Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Volta para a página principal de Ensaios

Módulo 1 - Aula 2 

Avaliação
Após terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos algumas questões abaixo para serem discutidas no webfórum ou a escolha de uma tema para ser escrito no formato de um ensaio: 
1. Qual sua análise pessoal a respeito do impacto do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informática na educação? 
2. Quais seriam os motivos que levariam um professor a trabalhar a distância? Que motivos levariam um estudante a procurar aprender a distância? 
3. Indique duas disciplinas ou cursos que, segundo seu ponto de vista, não poderiam ser feitos a distância. Justifique a resposta. 

Por Hildebrando Esteves Neto

Comentários 

Sem sombra de dúvida cursos que requeiram habilidades motoras, como por exemplo aprender a dirigir, aplicar injeção ou fazer uma sutura,  não podem acontecer sem a parte presencial, pois exigem a prática (ou põem em risco a vida). Cursos de inter relacionamento pessoal em uma empresa ficaria muito a desejar uma vez que a afetividade humana  poderia estar comprometida.
Diante desta verdade, as tecnologias de comunicação e informática na educação é uma ferramenta que deve caminhar paralelamente ao ensino presencial , através da EAD. Vejo que no futuro, não muito distante, as duas modalidades caminharão juntas, uma auxiliando ou complementando a outra. Não teremos mais limitações espacial e temporal para o ensino- aprendizagem.
Por outro lado, devemos procurar conhecer os motivos da evasão escolar (frustrações e desistências), tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância. Por que só assim poderemos vir a estimular o aluno a procurar a escola. Por exemplo, um dos motivos da evasão é a necessidade de trabalho: o curso presencial limita o aluno. Se estuda no período da manhã, fica impossibilitado de trabalhar nesse período, e em tempo de emprego escasso (recessão), o mercado de trabalho é que irá definir a vida do estudante (aprendiz). Neste caso o aluno por uma necessidade social e de sobrevivência  pode vir buscar o seu crescimento através da EAD, porém ainda assim existe limite, face as dificuldades de acesso a tecnologia. (ou a solução seria impedir jovens de trabalhar, para coloca-los na escola ??)
É mister então, o rompimento da barreira institucional. Globalizar a educação significa criar um novo paradigma que envolvam as cooperações e parcerias para que todos tenham acesso a mesma.
Antes de ser um modismo ou mais uma possibilidade de aumentar a renda familiar, o professor  através da  EAD deve  vencer um grande desafio (personalização e individualização da educação) já que existe uma consciência  profissional de que cada pessoa é diferente das outras, e, obviamente aumenta a sua satisfação profissional (evidentemente aqueles que ainda não se acomodaram).
 
 



[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed