Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Volta para a página principal de Ensaios

Por Jaime Bech

Em EAD, cursos não semi-presenciais,  o aluno trabalha ou em casa ou no trabalho. De esta maneira, ele está aparentemente isolado.
Em que consiste seu isolamento ?
Consiste em não poder partilhar  com outra pessoa que também está realizando o curso, observações, pontos de vista, críticas, seus déficits, e sobre tudo o que se da em chamar a “angustia da aprendizagem”  suas inseguranças, sobre o conjunto do curso que está realizando, se aprende mais ou menos do que os outros, enfim  toda uma carga afetiva, fácil de apreciar para quem tem feito cursos presenciais de caráter permanente, ( como o Curso de Recife) onde foram criados não poucos laços de amizade perdurável.
Aventuro umas hipóteses ( quase teses) sobre este particular:
Ø Na minha experiência, não com EAD, que para mim é quase novidade, mais de vida on line, o chat e um meio espetacular para partilhar experiências. Neste sentido devemos considerar dois tipos de chats:

1. O que se dá, de forma organizada, que é para todo aluno participante, e serve para troca de informações, levantamento de dúvidas, discussão de hipóteses. 
2. O que se dá de forma espontânea, através não do chat do curso mais com os diversos programas de chat, notoriamente com o ICQ. Este muito mais descontraído, íntimo, afetivo. Tenho uma boa experiência neste sentido, e cheguei a conhecer algumas pessoas de forma presencial após ter muito conversado pelo ICQ, a liberdade de este tipo de chat é muito grande. Melhor ainda se se pode acompanhar com webcamera, que permite até apreciar a linguagem gestual, poderoso meio de comunicação.
De modo que a princípio, penso que, apesar das dificuldades tecnológicas, o chat é um instrumento a ser utilizado em extensão e profundidade.

Ø Me atreveria a dizer que nenhum  de nós vive isolado, trabalhamos em institutos, departamentos, núcleos, etc nos que convivemos com muitas pessoas. Pode ser interessante, aproveitar os slides para mostrar para os colegas ( claro que com o copyright e citando a fonte) promover debates, colocar questões etc. 
E um trabalho de dividir e multiplicar estes cursos. Recentemente houve um curso de Planejamento Estratégico na Área da Saúde, promovido pela UFRGS (Profa. Maria Cecília Mizocsky) excelente....Nosso NEAS ( Núcleo de Estudos em Administração e Saúde Coletiva) fez o seguinte: um dos integrantes foi inscrito, financiada entre todos sua inscrição e os exercícios foram feitos em conjunto. Claro que com o conhecimento da Maria Ceci, que se mostrou muito interessada na experiência.Partilhamos nosso aprendizado. Basta que outra pessoa se interesse para que isto produza um resultado excelente.
            Tenho conversado com a turma e nos dias próximos vou mostrar a aula da Profa Silvia sobre Educação...( lembro que todos somos docentes da FURG)

Tal vez este efeito multiplicador tenha uma importância muito maior da que até agora venho lendo na bibliografia que capturo na biblioteca virtual e em outras bibliotecas da internet. Penso que este é um caminho e proponho este tema para algum debate, “o efeito multiplicador” 
Gostaria ao final de estas breves considerações colocar meu número de ICQ 24225777, de modo a que se alguém tem interesse,  me encontre, todos os dias as 17 horas no ICQ.

Jaime



[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed