Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Módulo
4
Criação
de Conteúdo para a Internet
Renato M.E. Sabbatini,
PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD
Volte
sempre a este módulo. Periodicamente
ele
é atualizado.
[Aula
Anterior | Índice de Módulos
| Próxima Aula ]
[ Objetivos
gerais | Objetivos Específicos |Roteiro
de Estudo | Aula Expositiva |
| Leituras
Básicas | Leituras de Aprofundamento
| Sites na Internet | Software
| Chat | Avaliação
]
O objetivo desta
aula é elaborar o conhecimento
do aluno sobre como criar e disponibilizar conteúdo instrucional
para a Internet, dando uma visão geral sobre os tipos de
conteúdos, suas tecnologias e ferramentas de criação
e disponibilização, etc., com a finalidade de servir
de embasamento para os módulos aplicativos subseqüentes. Esta
aula é opcional para o aluno que seja capaz de identificar sua proficiência
nos objetivos educacionais específicos abaixo.
Depos de terminar
este módulo, o aluno será capaz de:
-
Definir o que é
instrução e o que é conteúdo instrucional
-
Caracterizar o que é
comum e o que distingüe o uso do conteúdo instrucional no ensino
a distância e no ensino presencial
-
Listar, definir brevemente
e exemplificar os tipos principais de materiais instrucionais ou didáticos,
tanto convencionais quanto eletrônicos
-
Caracterizar o modelo
conceitual cliente/servidor para a disponibilização de conteúdo
instrucional através da Internet
-
Listar, definir brevemente
e exemplificar os tipos principais de documentos eletrônicos quanto
à: formatos de arquivos, formas de disponibilização,
programas de visualização
-
Demonstrar conhecimento
sobre os principais formatos usados na Internet, como TXT, DOC, PPT, HTML,
PDF, PS, SGML, RTF, Shockwave, etc. e quais são os softwares ou
plug-ins necessários para visualizá-los
-
Discutir as características
ímpares do hipertexto e da Web para o desenvolvimento de documentos
instrucionais eletrônicos
-
Apresentar e discutir
as vantagens e desvantagens do PDF e LIT (eBooks) como formatos proprietários
para disponibilização de conteúdo instrucional de
alta qualidade
-
Listar os diversos tipos
e explicar a maneira de usar as ferramentas de geração de
documentos em HTML (editores), suas vantagens e desvantagens
-
Identificar os vários
programas auxiliares que podem ser usados por um autor/webdesigner para
otimizar, verificar, corrigir, etc. documentos eletrônicos para a
Web.
-
Listar os tipos de arquivos
gráficos para trabalho na Internet e quais são suas aplicações
-
Identificar e especificar
as maneiras de adquirir imagens digitais para publicação
em documentos (scanner, máquina fotográfica digital, videocamera,
etc.)
-
Discutir quais são
os principais softwares e suas características para processamento
de imagens estáticas para trabalho na Web
-
Identificar e descrever
as características de softwares auxiliares para trabalho gráfico,
tais como animação em GIF, programas organizadores de imagens
miniaturas, etc.
-
Explicar as diversas
formas com que imagens estáticas podem ser inseridas em um documento
para a Web
-
Listar, definir brevemente
e comparar entre si os vários formatos de vídeo digital disponíveis
para distribuição pela Internet
-
Listar, definir brevemente
e comparar entre si os vários formatos de áudio digital disponíveis
para distribuição pela Internet
Recomendamos que você
auto-avalie
seu conhecimento após as aulas, verificando se foi capaz
de atingir os objetivos acima.
Primeiramente assista
aos shows de slides (não
se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer anotações).
Em seguida leia os textos de embasamento
abaixo relacionados. Para aprender de uma forma mais sistemática
os recursos principais de criação de conteúdo para
a Web, recomenda-se também assistir aos Cursos
On-Line. para noções de programação
em HTML simples e avançada (atenção: esse conhecimento
não é obrigatório para o presente curso).
Recomendamos também
ler os textos de aprofundamento, especialmente
se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não
tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico.
Todos os artigos têm abundantes exemplos e links em saúde
e medicina. Visite também os sites recomendados,
para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador
os artigos mais interessantes para posterior leitura. Muitos dos softwares
de acesso e uso dos vários serviços da Internet também
podem ser encontrados gratuitamente.
Um "Glossário
da Internet", da Revista Intermedic apresenta as definições
dos termos mais comuns presentes nessas tecnologias. Alguns desses artigos
apresentam uma visão geral das aplicações da Internet
em Medicina, os quais você também deverá ler, se não
tem uma idéia mais concreta a respeito.
Está programada
também para esta aula, um "chat" de resolução
de dúvidas sobre o material tratado, em nossa classe virtual de
voz do Yahoo! Messenger.
Finalmente, realize
as atividades de avaliação
do seu conhecimento adquirido nas aulas deste módulo.
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Artigos
Leituras
de Aprofundamento: |
Tutorial On-Line
Artigos
Sobre Como Localizar Informação na Web
Sabbatini: Procurando
Informaçòes Médicas na Internet
Cardoso: Pesquisando
na Internet: Como Usar os Recursos Avançados
Sabbatini: Pesquisa
Bibliográfica na Internet
SabbatinI: Livros
Médicos On-Line: Onde Encontrar?
Sabbatini: Diretrizes
e Consensos Médicos On-Line: Onde Encontrar?
Sabbatini: Revistas
Médicos On-Line: Onde Encontrar?
Como Funciona
-
Como Funciona (do site How Stuff Works):

