Volta
para a página principal de Ensaios
Por Jaime Bech
Em EAD, cursos não semi-presenciais,
o aluno trabalha ou em casa ou no trabalho. De esta maneira, ele está
aparentemente isolado.
Em que consiste seu isolamento ?
Consiste em não poder partilhar
com outra pessoa que também está realizando o curso, observações,
pontos de vista, críticas, seus déficits, e sobre tudo o
que se da em chamar a “angustia da aprendizagem” suas inseguranças,
sobre o conjunto do curso que está realizando, se aprende mais ou
menos do que os outros, enfim toda uma carga afetiva, fácil
de apreciar para quem tem feito cursos presenciais de caráter permanente,
( como o Curso de Recife) onde foram criados não poucos laços
de amizade perdurável.
Aventuro umas hipóteses ( quase
teses) sobre este particular:
Ø Na minha experiência, não
com EAD, que para mim é quase novidade, mais de vida on line, o
chat e um meio espetacular para partilhar experiências. Neste sentido
devemos considerar dois tipos de chats:
1. O que se dá, de forma organizada,
que é para todo aluno participante, e serve para troca de informações,
levantamento de dúvidas, discussão de hipóteses.
2. O que se dá de forma espontânea,
através não do chat do curso mais com os diversos programas
de chat, notoriamente com o ICQ. Este muito mais descontraído, íntimo,
afetivo. Tenho uma boa experiência neste sentido, e cheguei a conhecer
algumas pessoas de forma presencial após ter muito conversado pelo
ICQ, a liberdade de este tipo de chat é muito grande. Melhor ainda
se se pode acompanhar com webcamera, que permite até apreciar a
linguagem gestual, poderoso meio de comunicação.
De modo que a princípio, penso
que, apesar das dificuldades tecnológicas, o chat é um instrumento
a ser utilizado em extensão e profundidade.
Ø Me atreveria a dizer que nenhum
de nós vive isolado, trabalhamos em institutos, departamentos, núcleos,
etc nos que convivemos com muitas pessoas. Pode ser interessante, aproveitar
os slides para mostrar para os colegas ( claro que com o copyright e citando
a fonte) promover debates, colocar questões etc.
E um trabalho de dividir e multiplicar
estes cursos. Recentemente houve um curso de Planejamento Estratégico
na Área da Saúde, promovido pela UFRGS (Profa. Maria Cecília
Mizocsky) excelente....Nosso NEAS ( Núcleo de Estudos em Administração
e Saúde Coletiva) fez o seguinte: um dos integrantes foi inscrito,
financiada entre todos sua inscrição e os exercícios
foram feitos em conjunto. Claro que com o conhecimento da Maria Ceci, que
se mostrou muito interessada na experiência.Partilhamos nosso aprendizado.
Basta que outra pessoa se interesse para que isto produza um resultado
excelente.
Tenho conversado com a turma e nos dias próximos vou mostrar a aula
da Profa Silvia sobre Educação...( lembro que todos somos
docentes da FURG)
Tal vez este efeito multiplicador tenha
uma importância muito maior da que até agora venho lendo na
bibliografia que capturo na biblioteca virtual e em outras bibliotecas
da internet. Penso que este é um caminho e proponho este tema para
algum debate, “o efeito multiplicador”
Gostaria ao final de estas breves considerações
colocar meu número de ICQ 24225777, de modo a que se alguém
tem interesse, me encontre, todos os dias as 17 horas no ICQ.
Jaime
[Página
Inicial] [Programa]
[Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
|