Home Page Instituto Edumed

Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Questionário de Auto-Avaliação
Módulo 4 - Aulas 1 e 2
Criação de Conteúdo para a Internet

A lista abaixo contém todos os objetivos educacionais da aula. Clique sobre a caixa ao lado do objetivo o qual você se auto-avalia como tendo atingido em pelo menos 70%. Preencha seu nome e email. Ao final desta página, encontrará um botão, para enviar o resultado para o professor. Obrigado!

Clique aqui para o roteiro da aula


Nome 
Email 

Após ter completado esta aula, você se sente capaz de:
 
 
Definir o que é instrução e o que é conteúdo instrucional
Caracterizar o que é comum e o que distingüe o uso do conteúdo instrucional no ensino a distância e no ensino presencial
Listar, definir brevemente e exemplificar os tipos principais de materiais instrucionais ou didáticos, tanto convencionais quanto eletrônicos
Caracterizar o modelo conceitual cliente/servidor para a disponibilização de conteúdo instrucional através da Internet
Listar, definir brevemente e exemplificar os tipos principais de documentos eletrônicos quanto à: formatos de arquivos, formas de disponibilização, programas de visualização
Demonstrar conhecimento sobre os principais formatos usados na Internet, como TXT, DOC, PPT, HTML, PDF, PS, SGML, RTF, Shockwave, etc. e quais são os softwares ou plug-ins necessários para visualizá-los
Discutir as características ímpares do hipertexto e da Web para o desenvolvimento de documentos instrucionais eletrônicos
Apresentar e discutir as vantagens e desvantagens do PDF e LIT (eBooks) como formatos proprietários para disponibilização de conteúdo instrucional de alta qualidade
Listar os diversos tipos e explicar a maneira de usar as ferramentas de geração de documentos em HTML (editores), suas vantagens e desvantagens
Identificar os vários programas auxiliares que podem ser usados por um autor/webdesigner para otimizar, verificar, corrigir, etc. documentos eletrônicos para a Web.
Listar os tipos de arquivos gráficos para trabalho na Internet e quais são suas aplicações
Identificar e especificar as maneiras de adquirir imagens digitais para publicação em documentos (scanner, máquina fotográfica digital, videocamera, etc.)
Discutir quais são os principais softwares e suas características para processamento de imagens estáticas para trabalho na Web
Identificar e descrever as características de softwares auxiliares para trabalho gráfico, tais como animação em GIF, programas organizadores de imagens miniaturas, etc.
Explicar as diversas formas com que imagens estáticas podem ser inseridas em um documento para a Web
Listar, definir brevemente e comparar entre si os vários formatos de vídeo digital disponíveis para distribuição pela Internet
Listar, definir brevemente e comparar entre si os vários formatos de áudio digital disponíveis para distribuição pela Internet



[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed