Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
![]() Volta para a página principal de Ensaios Vitório Luiz Venturini Qual sua análise pessoal a respeito do impacto do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informática na educação? A ciência da computação
tem produzido ao longo dos últimos anos uma revolução
tecnológica em todas as áreas do conhecimento humano, inclusive
no ensino.
De acordo com o Departamento de Educação dos EUA, um total de 98% de todas as escolas públicas daquele país conta com acesso à Internet, sendo que em 1994 apenas 35% contava com essa tecnologia. Particularmente, percebo que as tecnologias de informação alteraram o ritmo das atividades de uma parcela de pessoas que dispõe de acesso a elas. Considerando o dado sobre o acesso a internet pelas escolas públicas americanas citado acima; no Brasil não se tem estatística precisa sobra as escolas públicas que usam a informática como suporte ao estudo ou como estratégia de ensino para que os professores possam melhorar e ampliar o conteúdo de suas aulas fazendo com que o processo didático se torne mais dinâmico e atraente para o aluno. Como sempre, vivemos os “dois Brasis” : no ensino fundamental e médio há um Brasil, o das escolas particulares que por força da necessidade de competição procuram trazer todo tipo de parafernália tecnológica para manter seu aluno pagante e, em contrapartida, temos o Brasil das escolas públicas que muitas vezes conseguem seu primeiro computador através das Apus (Associação de Pais e Mestres) e que após a aquisição, o equipamento, salvo algumas exceções, é utilizado pela secretaria da escola e, caso ocorra algum tipo de problema, seja de hardware ou software a “tal tecnologia” o corre o risco de ficar encostada por falta de verbas para a manutenção. Contudo ainda há muito por ser feito em relação a utilização da informática junto ao ensino público brasileiro, até porque nas escolas públicas de bairros de classe média, é comum o aluno ter mais conhecimento e domínio das tecnologias do que o próprio professor. Portanto, acredito que as tecnologias de informação, deveriam ser mais acessíveis, para que a população em geral compartilhasse essa quantidade enorme de conteúdo que se apresenta na rede. No entanto, para um número considerável de pessoas, já é perceptível o impacto provocado por elas, a ponto de no dia-a-dia ocorrer certa relação de dependência, pelas facilidades que proporciona. Assim, vejo o impacto dessas tecnologias sobre dois aspectos: 1º Trata daqueles que têm acesso a ela e podem melhor se preparar, apresentando habilidades e conhecimentos que o farão disputar o mercado de trabalho com este diferencial, e que não é pouco. 2º Aqueles que estão a margem dela e vão a cada dia, ficar cada vez mais em desvantagem em relação aos primeiros. Contudo, como qualquer revolução desse porte, as pessoas, a humanidade em geral tem muito a ganhar com a evolução dos recursos tecnológicos que ela tem produzido até o momento e produzirá no futuro. Independente das questões abordadas acima, sobre os menos favorecidos, que cada vez mais podem ficar a margem dessa revolução; e isto depende de uma série de fatores estruturais e da própria conjuntura político-social a ser implementada nos próximos governos – o mais importante é que esses recursos sejam usados de forma adequada, ética e em aplicações que valorizem a vida e o bem estar das pessoas.
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