Exame final de Introdução
à Neuroanatomia Descritiva e Funcional
Elaborado por Dra. Silvia Helena Cardoso
Revisto por Dr. Norberto
C. Coimbra e Dr. Renato M. E. Sabbatini
Clique
aqui para iniciar a prova
Esta prova é diferente
de outras provas que você já viu. Ela foi recentemente elaborada
com uma nova proposta
Objetivos deste novo modelo
de prova
-
Sempre associar a Neuroanatomia
com a função, ou com algum aspecto clínico
-
Incitar o estudante a pensar
em como a ciência explica o mais comuns eventos do dia-a-dia, ou
mesmo os mais raros, até então nunca pensados por ele
-
Estimular o raciocínio,
e não somente fazer relembrar assuntos aprendidos ao longo do curso
para respondê-la.
-
Evitar estimular unicamente
durante a prova, a memorização dos assuntos (a chamada "decoreba").
-
Desafiar a inteligência.
Sabemos que pessoas ousadas e corajosas se atraem por grandes desafios.
Nosso público "vibra" com desafios intelectuais.
-
Aprender enquanto se realiza
a prova
-
Pesquisar, e descobrir por si
mesmos as respostas. Isto amplifica a aprendizagem.
-
Ter um tempo específico
(nem curto e nem longo demais) para pensar e consultar. Isto estimula o
pensamento e raciocínio rápido e a capacidade de síntese
na expressão da compreensão..
-
Fazer com que o estudante avalie
suas respostas por si mesmos e imediatamente, comparando-as com a resposta
correta disponibilizada logo após a prova. O objetivo é fazer
com que a informação adquirida na memória de curto
prazo do estudante durante o contato inicial e imediato com a pergunta
da prova, se transfira e se armazene em sua memória de longo prazo
e ele consolide aquilo que aprendeu por muito tempo, ou mesmo para sempre.
Após fazer a prova, você
deverá responder a um questionário
sobre sua impressão deste este novo formato de avaliação.
Sua opinião, na qualidade de aluno, é MUITO importante, pois,
dependendo da média das respostas, poderemos - ou não - apresentar
este formato como proposta nas universidades. O elaborador dessa prova
(Dra. Silvia) acredita que até uma avaliação pode
ser altamente motivadora e eficaz na aprendizagem se puder ser integrada
com elementos sabidamente motivadores por uma pessoa.
Clique
aqui para ver a opinião dos alunos sobre o Exame Final
Recomendações para realizar
este exame
-
Evite
responder as perguntas inicialmente na folha da prova. Responda primeiro
no Word, salve frequentemente e somente no final, corte e cole as respostas
na folha.
-
Todas
as perguntas terão suas respectivas respostas disponíveis
simultaneamente à prova. A folha de respostas contém um contador
de acessos embutido que registra quando e quantas vezes o estudante a acessa.
Recomendamos que o estudante tente primeiro responder às questões
por ele mesmo e somente no final acessar a página de respostas.
Acessos excessivos nesta página durante a prova poderão fazer
o estudante perder pontos. Veja
aqui um exemplo de registro de acesso pelo aluno
"Não posso conhecer o todo
se não conhecer particularmente as partes; e não posso conhecer
as partes se não conhecer o todo"
(Pascal)