Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Volta para a página principal de Ensaios

As Bases Pedagógicas da Educação a Distância 

Avaliação

1. Que estratégias pedagógicas você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles em determinadas atividades do curso? 
2. Como a EAD poderia resolver a questão dos diferentes estilos cognitivos visualizador/verbalizador/analisador/sintetizador? 
Hildebrando

Comentários

Em um primeiro momento, orientaria os alunos(aprendizes) para que dominassem o meio ou o sistema de transmissão da informação a ser adotado, como por exemplo a utilização do netmeeting, chat, email, ...  de modo que houvesse uma equalização na utilização dos recursos. 
A seguir estimularia o aprendiz a trabalhar em grupos pequenos através de atividades interativas, como jogos, desafios,... todas utilizando-se de técnicas pedagógicas construtivistas (técnica de projeto, técnica de problemas, redescoberta, ...).
Criar momentos coletivos (previamente combinados), em pequenos grupos, para esclarecimentos, orientações ou até mesmo para uma conversa de “botequim”  também seria uma ótima alternativa.
“Aprendizes ficam mais motivados quando se encontram em contato constante com o professor. Na realidade, um contato bem estruturado pode ser utilizado como uma ferramenta motivacional”
Por sua vez, cada aprendiz tem que superar as suas próprias barreiras (o professor/orientador pode ajuda-lo):  utilizar melhor seu tempo, manter sua auto-estima, assumir sua responsabilidade, ...
Segundo Morgan, o estudante se sentindo mais confiante (em decorrência da interatividade), tende ao enriquecimento de sua aprendizagem, isto é, tende a uma Abordagem mais Profunda.
 

Quanto aos diferentes estilos cognitivos, talvez este seja o principal diferencial do bom professor/orientador, ele deve começar suas atividades com estilos variados para que logo no início do curso identifique em seus alunos quais são os estilos dos mesmos, e, para as tarefas programadas e diversificadas, valer-se de monitores (que pode ser um aluno da própria turma) que se identifiquem com os grupos formados.
Alem disso, a utilização do sistema modular para o desenvolvimento do curso contribui para um ensino onde o aluno se adapta às suas necessidades e ritmo, principalmente se a linearidade não for usada.
Em sua aula , independentemente do estilo cognitivo dos aprendizes, o orientador, de forma concisa, deve dar ao aprendiz uma visão geral do assunto (fase difusa), permitir que o aprendiz explore analiticamente o conteúdo (fase analítica) , para só então induzi-lo a refletir sinteticamente aquele conteúdo (fase sintética).
De tempo para que o aprendiz familiarize com o processo (metodologia).
 
 

 


[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed