Curso de Extensão Universitária
Introdução à
História da Neurociência
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Aula IV: Neurônios e Sinapses:
A História de Sua Descoberta
Objetivo Geral
Este módulo tem por objetivo apresentar,
discutir e aprofundar o conhecimento sobre a história da descoberta da estrutura microscópica do
sistema nervoso, especialmente o neurônio e sua estrutura fina, a sinapse e o seu funcionamento.
Objetivos Específicos
Após ter completado este módulo,
o aluno será capaz de:
- Situar o surgimento da nova linha de pesquisa
em anatomia microscópica do sistema nervoso no contexto das demais linhas que, no segundo quarto do século
XIX, promoveram um grande desenvolvimento no conhecimento científico (eletrofisiologia, anatomia macroscópica
e localização de funções cerebrais);
- Identificar e descrever as conquistas científicas
obtidas no conhecimento sobre os neurônios nos seus quatro grandes saltos, em 1838, 1888, 1921 e 1954.
- Descrever sucintamente os desenvolvimentos e
invenções técnicas que possibilitaram estes saltos, na área de microscopia, histologia
e citologia do sistema nervoso, identificando o elemento diferenciador principal de cada um;
- Relatar a sequência história e o
papel de Remak, Deiters, Purkinje, von Gerlach e von Kölliker na descoberta dos neurônios como células
e seus processos filamentares
- Definir reticularismo, o que o caracterizava
e quais eram os argumentos a seu favor, bem como os seus principais defensores.
- Descrever as contribuições de Golgi
e Cajal à anatomia microscópica e funcional do sistema nervoso e as bases da doutrina neuronal
proposta por este último;
- Descrever o papel de von Kölliker e von
Waldeyer na adoção da doutrina neuronal;
- Definir a lei da polarização dinâmica,
suas características e argumentos a favor;
- Explicar as três linhas principais de evidência
experimental contra o reticularismo (anatomia axonal, embriologia, degeneração) e quais foram os
seus principais descobridores;
- Descrever a contribuição de Sir
Charles Sherrington ao estudo dos reflexos e a caracterização do papel da sinapse nas funções
integrativas do sistema nervoso;
- Listar e explicar brevemente os principais argumentos
experimentais a favor da transmissão química na sinapse;
- Descrever os estudos de Elliot e Dale a respeito
da caracterização da farmacologia do sistema nervoso autônomo, e porque contribuiam a favor
da hipótese da sinapse química;
- Esquematizar o experimento básico que
Otto Loewi realizou para comprovar a existência de transmissão neurohumoral nas sinapses do SNA;
- Descrever os estudos nas décadas dos 40
a 50, por Eccles e Katz sobre a fisiologia das sinapses neuromotoras e centrais, quais as tecnologias principais
usadas, e quais as conclusões principais.
Roteiro de Estudo Recomendado
- Assista a aula expositiva em rempo real, no formato
de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando
o show de slides disponível no site:
- Leia obrigatoriamente o artigo recomendado básico:
- Explore opcionalmente os seguintes artigos e
recursos da Internet para aprofundamento:
- Mazzarello, P.: A Unifying Concept: The History of Cell Theory. [Em PDF]
- Bentivoglio, M.: Life and discoveries of Santiago Ramón y Cajal. The Nobel Foundation, 1998.
- Bentivoglio, M.: Life and discoveries of Camillo Golgi. The Nobel Foundation, 1998.
- Synapse Web
- Biografias: Schwamm, Purkinje, Ramón y Cajal,
Golgi,
von Kölliker,
von
Waldeyer, Sherrington, Dale, Loewi, Eccles
- Também são uma leitura opcional
sempre interessante, do ponto de vista histórico. os discursos de aceitação dos cientistas
eminentes que receberam prêmios Nobel de Medicina e Fisiologia nesta área correlata. Estão
disponíveis no site da Nobel Foundation:
- Participe do Fórum de Discussão, fazendo perguntas e comentários.
Avaliação do Aprendizado
- Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
- Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio
do curso.
Copyright 2003 Renato Marcos Endrizzi
Sabbatini
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e distribuição sem a autorização por escrito do autor
Instituto
Edumed para Educação em Medicina e Saúde