Curso de Extensão Universitária

Introdução à
História da Neurociência

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Aula III: Frenologia: A História da Localização Cerebral

Objetivo Geral

Este módulo tem por objetivo elaborar o conhecimento do aluno sobre a história das descobertas da neurociência quanto à localização cerebral das funções sensoriais, motoras e superiores. tanto do ponto de vista experimental quanto do clínico; e em especial do movimento denominado frenologia, como precursor de tais estudos.

Objetivos Específicos

Após ter completado este módulo, o aluno será capaz de:

  1. Definir o que é localizacionismo cerebral
  2. Identificar os primórdios do localizacionismo cerebral, nas teorias sobre os ventrículos cerebrais, e outros exemplos precursores
  3. Descrever como Franz Joseph Gall chegou até a teoria cranioscópica, também chamada de frenologia, e quais eram os cinco princípios por ele anunciados
  4. Historiar o desenvolvimento, ascenção e queda da frenologia como disciplina, descrevendo principalmente o seu uso popular
  5. Desenvolver argumentos contra ou a favor dos postulados principais da frenologia, com base no que se sabe cientificamente hoje
  6. Listar os principais pioneiros do uso da estimulação elétrica e lesão cerebral na primeira metade e na segunda metade do século XVIII, ressaltando quais foram suas contribuições principais à compreensão sobre os mapas cerebrais (Rolando, Flourens, Ferrier, Hitzig, Goltz, Krause, etc.)
  7. Explicar a natureza do conflito científico entre as visões de Ferrier e Goltz quanto ao localizacionismo no córtex motor e sensorial
  8. Descrever e avaliar a contribuição do caso de Phineas Gage para as teorias de localização cerebral das funções cognitivas e personalidade
  9. Descrever as contribuições dos estudos clínicos para a localicação cerebral realizados por Broca, Wernicke e Hughlings Jackson, respetivamente, principalmente quanto à linguagem
  10. Identificar qual foi o papel da técnica estereotáxica desenvolvida por Horsley e Clark no inicio do século XX para a contribuição ao estudo da localização cerebral
  11. Explicar como Wilder Penfield foi capaz de estudar o mapeamento cortical das funções motoras e sensoriais em humanos, e no que consiste o homúnculo cortical
  12. Dar exemplos históricos de como os estudos de localização cerebral cortical contribuiram para o diagnóstico na neurologia clínica e para a neurocirurgia.

Roteiro de Estudo Recomendado

  1. Assista a aula expositiva em rempo real, no formato de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando o show de slides disponível no site::
  2. Leia o artigo recomendado básico:
  3. Explore os seguintes artigos e recursos da Internet para aprofundamento:
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Avaliação do Aprendizado

  1. Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
  2. Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio do curso.


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Atualizado em 9/2/2003

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