Curso de Extensão Universitária
Introdução à
História da Neurociência
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Aula III: Frenologia: A História
da Localização Cerebral
Objetivo Geral
Este módulo tem por objetivo elaborar o
conhecimento do aluno sobre a história das descobertas da neurociência quanto à localização
cerebral das funções sensoriais, motoras e superiores. tanto do ponto de vista experimental quanto
do clínico; e em especial do movimento denominado frenologia, como precursor de tais estudos.
Objetivos Específicos
Após ter completado este módulo,
o aluno será capaz de:
- Definir o que é localizacionismo cerebral
- Identificar os primórdios do localizacionismo
cerebral, nas teorias sobre os ventrículos cerebrais, e outros exemplos precursores
- Descrever como Franz Joseph Gall chegou até
a teoria cranioscópica, também chamada de frenologia, e quais eram os cinco princípios por
ele anunciados
- Historiar o desenvolvimento, ascenção
e queda da frenologia como disciplina, descrevendo principalmente o seu uso popular
- Desenvolver argumentos contra ou a favor dos
postulados principais da frenologia, com base no que se sabe cientificamente hoje
- Listar os principais pioneiros do uso da estimulação
elétrica e lesão cerebral na primeira metade e na segunda metade do século XVIII, ressaltando
quais foram suas contribuições principais à compreensão sobre os mapas cerebrais (Rolando,
Flourens, Ferrier, Hitzig, Goltz, Krause, etc.)
- Explicar a natureza do conflito científico
entre as visões de Ferrier e Goltz quanto ao localizacionismo no córtex motor e sensorial
- Descrever e avaliar a contribuição
do caso de Phineas Gage para as teorias de localização cerebral das funções cognitivas
e personalidade
- Descrever as contribuições dos
estudos clínicos para a localicação cerebral realizados por Broca, Wernicke e Hughlings Jackson,
respetivamente, principalmente quanto à linguagem
- Identificar qual foi o papel da técnica
estereotáxica desenvolvida por Horsley e Clark no inicio do século XX para a contribuição
ao estudo da localização cerebral
- Explicar como Wilder Penfield foi capaz de estudar
o mapeamento cortical das funções motoras e sensoriais em humanos, e no que consiste o homúnculo
cortical
- Dar exemplos históricos de como os estudos
de localização cerebral cortical contribuiram para o diagnóstico na neurologia clínica
e para a neurocirurgia.
Roteiro de Estudo Recomendado
- Assista a aula expositiva em rempo real, no formato
de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando
o show de slides disponível no site::
- Leia o artigo recomendado básico:
- Explore os seguintes artigos e recursos da Internet
para aprofundamento:
- Sabbatini, R.M.E.: O Espantoso Caso de Phineas Gage. Revista Cérebro & Mente No. 2, Jun/Ago 1997.
- Sabbatini, R.M.E.: Neurocirurgia Estereotáxica. Revista Cérebro & Mente No. 2, Jun/Ago 1997.
- van Wihe, J.: History of Phrenology on the Web.
- McCourt, M.E.: Historical Origins of Neuropsychology
- Wozniak, R.H.: David Ferrier: The Functions of the Brain (1876). Classics in Psychology (Thoemmes).
- Young. R.M.: Mind, Brain and Adaptation in the Nineteenth Century: Cerebral Localization and Its Biological Context from
Gall to Ferrier
- How
We Build Scientific Theories: A Look at the Early History of Aphasiology (Slides)
- Biografias: Gall, Flourens, Ferrier,
Broca,
Wernicke, Lombroso, Hughlings Jackson, Horsley.
- Participe do Fórum de Discussão, fazendo perguntas e comentários.
Avaliação do Aprendizado
- Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
- Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio
do curso.
Copyright 2003 Renato Marcos Endrizzi
Sabbatini
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Atualizado em 9/2/2003
Instituto
Edumed para Educação em Medicina e Saúde