Artigos,
Apostilas e Aulas
-
Yale
C/AIM, Web Style Guide

Excelente manual de estilo para páginas
Web, desenvolvido pela Universidade Yale (EUA). Fundamental para webdesigners
e webmasters
-
Castellani: Multimídia
na Internet

Artigo que contém noções
básicas sobre Shockwave e Flash, com indicações de
sites e recursos on-line
-
Apostilas do Centro de Computação
da UNICAMP (arquivos em PDF, necessário registro gratuito para poder
fazer o download):
Livros Impressos
-
Ramalho, J. A. - HTML Avançado,
Makron Books, São Paulo, 1997.

Um dos melhores livros nacionais sobre
o assunto, extremamente completo e didático, tem também um
CD-ROM com vários softwares de domínio público.
Os recursos abaixo dizem
respeito à ferramentas e recursos on-line para criação
de conteúdo para a Internet. Contribua você também
com recomendações sobre sites nesse tena, entrando no setor
correspondente a Links da nossa lista de discussão em eGroups!
Quase todo os softwares mencionados nas
aulas deste módulo poderão ser baixados do site Tucows.
Você precisará a marioria
deles para as aulas práticas seguintes do curso. Abaixo são
recomendados os melhores. Todos os programas são freewares
para MS Windows 95/98. Depois de baixar os softwares, instale-os.
-
20/20
2.2.6
Permite a captura de telas, edição
das imagens e confecção de shows de slides.
-
ACM
Station 2.10
Comprime arquivos digitais de áudio
em vários formatos
-
Applet
Glide Navigation 1.1
Gera menus ativos e sonoros em Java para
páginas HTML
-
Browser
Sizer 1.03
Permite visualizar como vai ficar uma
página em várias resoluções, para Internet
Explorer ou Netscape
-
Cache
Viewer 2.1
Visualiza a área temporária
(cache) do seu browser, permitindo acessar arquivos
-
Cute
Image Mapper 1.0

Permite desenvolver mapas gráficos
sensíveis.
-
EasyStyle
2.0
Editor de folhas de estilo em cascata
(CSS) para documentos HTM
-
FAQ-Man
1.05b
Cria lista de perguntas mais freqüentes
(FAQs) e gera o HTML automaticamente para carregamento
-
HTML-Kit

Avançado editor de páginas
em HTML, com centenas de recursos
-
HTML
Paint Brush
Permite escolher as cores de textos, links,
fundos, etc., e gera o código HTML
-
HTML
Reference Library

Biblioteca de referência da linguagem
HTML, estruturada na forma de um Windows HELP.
-
HTML
Shrinker
Diminui o tamanho de páginas codificadas
em HTML, eliminando comandos desnecessários
-
HTTrack

Software que permite baixar completamente
todo um site, com todos diretórios e arquivos, para o disco local
-
IrfanViewer
3.5
Visualização e conversão
de imagens de vários tipos, excelente browser de imagens reduzidas,
algumas funções de processamento de imagens
-
Link*Launch
2.2
Gera automaticamente menus do tipo cortina
em JavaScript para páginas HTML
-
MetaBuilder
LITE 2.01a
Gera automaticamente rótulos META
em páginas HTML
-
PopUp
3.5
Gera automaticamente menus pop-up navigacionais
em DHTML quando se clica o botão direito do mouse
-
Search
& Replace 98 3.0

Permite procurar e substituir caracteres
em vários arquivos HTML ao mesmo tempo
-
ULead
Gif Animator
Produtor de GIFs animados (atenção:shareware).
-
CleanDisk
1.6.1
Permite limpar periodicamente seu disco,
tirando arquivos inúteis, pouco usados, temporários, etc.
Nota: os links acima
estão utilizando a versão espelho do Tucows residente no
provedor MPC BBS de Campinas.
Dia: 11/6/2001
Horário: 22 h de Brasilia
Duração: 1, 5 h.
Local: Sala
de Chat do Curso EDU-002
Responda ao trabalho on-line intitulado
"Dez Razões Para Não Fazer Cursos
On-Line"
Responda à pesquisa de opinião
sobre "Seu Conhecimento de HTML".
Para avaliar seus conhecimentos depois
de ter feito este módulo, responda ao Questionário
de Avaliação Formativa.
Responda ao questionário
de auto-avalie seu conhecimento. E
lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado
neste módulo pela sua participação nos debates e nas
tarefas solicitadas.
Para saber as tarefas
que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados,
visite Trabalhos e Notas.
[Página
Inicial] [Programa]
[Roteiro de estudo] [Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
Ultima atualização:
17/6/2001