Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

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Repensando o ensino em saúde

Existem muitas barreiras para que os médicos e outros profissionais de saúde efetivamente participem da educação continuada e da educação da distância no Brasil. Quais seriam as principais, na sua opinião? Como mudar o ensino de saúde de graduação para derrubar essas barreiras? Como levar o profissional de saúde a usar mais as tecnologias de informação no seu dia a dia? 
 
O exercício da Medicina exige uma atualização constante, seja checando a dose e interações medicamentosas, no DEF ou VADE-MÉCUM. Seja voltando ao Harrison ou Current, para estudar alguma particularidade que determinado paciente esteja apresentando. 
 
Ou seja, devido a nossa incapacidade de armazenar toda a informação médica existente, precisamos de recursos que possibilitem o acesso a essas informações, portanto a educação continuada é uma constante na vida do médico.
 
Por certo que atualizações requerem uma postura ativa do médico para que busque informação, seja através de livros, revistas científicas, ou Internet. E não apenas aguarde passivamente, as novas "descobertas" da indústria farmacêutica, trazidas ao seu consultório pelo tão bem preparado representante de laboratório. Ou mesmo as louváveis iniciativas de algumas sociedades, em promover eventos de EMC.
 
Entendo a Internet, e a EAD baseada na Web, como mais uma mídia para informações em saúde. Uma mídia privilegiada, pela sua versatilidade, de hipertextos à animações e vídeos. Com custo de publicação incomparavelmente inferior as outras formas de distribuição de conhecimento. E com um poder de penetração em franca expansão.
 
Portanto, penso que o maior entrave aos programas de EAD e EMC seja o comportamento passivo em relação a busca de conhecimento. Fato que aprendemos desde pequenos quando estudamos exatamente o que vai cair na prova com as palavras do professor e que adentra as faculdades com as aulas gravadas.
 
A mudança maior está em alterar nossa postura como aprendizes, aí sim, vai ficar fácil mostrar que Internet, e cursos de EAD que possibilitam interatividade em tempo real, mesmo você estando isolado geograficamente de centros de execelência, são instrumentos para serem utilizados agora, não no futuro. E que essas tecnologias são bem mais baratas, e versáteis que as anteriores, é uma evolução.
 
E no futuro, lá teremos meios ainda mais interessantes, para nos divertirmos descobrindo novos conhecimentos.
 
Um passo interessante seria prover os professores das faculdades com um pouco de teoria da educação, ao menos fazê-los conhecer as propostas do Costrutivismo, e outras correntes, que já estão aí há bastante tempo. E não simplesmente, servir como reprodutores de áudio como boa parte dos professores faz.
 
O conceito de facilitador é fundamental para a docência da atualidade e o de aprendiz para a docência do futuro.
 
Kleber
  
 




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