Volta
para a página principal de Ensaios
Que estratégias pedagógicas
você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos
em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles
em determinadas atividades do curso?
Penso que a grande
vantagem das novas tecnologias baseadas na Internet seja a possibilidade
de uma maior interatividade entre facilitadores e aprendizes e dos aprendizes
entre si, de modo simples, rápido e barato. Possibilitando inclusive
a interação em tempo real com várias pessoas do grupo.
As ferramentas mais
úteis para fins de interatividade são o webfórum,
a lista de discussão e o chat.
Temos de balancear
bem as atividades síncronas e assíncronas pois apesar de
ser muito interessante interagir com os colegas e professores ao mesmo
tempo, caímos na problemática das aulas presenciais que estabelcem
um horário fixo para que todos estejam disponíveis naquele
momento. Portanto o que seria uma vantagem pode tornar-se um transtorno,
já que um dos grandes diferenciais do EAD é a flexibilidade
do tempo do aluno.
Os fóruns e
listas de discussão não são tão dinâmicas
quanto o chat, mas cumprem bem o papel de interação entre
os participantes do grupo, respeitando suas individualidades. E possibilitando
inclusive discussões acirradas.
O uso do e-mail é
talvez a maneira mais íntima de interação entre o
facilitador e o aprendiz pois traz consigo um toque pessoal, um cuidado
individualizado (lógico, excluindo-se as respostas automáticas),
que se por um lado reconforta o aluno por se sentir observado e orientado
como indivíduo, por outro lado gera um trabalho redobrado para o
facilitador se comunicar com cada participante individualmente.
A produção
diária do grupo (mesmo que uma simples mensagem na lista) é
importantíssima pois ao abrir sua caixa de correio, mesmo que apenas
uma vez ao dia gera uma expectativa quanto a alguma notícia vinda
do grupo. O sentir que o curso é uma entidade viva e que está
movendo-se todos os dias em uma direção, em conjunto com
os seus pares, dá uma forte sensação de equipe e gera
um ritmo, importante para que os elementos não se dispersem e fiquem
pelo caminho como figuras isoladas.
Uma opção
tecnológica também seria o uso de programinhas que detectam
outros usuários que estão acessando determinado site no mesmo
momento que você. O que poderia gerar uma conversa sobre o tema em
que se estava estudando. E reduzir a sensação de isolamento
que alguns participantes costumam sentir.
A disponibilização
das fotos dos participantes é um recurso fudamental que foi incluído
no curso do EDUMED, e que possibilitou por exemplo que eu reconhecesse
o Dr. Jaime, com o qual havia realizado um curso presencial anteriormente
e já não lembrava do sobrenome, só me recordando após
ver a sua foto.
Como principais ferramentas
pedagógicas para diminuir o isolamento dos participantes temos o
contato individualizado com os alunos através do e-mail, o estímulo
para que tragam opiniões e principalmente experiências vivenciadas
por eles que possam contribuir para os temas (principalmente com o público
adulto) e sem dúvida a utilização dos chats para que
os participantes possam interagir e trocar opiniões, onde por permitir
o rebate imediato possibilita discussões mais acaloradas.
Talvez no futuro próximo possamos
utilizar técnicas de CRM para que identifiquemos subgrupos com similitudes
que possam trabalhar mais juntos na produçao de alguns projetos
e assim a colaboração aumente por conta de sua afinidade.
Bem, mais um ponto a se pensar...
Kleber
[Página
Inicial] [Programa]
[Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
|