Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Módulo
5
Aplicando
as Tecnologias à Distância
Renato M.E. Sabbatini,
PhD
Volte
sempre a este módulo. Periodicamente
ele
é atualizado.
[Aula
Anterior | Índice de Módulos
| Próxima Aula ]
[ Objetivos
gerais | Objetivos Específicos |Roteiro
de Estudo | Aula Expositiva |
Leituras
Básicas | Leituras de Aprofundamento
| Sites na Internet | Avaliação
| Chat ]
O objetivo desta
aula é dar o conhecimento necessário para o aluno identificar
os principais fatores envolvidos na escolha de recursos tecnológicos,
ferramentas e serviços disponíveis na Internet para implementar
um ambiente a distância, conhecendo quais são seus usos, vantagens
e limitações. O módulo se limita a examinar as tecnologias
principais, como email, listas de distribuição, grupos de
notícias, chats, execução remota, execução
distribuída e hipermídia e suas extensões (WWW), video
e teleconferência.
Depois de terminar
este módulo, o aluno será capaz de:
-
Listar e discutir brevemente
as nove atividades básicas que constituem a docência pré-,
durante e pós-classe e como elas podem ser implementadas à
distância (que tecnologias)
-
Apresentar e discutir
os seis eixos de classificação das tecnologias de EAD, suas
características e usos:
-
Segundo o estilo de
comunicação (um-a-um, um-para-muitos, etc.)
-
Sincrônicas vs.
assincrônicas
-
Centradas no estudante
vs. centradas no professor
-
Individuais vs. coletivas
-
Colaborativas vs. não
colaborativas
-
Definir o que é
uma ferramenta de colaboração on-line (workgroupware) e quais
são suas principais funções e aplicações
no ambiente educacional, dando exemplos dos softwares comercialmente disponíveis
mais usados
-
Dar uma definição
e uma abrangência para "cursos on-line", e no que consistem
-
Discutir as características
e aplicações educacionais das ferramentas básicas
da Internet:
-
EMAIL: Correio Eletrônico
-
LISTSERV: Listas de
Distribuição
-
NEWS: Grupo de Notícias
-
FTP: Transferência
de Arquivos
-
TELNET e CGI: Execução
Remota
-
JAVA: Execução
Distribuída
-
IRC: Chats
-
HTTP: Hipermídia
-
Explicar o que é
o protocolo CGI, como funciona e como pode ser usado na execução
remota na EAD
-
Explicar o que é
um applet JAVA, como funciona e quais suas principais aplicações
na EAD
-
Listar as principais
ferramentas avançadas da Internet
-
Definir o que é
video e teleconferência e listar as suas várias modalidades
-
Indicar as principais
aplicações da tele e videoconferência na EAD e como
se dá a interatividade em cada caso.
-
Explicar como funciona
uma videoconferência simétrica bidirecional e quais os protocolos
envolvidos
-
Explicitar as diversas
formas de conectividade digital que podem ser usados em videoconferência
-
Listar e discutir os
passos básicos para estabelecer um serviço de videoconferência
-
Dar exemplos de periféricos
especiais para EAD em medicina e telemedicina e quais seus usos
Recomendamos que você
auto-avalie
seu conhecimento após as aulas, verificando se foi capaz
de atingir os objetivos acima.
Primeiramente assista
aos shows de slides (não se esquecendo
de ler os textos de comentário e fazer anotações).
Em seguida leia os textos de embasamento
abaixo relacionados.
Recomendamos também
ler os textos de aprofundamento, especialmente
se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não
tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico.
Todos os artigos têm abundantes exemplos e links em saúde
e medicina. Visite também os sites recomendados,
para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador
os artigos mais interessantes para posterior leitura. Artigos e sites externos
são avaliados com um sistema de estrelas (
).
Um "Glossário
da Internet", da Revista Intermedic apresenta as definições
dos termos mais comuns presentes nessas tecnologias. Alguns desses artigos
apresentam uma visão geral das aplicações da Internet
em Medicina, os quais você também deverá ler, se não
tem uma idéia mais concreta a respeito.
Está programada
também para esta aula, um "chat" de resolução
de dúvidas sobre o material tratado, em nossa classe virtual de
voz do Yahoo! Messenger.
Finalmente, realize
as atividades de avaliação
do seu conhecimento adquirido nas aulas deste módulo.
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Artigos
-
Cardoso, S.H.: Educação
Médica à Distância pela Internet
-
Cardoso, S.H.: Educação
Médica na Internet
-
Cardoso, S.H.: Colocando
um Curso Médico na Web
Estes três artigos apresentam de
forma resumida os principais temas relativos ao uso da Internet e da Web
para EAD
-
Carneiro, M.L.F.. Videoconferência:
ambiente para educação á distância.

Explica de forma fácil de entender
em que consiste uma videoconferência, como se processa, os diversos
sistemas, o que envolvem esses sistemas, o que há de novo, aspectos
favoráveis, suas formas e explica as vantágens da utilização
do servidor ILS. Janeiro de 1999.
-
Sabbatini, R.M.E.: Enviando
e recebendo voz pela Internet
Neste tutorial, é explicado como
funciona o som digital, os processos de criação, reprodução
e transmissão de arquivos sonoros digitais, e como funciona o chat
de voz.
Leituras
de Aprofundamento: |
Artigos
-
Becker,
M.A.d´A.. Ensino
à Distância - As Plataformas Tecnológicas.

O
artigo explica o funcionamento de alguns softwares que suportam o ensino
à distância como o NetMeeting, o LotusNote e o Hipernews e
analisa os diversos problemas com o suporte tecnológico
-
Teaching
with the Web: Methods of On-line Delivery

Desenvolvido por Niky Fardouly, University
of New South Wales, Australia. Um bom resumo das principais tecnologias
básicas da Internet que podem ser aplicadas em cursos pela Internet
-
Learning
on the Web: Cutting-Edge Technologies

Apresentação
resumida, em inglês, das tecnologias mais recentes da Internet e
suas aplicações educacionais, como streaming media, Internet
Phone, Live Updating, etc. Pela New Brunswick University (Canada). Faz
parte de um excelente livro on-line (Learning With the Web).
-
Educação
cooperativa baseada na Internet

Uma
revisão do que é cooperação, em que contexto
educacional pode ser usado, a Internet como ferramenta cooperativa, principais
projetos, etc. Por Mónica Menino Sobreira (Portugal).
-
Bearman,
M. - Technology
in Medical Education. Monash University, Australia.

Um
livro on-line sobre as tecnologias digitais aplicadas à educação
médica, contendo um extenso tratamento da Internet.
Livros Impressos
-
Building
a Web-Based Education System. Por Colin McCormack, David Jones.
Wiley, 1998.
Um dos melhores livros já escritos
sobre o tema, extremamente prático e detalhado, acompanha um CD-ROM
com todos os softwares e exemplos citados. Tem também um
site na Internet, que contém atualizações, complementações
e erratas. Altamente recomendado.
Dia: 25/6/2001, quinta-feira.
Horário: 22 h de Brasilia
Duração: 1, 5 h.
Local: Chat de voz do Yahoo!
Messenger
Para avaliar seus conhecimentos depois
de ter feito este módulo, responda ao Questionário
de Avaliação Formativa.
Responda ao questionário
de auto-avalie seu conhecimento. E
lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado
neste módulo pela sua participação nos debates e nas
tarefas solicitadas.
Para saber as tarefas
que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados,
visite Trabalhos e Notas.
[Página
Inicial] [Programa] [Roteiro
de estudo] [Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed
Última atualização:
17/6/2001