Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Volta para a página principal de Ensaios

Indique duas disciplinas ou cursos que, segundo seu ponto de vista, não poderiam ser feitos a distância. Justifique a resposta.
 
Penso que as disciplinas nas quais as partes práticas são predominantes, tais como Semiologia ou Bases da Técnica Cirúrgica, sejam de difícil realização a distância.
 
No entanto são importantes ferramentas para o auxílio das mesmas. Quando estudante tive bastante dificuldade para entender a ausculta cardíaca quando meu professor tentava explicar verbalmente o timbre dos sons cardíacos, e eu tentava achar o TUM-TÁ-TUM-TÁ no tórax dos pacientes (creio inclusive que demorei mais a aprender por conta dessa associação). 
 
Na última aula teórica que dei sobre ausculta cardíaca, coloquei um datashow projetando a imagem do tórax de um paciente na tela e em seguida pedi a uma das alunas para que realizasse a ausculta cardíaca na tela com o seu estetoscópio, após várias risadas e alguns comentários de que o professor estava ficando doido, finalmente a aluna levantou-se e timidamente foi até próximo à tela colocando o diafragma do seu esteto no provável foco de ausculta aórtica, em seguida pressionei o mouse no local indicado por ela e as caixas de som reproduziram o som correspondente a este foco, (som o qual eu havia baixado da Internet alguns dias antes), após um momento de silêncio de toda a turma, novamente um alvoroço solicitando que a aluna continuasse a testar os outros focos. Entreguei em seguida um disquete com o material da aula para que eles pudessem treinar em casa.
 
O que pude observar na aula prática posteriormente foi que o aproveitamento foi excelente, fato que não ocorria com as aulas tradicionais onde os alunos chegavam completamente desorientados na aula prática e tínhamos que repassar todo o ciclo novamente.
 
Portanto acredito que a utilização das tecnologias para o ensino a distância nesses casos pode ser de grande valia como instrumento auxiliar, entretanto o acompanhamento na beira do leito, como se apresentar ao paciente, como demonstrar respeito, como vencer a timidez, como entrevistar e abstrair informações de alguém que você nunca viu antes, são preceitos passados através da observação da interação entre seres humanos e da vivência através de suas próprias experiências sob supervisão e orientação no local da interação.
 
Assim como as técnicas cirúrgica podem ser filmadas e vistas em detalhes com a explicação teórica detalhada, mas o aluno terá que praticar na laranja, sob supervisão antes de realizar sua primeira sutura.
 
Como gosto de artes marciais coleciono filmes de vários estilos, onde são ensinadas as técnicas de imobilização, projeção. Alguns deles com vários ângulos de câmera, em câmera lenta, com fotos de detalhes. Mas é completamente diferente de quando vou ao Dojo e compartilho com meu sensei algumas dessas técnicas e ele me mostra como realizá-la, são muitos detalhes, na maioria invisíveis a quem não praticou a técnica. Mas de certa forma estes vídeos me ajudaram a ampliar o meu conhecimento sobre outras técnicas, comparar diferentes artes e trazer dúvidas para o meu sensei meus colegas enriquecendo o nosso aprendizado.
 
Penso que um modelo melhor de aprendizado em Medicina, contará com um suporte total de ensino a distância, contemplando toda a grade teórica do curso médico, abusando de recursos audio-visuais, inclusive com seções práticas filmadas. E uma outra fração presencial onde será dada toda a parte prática de contato com bonecos de simulação e em seguida com os pacientes para que os alunos possam adaptar à realidade seus estudos teóricos sob orientação direta de um preceptor.
 
Kleber
 
 
 



[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed