboratórios, onde o entrosamento e o calor humano de todos vai   certamente representar um diferencial do ponto de vista técnico e   pessoal.   Talvez não exista ainda um modelo absolutamente perfeito, ou mesmo   nunca venha a existir. Não se trata de uma técnica absoluta mas sim a   melhor associação delas.

Acho que o grande desafio de todos nós será   o de identificar, dentre as possibilidades tecnológicas e humanas, as   melhores ferramentas para estabelecer organogramas eficientes para a   EAD, e o presente curso de capacitação vem se mostrando um excelente  caminho para isso. 

Flavio H. Mendes 



[Página Inicial]  [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2000 Instituto Edumed