Página
inicial
Opinião dos alunos
sobre o Exame Final de Neuroanatomia
Objetivos deste novo modelo
de prova
-
Sempre associar a Neuroanatomia
com a função, ou com algum aspecto clínico
-
Incitar o estudante a pensar
em como a ciência explica o mais comuns eventos do dia-a-dia, ou
mesmo os mais raros, até então nunca pensados por ele
-
Estimular o raciocínio,
e não somente fazer relembrar assuntos aprendidos ao longo do curso
para respondê-la.
-
Evitar estimular unicamente
durante a prova, a memorização dos assuntos (a chamada "decoreba").
-
Desafiar a inteligência.
Sabemos que pessoas ousadas e corajosas se atraem por grandes desafios.
Nosso público "vibra" com desafios intelectuais.
-
Aprender enquanto se realiza
a prova
-
Pesquisar, e descobrir por si
mesmos as respostas. Isto amplifica a aprendizagem.
-
Fazer com que o estudante avalie
suas respostas por si mesmos e imediatamente, comparando-as com a resposta
correta disponibilizada logo após a prova. O objetivo é fazer
com que a informação adquirida na memória de curto
prazo do estudante durante o contato inicial e imediato com a pergunta
da prova, se transfira e se armazene em sua memória de longo prazo
e ele consolide aquilo que aprendeu por muito tempo, ou mesmo para sempre.
Pergunta:
1. O que achou deste tipo de prova em relação
à apresentação e conteúdo?
2. Esta prova atende aos objetivos propostos?
Gostaria de fazer um comentário adicional?
Respostas (por ordem alfabética):
Ademar
Cynthia
Hiraga
Iremar
Cappellini Masano
João
Carlos Orquiza
Marilúcia
Souza Vieira
Marleyne
Amorim
Newton
Schittini
Valéria
Llacer Bastos Ribeiro
Waldemar
Ferreira de Souza Filho