Volta
para a página principal de Ensaios
As Bases Pedagógicas da Educação
a Distância
Avaliação
1. Que estratégias pedagógicas
você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos
em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles
em determinadas atividades do curso?
2. Como a EAD poderia resolver a questão
dos diferentes estilos cognitivos visualizador/verbalizador/analisador/sintetizador?
Hildebrando
Comentários
Em um primeiro momento, orientaria os alunos(aprendizes)
para que dominassem o meio ou o sistema de transmissão da informação
a ser adotado, como por exemplo a utilização do netmeeting,
chat, email, ... de modo que houvesse uma equalização
na utilização dos recursos.
A seguir estimularia o aprendiz a trabalhar
em grupos pequenos através de atividades interativas, como jogos,
desafios,... todas utilizando-se de técnicas pedagógicas
construtivistas (técnica de projeto, técnica de problemas,
redescoberta, ...).
Criar momentos coletivos (previamente
combinados), em pequenos grupos, para esclarecimentos, orientações
ou até mesmo para uma conversa de “botequim” também
seria uma ótima alternativa.
“Aprendizes ficam mais motivados quando
se encontram em contato constante com o professor. Na realidade, um contato
bem estruturado pode ser utilizado como uma ferramenta motivacional”
Por sua vez, cada aprendiz tem que superar
as suas próprias barreiras (o professor/orientador pode ajuda-lo):
utilizar melhor seu tempo, manter sua auto-estima, assumir sua responsabilidade,
...
Segundo Morgan, o estudante se sentindo
mais confiante (em decorrência da interatividade), tende ao enriquecimento
de sua aprendizagem, isto é, tende a uma Abordagem mais Profunda.
Quanto aos diferentes estilos cognitivos,
talvez este seja o principal diferencial do bom professor/orientador, ele
deve começar suas atividades com estilos variados para que logo
no início do curso identifique em seus alunos quais são os
estilos dos mesmos, e, para as tarefas programadas e diversificadas, valer-se
de monitores (que pode ser um aluno da própria turma) que se identifiquem
com os grupos formados.
Alem disso, a utilização
do sistema modular para o desenvolvimento do curso contribui para um ensino
onde o aluno se adapta às suas necessidades e ritmo, principalmente
se a linearidade não for usada.
Em sua aula , independentemente do estilo
cognitivo dos aprendizes, o orientador, de forma concisa, deve dar ao aprendiz
uma visão geral do assunto (fase difusa), permitir que o aprendiz
explore analiticamente o conteúdo (fase analítica) , para
só então induzi-lo a refletir sinteticamente aquele conteúdo
(fase sintética).
De tempo para que o aprendiz familiarize
com o processo (metodologia).
[Página
Inicial] [Programa]
[Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
|