Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 7
Planejamento e Implementação de um Curso a Distância
Aulas 1/2/3
 

Profa. Silvia Helena Cardoso e Prof. Renato M.E. Sabbatini

[Aula Anterior | Índice de Módulos | Próxima Aula ]

[ Objetivos gerais | Objetivos Específicos | Roteiro de Estudo | Aula Expositiva |
Leituras Básicas | Leituras de Aprofundamento | Sites na Internet | Avaliação ]


Objetivos Gerais

Os objetivos deste módulo são:

  1. aprender os principais motivos e fases para a realização do planejamento de um curso a distância, e como elaborar um plano  escrito para o mesmo, com seus diversos elementos;
  2. elaborar os conhecimentos do aluno sobre design instrucional, principalmente quanto à definição, estruturação, sequenciamento e apresentação das unidades de aprendizado (UA) em um curso a distância;
  3. ensinar metodologia básica de gerenciamento de projetos e de alocação de  tempos e de custos
  4. oferecer noções práticas e dicas sobre como estruturar uma aula on-line baseada na Internet, identificando os vários elementos que compõem uma aula e discutindo os principais fatores de eficácia de uma aula on-line.
Objetivos Específicos

Depois de terminar este módulo, o aluno será capaz de:

Aula 1:

Aula 2:

Aula 3:

Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após as aulas, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Primeiramente assista à aula expositiva com o show de slides, (não se esquecendo de ler os textos de anotações). Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados.

Recomendamos também ler os textos de aprofundamento, especialmente se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico. Veja também os recursos na Internet, que poderão ser úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos práticos.

Finalmente, realize e entregue os exercícios propostos e realiza as atividades de avaliação.
 
 
Aula Expositiva

Aula 1: Planejamento de um Curso On-Line. Parte I
Renato M.E. Sabbatini e Silvia Helena Cardoso. Show com 35 slides

Aula 2: Planejamento de um Curso On-Line. Parte II
Renato M.E. Sabbatini e Silvia Helena Cardoso. Show com 42 slides

Aula 3: Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância
Renato M.E. Sabbatini e Silvia Helena Cardoso. Show com 35 slides

Atenção: você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão de comando com a letra A.
 
Leituras Básicas

Tips on Creating Web-based Presentation from Powerpoint Slides

On-Line Courses: Tips For Making Them Work
 
 
Leituras de Aprofundamento:

Paradigms for On-Line Learning: A Case Study in the Design and Implementation of an Asynchronous Learning Networks (ALN) Course
John R. Bourne, Eric McMaster, Jennifer Rieger, and J. Olin Campbell.
J. Asynchronous Learning Network, Volume 1, Issue 2 - August 1997

Teaching with the Web: Methods of On-line Delivery.
University of New South Wales, Australia
 
 
Recursos na Internet

Presenters On-Line Magazine
Site com muitos recursos para apresentações, como modelos e clip-art para
PowerPoint, dicas técnicas, artigos, etc.

PowerPoint Tips and Tricks
 
 
Avaliação

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.

Realize e entregue por email os seguintes exercícios:
 
Exercício 1: Calcule a carga horária a ser dispendida pelo aluno, o tempo de desenvolvimento a ser dispendido pelo professor, e o custo total a ser incorrido, usando free-lancers para a criação total de um módulo de um curso on-line constando dos seguintes elementos:
  • 1 show de 32 slides, sendo 3 gráficos, todos com comentários, convertido para a Internet
  • 2 textos próprios, com 5 e 10 páginas, respectivamente
  • 1 texto recomendado, disponível na Internet, com 10 páginas
  • 10 links na Internet, recomendados após exame pelo professor
  • 2 exercícios com 2 ítens cada
  • 1 questionário de avaliação formativa com 10 itens
  • 1 home-page com um roteiro do módulo, contendo 2 telas de 2000 caracteres cada.
Faça um fluxograma PERT das fases necessárias para desenvolver o curso acima, e faça um gráfico de Gannt com as mesmas devidamente quantificadas em tempo.

 
Exercício 2: implemente uma pequena aula expositiva à distância (mínimo de 10 slides), usando PowerPoint, demonstrando no mesmo ter seguido os principios básicos de elaboração de bons slides; e converter os slides para um formato disponível na Internet (HTML) 

Para saber as tarefas que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados, visite Trabalhos e Notas.


[Página Inicial] [Programa] [Roteiro de estudo] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed