Realização
|
III
Curso de Verão de Capacitação Docente e Profissional em Educação
a Distância Curso Intensivo de Férias Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial Carga horária: 80 horas
Início da Fase
Presencial:
29 de janeiro a 5 de fevereiro 2013
Campinas, SP
Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato
M.E. Sabbatini, PhD
Objetivos
Curso voltado a instituições e empresas que desejam especialmente capacitar
seus gerentes de treinamento edocentes, instrutores, etc. na introdução de cursos e
treinamentos voltados para a área de TICs em Educação, bem como na
fundação de grupos de P&D na área.Também é
uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área,
como
desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador. Tem também um educação a distância (EAD), incluindo as habilidades de:
- Realizar o planejamento e coordenar o desenvolvimento de cursos a distância
baseados na Internet, áudio, vídeo, tele- e video-conferência, com aplicações em múltiplas áreas;
- Conhecer e saber utilizar de forma básica as técnicas
e ferramentas, abordagens, etc., no contexto de trabalho de desenvolvimento de cursos a distância e e-learning;
Público-Alvo
Profissionais
minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e
áreas afins, que
pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de
tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área
da saúde.
Pré-Requisitos
- Ser
graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou
bacharel), em curso reconhecido pelo MEC ou Secretaria de Estado de
Educação
- Ter
capacitação básica no uso de computadores, inclusive
programas
de produtividade (Office ou similar), e noções de
navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
Realização
O curso
é organizado, promovido, realizado e coordenado
didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de
Tecnologias de Informação em Saúde do Instituto Edumed para
Educação em Medicina e Saúde (www.edumed.net)
uma
instituição de pesquisa,
desenvolvimento e
educação a distância em ciências da saúde.
Programa
-
Fase 1: duas semanas,
realizados à distância, pela Web e por aulas de vídeo
em teleconferência
-
Fase 2: cinco dias, realizados presencialmente, laboratório prático
- Fase 3: em até quatro semana, realizados a distância, pela Web.
A
fase 1 do curso constará de dois módulos, um por semana,
ministrados à distância através da Web. Cada módulo
terá uma aula expositiva com vídeo e slides, transmitida
pela Internet, na segunda-feira, seguida de interação com
todos os alunos (chat) pelo site do curso, e um roteiro para estudos ao
longo da semana.
Semana |
Tema
do Módulo |
26
jan a 1 fev |
Familiarização
com o ambiente de ensino e aprendizagem. Introdução à
educação a distância. |
2-8
fev |
Ferramentas
pedagógicas em educação a distância. |
A
fase 2 do curso ocorrerá em uma semana intensiva, e é inteiramente prático, realizado em laboratório
de microcomputadores. Cada dupla de alunos definirá um tema educacional
para desenvolvimento (módulo de um curso on-line) e o planejará
e desenvolverá efetivamente, usando todos os recursos, técnicas
e ferramentas aprendidas durante o curso, para implementá-lo. No
último dia, o módulo desenvolvido será apresentado
para os colegas e professores e constituirá o trabalho de conclusão
do curso.
|
|
8/2
noite
|
Inauguração do Curso
Apresentação da
sistemática do curso. Distribuição do material.
Formação dos grupos. Delineamento e planejamento dos
trabalhos.
|
|
Planejamento e Estruturação de um Curso On-Line
Aula teórica: planejamento
e implementação de um curso on-line. Estrutura, fases
do planejamento. Aula prática: Uso de ferramenta e formulários
de planejamento. Atividade prática de grupo: planejamento do
curso-exemplo e de um aula exemplo.
Apresentação dos resultados do planejamento. Gerenciamento do curso on-line, acompanhamento e avaliação
do aluno
Plataformas de
desenvolvimento e de gerenciamento de cursos on-line. O
sistema TelEduc. Exemplos de alguns cursos
on-line usando a plataforma. Criação de cursos usando o
TelEduc.
|
|
Desenvolvimento de conteúdo I: texto e
imagens
Tipos de documentos on-line (HTML, PDF, LIT, DOC, TXT, fac-simile, etc.).
Tipos de imagens on-line: JPG, GIF, etc.. Demonstração de vários exemplos de cursos on-line.
Introdução à programação em HTML. Uso
de editores de HTML e visuais, Geração
a partir de Microsoft Office, inclusive PowerPoint. Geração de documentos PDF, RTF e LIT. Carregamento
no servidor (FTP). Plug-ins para visualização. Aquisição de imagens: scanner e câmara
digital. Softwares de trabalho de imagens. Fac-simile. Aulas
práticas: Desenvolvimento da dinâmica do curso na Web.
Desenvolvimento da página de boas vindas com imagens.
|
|
Desenvolvimento de conteúdo II: animação
gráfica, áudio e vídeo
Tipos de recursos multimídia: áudio, vídeo e animações
gráficas. Demonstrações de vários exemplos de cursos on-line. Ferramentas de software
para criação de arquivos de áudio, vídeo e animação gráfica. Gravação
de sons. Gravação de vídeos. Conversão para RealMedia e MediaPlayer.
Como disponibilizar streaming e TV Web, Gravação
e conversão de PowerPoint com narração. Animações gráficas: GIF. Aula
prática de TV Web.
|
|
Desenvolvimento de Interatividade
Tipos de recursos interativos: email, lista de discussão, grupos
de noticias, webfóruns, chat, tele e videoconferência
dedicada e pela Internet. Demonstração de vários
exemplos de cursos on-line.
Utilização de
NetMeeting, Webfórum, chat de texto
e de voz. Utilização na EAD de programas de mensagem
instantânea (MSN, Yahoo, ICQ, etc.). Como instalar uma lista de discussão. Como instalar um
chat. Como instalar um webfórum
e chat usando o sistema TelEduc. Treinamento prático e em tempo real no uso de equipamento de videoconferência.
|
|
.Avaliação
do Aprendizado e Gerenciamento do Curso Criação de questionários on-line, avaliação formativa
e avaliação somativa. Ferramentas de software.
Como ministrar um curso on-line. Gerenciamento
acadêmico (inscrições, pagamento, desligamentos,
estatísticas de acesso, comunicação com os
alunos. Dicas práticas para otimizar a motivação
e a participação dos alunos. Modelos pedagógicos
para EaD.
|
|
Apresentação dos trabalhos de grupo, discussão
final
Resultado do trabalho de desenvolvimento. Estratégias
na montagem de um Núcleo de EAD na instituição. O projeto Edumed.
|
Recursos utilizados:
- Sala de microcomputadores Pentium III conectados em
rede Windows, com TCP/IP instalado e acesso à Internet. Kit multimídia (placa de som, CD-ROM, alto
falante e microfone), webcam para videoconferencia. Dois alunos por computador, no máximo.
- Sistema de som na sala, tela de projeção,
apontador laser, e também um projetor multimídia (datashow) colorido de alta resolução,
ligado ao micro do professor. Câmara digital, scanner de página e impressora colorida disponíveis
em rede.
- Equipamento de videoconferência interativa VCON
9000 dedicado, com conexão via IP, ISDN e multicasting interativo.
-
Cada aluno receberá um CD-ROM contendo grande quantidade de ferramentas
de software necessárias para a elaboração e publicação de cursos on-line baseados
na Internet, todos na forma de freeware, e todos para Windows 95/98 e servidores Linux, além de cópias
de todos os shows de slides, artigos, documentos, etc., citados durante o curso.Veja a relação
de programas do CD-ROM.
Docentes
O corpo docente é constituído de professores e pesquisadores
altamente especializados em educação baseada em tecnologias digitais, especialmente educação
a distância. Têm experiência no desenvolvimento de cursos a distância desde 1995, na Universidade
Estadual de Campinas, bem como atividadades de pesquisa e pós-graduação na área. Este
curso já foi ministrado com sucesso várias vezes no Brasil.
Datas e Horário
8 a 13 de fevereiro de 2004
2a a 6a das 8:30 as 18:00 h
Estadia: .
Local
Instituto Edumed
Rua Mogi-Guaçu 1452- Chácara da Barra (próximo ao Shopping
Iguatemi)
Veja mapa de acesso.
Veja fotos das instalações.
Número de vagas
Limitado a 25. O curso será ministrado apenas se for atingido
um mínimo de 12 alunos.
Site
Todos os participantes inscritos terão acesso ao site do curso
por um período de até 60 dias após o mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição.
O site contém:
- Slides das aulas
- Bibliografia recomendada
- Artigos de aprofundamento
- Imagens, animações e diagramas didáticos
- Lista de recursos e links na Internet
- Lista de discussão para perguntas e dúvidas
- Dados de contato dos outros participantes do curso
Clique aqui para entrar no site do curso (apenas para participantes inscritos).
Inscrições
e investimento
Clique
aqui para
acessar o formulário de inscrição on-line.
Por
favor, preencha o campo de
Observações com
uma breve justificativa do seu interesse em fazer o curso, bem como seu
grau de conhecimento prévio sobre neurociência.
Alunos no Brasil:
Taxa única
de R$ 860,00. O pagamento pode ser realizado pelos seguintes meios:
-
Cartão
de crédito VISA a vista (R$ 860), ou parceladamente em até
4 vezes de R$ 225 cada (total R$ 900,00). Pagamento por três formas:
1) telefone para (19) 3295-8191 e forneça o número do seu
cartão de crédito e data de validade, 2) ou envie fax com
estes dados para o mesmo número, ou 3) Preencha o formulário
de pagamento on-line
-
Transferência
bancária por DOC para a conta no 872-4604-9 do Banco Real, agência
no. 0716, em nome do Instituto Edumed, CNPJ 04.997.229/0001-01. Enviar
fax do recibo de depósito por fax para (19) 3295-8191.
-
Cheque nominal
ao Instituto Edumed, cruzado e enviado pelo correio ou entregue pessoalmente
no endereço abaixo
Rua Mogi-Guaçu 1452, Campinas
SP 13093-170
Alunos
de fora do Brasil:
Taxa única
de US$ 300,00. O pagamento pode ser realizado através do cartão
de crédito VISA (vide acima) ou sistema PayPal,
bastando ter um cartão de crédito com validade internacional.
Após
terem sido aceitos para o curso, os alunos receberão instruções
individuais sobre a forma e data de realização do pagamento.
Alunos
de Instituições Filiadas ao Instituto Edumed
Para sócios,
associados, professores, alunos de graduação e pós-graduação
ou funcionários de instituições filiadas ao Consõrcio
Edumed, existe um desconto de 20%. O preço total do curso (R$ 688)
precisa ser pago à vista.
Atenção:A
inscrição somente será concretizada com o pagamento
de pelo menos uma parcela. Em caso de desistência esta parcela não
será devolvida. Leia o regulamento
de participação
em cursos do Instituto Edumed.
Certificado
Curso de Extensão Universitária/Educação
Continuada, pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, para todos alunos que
completarem mínimo de 80% de freqüência e entregarem o trabalho final de conclusão de
curso.
Clique
aqui para ver uma amostra do
certificado.
Copyright 2003-4 Instituto Edumed
Atualizado em 4/1/2004
contato@edumed.net
|