Volta
para a página principal de Ensaios
Indique duas disciplinas ou cursos que,
segundo seu ponto de vista, não poderiam ser feitos a distância.
Justifique a resposta.
Penso que as disciplinas nas quais as
partes práticas são predominantes, tais como Semiologia ou
Bases da Técnica Cirúrgica, sejam de difícil realização
a distância.
No entanto são importantes ferramentas
para o auxílio das mesmas. Quando estudante tive bastante dificuldade
para entender a ausculta cardíaca quando meu professor tentava explicar
verbalmente o timbre dos sons cardíacos, e eu tentava achar o TUM-TÁ-TUM-TÁ
no tórax dos pacientes (creio inclusive que demorei mais a aprender
por conta dessa associação).
Na última aula teórica que
dei sobre ausculta cardíaca, coloquei um datashow projetando a imagem
do tórax de um paciente na tela e em seguida pedi a uma das alunas
para que realizasse a ausculta cardíaca na tela com o seu estetoscópio,
após várias risadas e alguns comentários de que o
professor estava ficando doido, finalmente a aluna levantou-se e timidamente
foi até próximo à tela colocando o diafragma do seu
esteto no provável foco de ausculta aórtica, em seguida pressionei
o mouse no local indicado por ela e as caixas de som reproduziram o som
correspondente a este foco, (som o qual eu havia baixado da Internet alguns
dias antes), após um momento de silêncio de toda a turma,
novamente um alvoroço solicitando que a aluna continuasse a testar
os outros focos. Entreguei em seguida um disquete com o material da aula
para que eles pudessem treinar em casa.
O que pude observar na aula prática
posteriormente foi que o aproveitamento foi excelente, fato que não
ocorria com as aulas tradicionais onde os alunos chegavam completamente
desorientados na aula prática e tínhamos que repassar todo
o ciclo novamente.
Portanto acredito que a utilização
das tecnologias para o ensino a distância nesses casos pode ser de
grande valia como instrumento auxiliar, entretanto o acompanhamento na
beira do leito, como se apresentar ao paciente, como demonstrar respeito,
como vencer a timidez, como entrevistar e abstrair informações
de alguém que você nunca viu antes, são preceitos passados
através da observação da interação entre
seres humanos e da vivência através de suas próprias
experiências sob supervisão e orientação no
local da interação.
Assim como as técnicas cirúrgica
podem ser filmadas e vistas em detalhes com a explicação
teórica detalhada, mas o aluno terá que praticar na laranja,
sob supervisão antes de realizar sua primeira sutura.
Como gosto de artes marciais coleciono
filmes de vários estilos, onde são ensinadas as técnicas
de imobilização, projeção. Alguns deles com
vários ângulos de câmera, em câmera lenta, com
fotos de detalhes. Mas é completamente diferente de quando vou ao
Dojo e compartilho com meu sensei algumas dessas técnicas e ele
me mostra como realizá-la, são muitos detalhes, na maioria
invisíveis a quem não praticou a técnica. Mas de certa
forma estes vídeos me ajudaram a ampliar o meu conhecimento sobre
outras técnicas, comparar diferentes artes e trazer dúvidas
para o meu sensei meus colegas enriquecendo o nosso aprendizado.
Penso que um modelo melhor de aprendizado
em Medicina, contará com um suporte total de ensino a distância,
contemplando toda a grade teórica do curso médico, abusando
de recursos audio-visuais, inclusive com seções práticas
filmadas. E uma outra fração presencial onde será
dada toda a parte prática de contato com bonecos de simulação
e em seguida com os pacientes para que os alunos possam adaptar à
realidade seus estudos teóricos sob orientação direta
de um preceptor.
Kleber
[Página
Inicial] [Programa]
[Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
|