Volta
para a página principal de Ensaios
QUAL SUA ANÁLISE PESSOAL A RESPEITO
DO IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO?
Por Hélio Delle Donne Junior
Percebe-se que o desenvolvimento das tecnologias
de comunicação em informática têm crescido em
velocidade vertiginosa, muito mais rapidamente do que o desenvolvimento
técnico/pedagógico do professor, o qual muitas vezes, não
acompanha este avanço dentro da tecnologia, não raramente
sendo do aluno o papel de professor.
Um exemplo disso, ocorreu em minha cidade
no ano de 1985, quando o Governo do Município em parceria com uma
empresa de informática investiu uma fortuna na aquisição
de computadores para informatização de todas as escolas da
rede municipal de ensino, esquecendo-se de investir em cursos de informatização
para professores, que não tendo esse treinamento dentro da tecnologia,
hoje obsoleta, não conseguiram aproveitar este recurso para melhorar
os métodos de ensino/aprendizagem de seus alunos, tornando-se desta
forma esse material, enfeite da era moderna, nas respectivas escolas.
O maior desafio, é ofertar assiduamente
cursos de capacitação de professores, para que os mesmos
possam dominar a linguagem das máquinas ou dos softwares, podendo
desta forma, transmitir seus conhecimentos acompanhando o avanço
tecnológico desta nova era. Com este investimento, poderá
o professor aproveitar do equipamento em suas mãos, para elevar
o nível de suas aulas, motivando seus alunos a querer descobrir
novos conceitos dentro da educação das escolas da atualidade.
Prova disso está num exemplo recente, ao participar de um Congresso
Médico de alto nível, quando tive o desprazer de ver um professor
irritado, culpando a tudo e a todos diante de uma seleta platéia,
porque seu material de apoio didático baseado em software não
funcionou, provando que não tinha nenhum conhecimento de informática
básica para sair de uma situação contrangedora.
Em notícias Edumed-news presenciamos
o contentamento dos professores, frente ao investimento de alguns milhões
de reais por parte do Governo Federal em Pontos Eletrônicos de Presença
(PEP), podendo verificar que o acontecido em minha cidade continua se repetindo,
de onde concluímos que o computador em sala de aula só da
resultado se estiver inserido nas propostas pedagógicas da escola,
de forma que este torne-se fonte de motivação para a aprendizagem
e não um instrumento de dispersão e distração
do aluno.
Concluo como fundamental, o investimento
do governo em cursos de capacitação de professores nas diversas
áreas para que haja um crescimento da educação
junto com a tecnologia e não um ensino estagnado na metodologia
tradicional, estando o professor crescendo e acompanhando com seu
aluno o desenvolvimento da tecnologia da comunicação dentro
da educação.
[Página
Inicial] [Programa]
[Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
|