Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Volta para a página principal de Ensaios

Que estratégias pedagógicas você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles em determinadas atividades do curso? 
 
 
    Penso que a grande vantagem das novas tecnologias baseadas na Internet seja a possibilidade de uma maior interatividade entre facilitadores e aprendizes e dos aprendizes entre si, de modo simples, rápido e barato. Possibilitando inclusive a interação em tempo real com várias pessoas do grupo.
 
    As ferramentas mais úteis para fins de interatividade são o webfórum, a lista de discussão e o chat. 
 
    Temos de balancear bem as atividades síncronas e assíncronas pois apesar de ser muito interessante interagir com os colegas e professores ao mesmo tempo, caímos na problemática das aulas presenciais que estabelcem um horário fixo para que todos estejam disponíveis naquele momento. Portanto o que seria uma vantagem pode tornar-se um transtorno, já que um dos grandes diferenciais do EAD é a flexibilidade do tempo do aluno.
 
    Os fóruns e listas de discussão não são tão dinâmicas quanto o chat, mas cumprem bem o papel de interação entre os participantes do grupo, respeitando suas individualidades. E possibilitando inclusive discussões acirradas.
 
    O uso do e-mail é talvez a maneira mais íntima de interação entre o facilitador e o aprendiz pois traz consigo um toque pessoal, um cuidado individualizado (lógico, excluindo-se as respostas automáticas), que se por um lado reconforta o aluno por se sentir observado e orientado como indivíduo, por outro lado gera um trabalho redobrado para o facilitador se comunicar com cada participante individualmente.
 
    A produção diária do grupo (mesmo que uma simples mensagem na lista) é importantíssima pois ao abrir sua caixa de correio, mesmo que apenas uma vez ao dia gera uma expectativa quanto a alguma notícia vinda do grupo. O sentir que o curso é uma entidade viva e que está movendo-se todos os dias em uma direção, em conjunto com os seus pares, dá uma forte sensação de equipe e gera um ritmo, importante para que os elementos não se dispersem e fiquem pelo caminho como figuras isoladas.
 
    Uma opção tecnológica também seria o uso de programinhas que detectam outros usuários que estão acessando determinado site no mesmo momento que você. O que poderia gerar uma conversa sobre o tema em que se estava estudando. E reduzir a sensação de isolamento que alguns participantes costumam sentir.
 
    A disponibilização das fotos dos participantes é um recurso fudamental que foi incluído no curso do EDUMED, e que possibilitou por exemplo que eu reconhecesse o Dr. Jaime, com o qual havia realizado um curso presencial anteriormente e já não lembrava do sobrenome, só me recordando após ver a sua foto.
 
    Como principais ferramentas pedagógicas para diminuir o isolamento dos participantes temos o contato individualizado com os alunos através do e-mail, o estímulo para que tragam opiniões e principalmente experiências vivenciadas por eles que possam contribuir para os temas (principalmente com o público adulto) e sem dúvida a utilização dos chats para que os participantes possam interagir e trocar opiniões, onde por permitir o rebate imediato possibilita discussões mais acaloradas.
 
Talvez no futuro próximo possamos utilizar técnicas de CRM para que identifiquemos subgrupos com similitudes que possam trabalhar mais juntos na produçao de alguns projetos e assim a colaboração aumente por conta de sua afinidade. Bem, mais um ponto a se pensar...
 
Kleber
 
 




[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed