Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 6
Aplicações da Internet na Educação Médica
 

Prof. Renato M.E. Sabbatini, PhD

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Objetivos Gerais

Os objetivos gerais desta aula são a conceituação de Educação Médica Continuada (EMC), e seus vários tipos e categorias; exemplificar EMC a distância através de vários modelos (atualização científica, cursos modulares, casos clínicos, etc.) e mostrar os diversos sites disponíveis atualmente para a EMC profissional do médico através da Web.
 
Objetivos Específicos

Depois de terminar este módulo, o aluno será capaz de:

Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após as aulas, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
Roteiro de Estudo

Primeiramente assista à aula expositiva com o show de slides, (não se esquecendo de ler os textos de anotações). Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados.

Recomendamos também ler os textos de aprofundamento, especialmente se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico. Veja também os recursos na Internet, que poderão ser úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos práticos. Artigos e sites externos são avaliados com um sistema de estrelas ().

Finalmente, realize as atividades de avaliação do seu conhecimento adquirido nas aulas deste módulo.
 
Aulas Expositivas

Educação Médica Continuada na Internet
Renato M.E. Sabbatini. Show com 34 slides. Versão em PPT aqui.

The Current Status of OnLine CME
Bernard Sklar. Show com 64 slides. Versão em PPT aqui. OPCIONAL

Atenção: você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão de comando com a letra A.
 
Leituras Básicas 

Leituras de Aprofundamento:

Health Science Distance Learning Applications on the Internet. Michael Weisberg, EdD and Craig Locatis, PhD, National Library of Medicine.
Este tutorial contém uma série de links para a Internet, dandos exemplos de aplicações de aprendizado a distância na Internet na área da saúde. Outubro 2000.

The Current Status of Online Continuing Medical Education. Master's Thesis in Medical Information Science, Bernard M. Sklar, M.D.
O texto da tese completa, que inclui uma revisão bibliográfica, um levantamento do status atual, diversas tabelas e apêndices, e um banco de dados. Extremamente completa, leitura definitiva sobre o assunto, porém datada de julho de 2000. O manuscrito completo zipado pode ser encontrado aqui. O site do Dr. Bernard Sklar também tem OnLine CME Sites. Uma extensa e excelente lista anotada e atualizada, por ordem alfabética, de cerca de 170 ofertas credenciadas pela AACCME de educação médica continuada nos EUA e Canadá.

Guidelines for Using Information and Communication Technology in Medical Education. World Federation of Medical Education Advisory Committee Report, Feb. 2000.
O objetivo deste site é dar recomendações e conselhos quanto ao uso de tecnologias de informação e comunicação na educação médica. Esta diretriz é atualizada regularmente e inclui comentários de estudantes e professores de todo o mundo. Uma versão mais extensa, incluindo comentários, está disponível em http://www.sund.ku.dk/wfme/ict-guidelines.

Electronic CME: Online and Software Resources. Por Marjorie Lazoff. Medical Computing Today, Sept. 2000.
Uma excelente e atualizada lista de recursos on-line para educação médica continuada.

Medical Education and the Internet: This Changes Everything Tao Le, and Michael L. Stein. msJAMA OnLine, Vol 285, p 809, February 14, 2001
 
Recursos na Internet

Exemplos

Citados no show de slides:

Exemplos para Exercício

Grupo A : Grupo B:
(N.B.: Alguns desses cursos poderão exigir que você se registre gratuitamente antes).

Exemplos no Brasil

Outros Exemplos

(N.B.: Para assistir a alguns destes exemplos você precisará dos plug-ins Real Player G3 ou Basic 8 e Shockwave Flash

Instituições Dedicadas à Educação Médica Continuada

Accreditation Council for Continued Medical Education:  http://www.accme.org
Alliance for Continued Health Education:http://www.acme-assn.org/

Sites com Recursos Profissionais

MedScape: www.medscape.com
Medem: www.medem.com
WebMD: www.webmd.com
InteliHealth Pro: www.intelihealth.com
Scientific American Medicine On-Line:www.samed.com
MDConsult: www.mdconsult.com
Clineguide: www.clineguide.com
Virtual Hospital: www.vh.org
ConnectMed: www.connectmed.com.br
BiblioMed: www.bibliomed.com.br
MedCenter: www.medcenter.com.br
Hospital Virtual Brasileiro: www.hospvirt.org.br

Sites de Educação Médica Continuada

CMEinfo: www.cmeinfo.com
CMEWeb: www.cmeweb.com
CMEcourses: www.cmecourses.com
AMA WebCME: www.ama-assn.org/medselec
MedSchool: www.medschool.com
MedCases: www.medcases.com
HELIX: www.helix.com
MedScape CME: www.medscape.com
Medical Matrix CME: www.medmatrix.org
Arc/Mesa Educators: www.arcmesa.com
Rede Edumed.Net: www.edumed.net
Bibliomed eHealthLA University: www.bibliomed.com.br
Conexão Médica: www.conexaomedica.com.br
Medical Slides: www.medicalslides.com

Universidades Virtuais no Brasil

UNIFESP Virtual: www.virtual.epm.br
Universidade Virtual Unimed: www.universidadeunimed.com.br
Universidade Virtual Brasileira: www.uvb.br
UniRede: www.unirede.br
UniVir: www.univir.br
Universidade Virtual: www.uv.com.br
Universidade Virtual UNB: www.universidadevirtual.br
WebSchool: www.webschool.com
 
Avaliação

Para avaliar seus conhecimentos depois de ter feito este módulo, responda ao Questionário de Avaliação Formativa.

Realize também o seguinte ensaio, que será publicado na página dos ensaios dos alunos:

Visite os sites indicados nos exemplos e faça uma análise de pelo menos dois deles (um do grupo A e um do grupo B) baseando-se nos seguintes critérios:

  1. Apresentação visual
  2. Estruturação do programa
  3. Ser  totalmente ou parcialmente a distância
  4. Ferramentas de comunicação disponíveis
  5. Nível de interação aluno/aluno e aluno/professor (alto, baixo, inexistente)
  6. Se utiliza um ambiente de aprendizado padronizado (Blackboard, WebCT, Healthstream, etc.)
Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.

Para saber as tarefas que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados, visite Trabalhos e Notas.


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