Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

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QUAL SUA ANÁLISE PESSOAL A RESPEITO DO IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?

Por Hélio Delle Donne Junior

Percebe-se que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação em informática têm crescido em velocidade vertiginosa, muito mais rapidamente do que o desenvolvimento técnico/pedagógico do professor, o qual muitas vezes, não acompanha este avanço dentro da tecnologia, não raramente sendo do aluno o papel de professor.
Um exemplo disso, ocorreu em minha cidade no ano de 1985, quando o Governo do Município em parceria com uma empresa de informática investiu uma fortuna na aquisição de computadores para informatização de todas as escolas da rede municipal de ensino, esquecendo-se de investir em cursos de informatização para professores, que não tendo esse treinamento dentro da tecnologia, hoje obsoleta, não conseguiram aproveitar este recurso para melhorar os métodos de ensino/aprendizagem de seus alunos, tornando-se desta forma esse material, enfeite da era moderna, nas respectivas escolas.
O maior desafio, é ofertar assiduamente cursos de capacitação de professores, para que os mesmos possam dominar a linguagem das máquinas ou dos softwares, podendo desta forma, transmitir seus conhecimentos acompanhando o avanço tecnológico desta nova era. Com este investimento, poderá o professor aproveitar do equipamento em suas mãos, para elevar o nível de suas aulas, motivando seus alunos a querer descobrir novos conceitos dentro da educação das escolas da atualidade. Prova disso está num exemplo recente, ao participar de um Congresso Médico de alto nível, quando tive o desprazer de ver um professor irritado, culpando a tudo e a todos diante de uma seleta platéia, porque seu material de apoio didático baseado em software não funcionou, provando que não tinha nenhum conhecimento de informática básica para sair de uma situação contrangedora.
Em notícias Edumed-news presenciamos o contentamento dos professores, frente ao investimento de alguns milhões de reais por parte do Governo Federal em Pontos Eletrônicos de Presença (PEP), podendo verificar que o acontecido em minha cidade continua se repetindo, de onde concluímos que o computador em sala de aula só da resultado se estiver inserido nas propostas pedagógicas da escola, de forma que este torne-se fonte de motivação para a aprendizagem e não um instrumento de dispersão e  distração do aluno.
Concluo como fundamental, o investimento do governo em cursos de capacitação de professores nas diversas áreas  para que haja um crescimento da educação junto com a tecnologia e não  um ensino estagnado na metodologia tradicional, estando o professor crescendo  e acompanhando com seu aluno o desenvolvimento da tecnologia da comunicação dentro da educação.
 
 



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