Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Módulo
6
Aplicações
da Internet na Educação Médica
Prof. Renato M.E. Sabbatini, PhD
[Aula Anterior | Índice de Módulos | Próxima Aula ]
[ Objetivos
gerais | Objetivos Específicos |Roteiro
de Estudo | Aula Expositiva |
Leituras
Básicas | Leituras de Aprofundamento
| Sites na Internet | Avaliação
]
Objetivos Gerais |
Os objetivos gerais
desta aula são a conceituação de Educação
Médica Continuada (EMC), e seus vários tipos e categorias;
exemplificar EMC a distância através de vários modelos
(atualização científica, cursos modulares, casos clínicos,
etc.) e mostrar os diversos sites disponíveis atualmente para a
EMC profissional do médico através da Web.
Objetivos Específicos |
Depois de terminar este módulo, o aluno será capaz de:
Roteiro de Estudo |
Primeiramente assista à aula expositiva com o show de slides, (não se esquecendo de ler os textos de anotações). Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados.
Recomendamos também
ler os textos de aprofundamento, especialmente
se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não
tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico.
Veja também os recursos na Internet,
que poderão ser úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos
práticos. Artigos e sites externos são avaliados com um sistema
de estrelas ().
Finalmente, realize
as atividades de avaliação
do seu conhecimento adquirido nas aulas deste módulo.
Aulas Expositivas |
Educação
Médica Continuada na Internet
Renato M.E. Sabbatini.
Show com 34 slides. Versão em PPT aqui.
The
Current
Status of OnLine CME
Bernard Sklar. Show
com 64 slides. Versão em PPT aqui.
OPCIONAL
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Leituras Básicas |
Leituras de Aprofundamento: |
Health
Science Distance Learning Applications on the Internet. Michael
Weisberg, EdD and Craig Locatis, PhD, National Library of Medicine.
Este tutorial contém uma série
de links para a Internet, dandos exemplos de aplicações de
aprendizado a distância na Internet na área da saúde.
Outubro 2000.
The
Current Status of Online Continuing Medical Education. Master's
Thesis in Medical Information Science, Bernard M. Sklar, M.D.
O texto da tese completa, que inclui uma
revisão bibliográfica, um levantamento do status atual, diversas
tabelas e apêndices, e um banco de dados. Extremamente completa,
leitura definitiva sobre o assunto, porém datada de julho de 2000.
O manuscrito completo zipado pode ser encontrado aqui.
O site do Dr. Bernard Sklar também tem OnLine
CME Sites. Uma extensa e excelente lista anotada e atualizada,
por ordem alfabética, de cerca de 170 ofertas credenciadas pela
AACCME de educação médica continuada nos EUA e Canadá.
Guidelines
for Using Information and Communication Technology in Medical Education.
World Federation of Medical Education Advisory Committee Report, Feb. 2000.
O objetivo deste site é dar recomendações
e conselhos quanto ao uso de tecnologias de informação e
comunicação na educação médica. Esta
diretriz é atualizada regularmente e inclui comentários de
estudantes e professores de todo o mundo. Uma versão mais extensa,
incluindo comentários, está disponível em http://www.sund.ku.dk/wfme/ict-guidelines.
Electronic
CME: Online and Software Resources. Por Marjorie Lazoff. Medical
Computing Today, Sept. 2000.
Uma excelente e atualizada lista de recursos
on-line para educação médica continuada.
Medical
Education and the Internet: This Changes Everything Tao Le, and
Michael L. Stein. msJAMA OnLine, Vol 285, p 809, February 14, 2001
Recursos na Internet |
Avaliação |
Para avaliar seus conhecimentos depois de ter feito este módulo, responda ao Questionário de Avaliação Formativa.
Realize também o seguinte ensaio, que será publicado na página dos ensaios dos alunos:
Visite os sites indicados nos exemplos e faça uma análise de pelo menos dois deles (um do grupo A e um do grupo B) baseando-se nos seguintes critérios:
Para saber as tarefas que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados, visite Trabalhos e Notas.
[Página Inicial] [Programa] [Roteiro de estudo] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto Edumed