Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Módulo
7
Planejamento
e Implementação de um Curso a Distância
Aulas
1/2/3
Profa. Silvia
Helena Cardoso e Prof. Renato M.E. Sabbatini
[Aula
Anterior | Índice de Módulos
| Próxima Aula ]
[ Objetivos
gerais | Objetivos Específicos |
Roteiro
de Estudo | Aula Expositiva |
Leituras
Básicas | Leituras de Aprofundamento
| Sites na Internet | Avaliação
]
Os objetivos deste
módulo são:
-
aprender os principais
motivos e fases para a realização do planejamento de um curso
a distância, e como elaborar um plano escrito para o mesmo,
com seus diversos elementos;
-
elaborar os conhecimentos
do aluno sobre design instrucional, principalmente quanto à definição,
estruturação, sequenciamento e apresentação
das unidades de aprendizado (UA) em um curso a distância;
-
ensinar metodologia
básica de gerenciamento de projetos e de alocação
de tempos e de custos
-
oferecer noções
práticas e dicas sobre como estruturar uma aula on-line baseada
na Internet, identificando os vários elementos que compõem
uma aula e discutindo os principais fatores de eficácia de uma aula
on-line.
Depois de terminar
este módulo, o aluno será capaz de:
Aula 1:
-
Definir o que é
planejamento e justificar sucintamente porque é necessário
elaborar um plano e desenvolver um planejamento;
-
listar e definir brevemente
quais são as fases de planejamento e implementação
de um curso: plano, desenvolvimento, implementação, gerenciamento
e avaliação;
-
definir o que é
o plano de um curso e especificar quais são suas finalidades;
-
explicar quais são
as seis questões básicas que devem ser respondidas por um
plano, e qual a seqüência utilizada para respondê-las;
-
listar os elementos
que devem ser incluidos em um plano (seções), tanto específicas
do curso, quanto as relativas ao desenvolvimento e implementação,
e explicar brevemente qual é a finalidade de cada elemento;
-
discutir como deve ser
especificado o público-alvo, quais são os possíveis
pontos relativos aos pré-requisitos, e como planejar para que os
mesmos sejam assegurados no processo de seleção;
-
identificar os vários
eixos de classificação de um curso on-line, quanto ao nível,
tecnologia de disponibilização e grau de presencialidade;
-
identificar os elementos
básicos relativos à carga horária de um curso a distância,
e realizar um cálculo estimativo de carga de um curso composto de
várias atividades de aprendizado; (veja
exercício)
-
identificar e definir
brevemente o papel de cada elemento da equipe de instrução
e suporte (docente, tutor, técnico de suporte, etc.);
-
explicar a necessidade
de se planejar a estrutura e a organização de um curso, bem
como o significado desses termos;
-
esquematizar um exemplo
de uma estrutura modular hierárquica para um curso a distância
(home page/módulos/aulas/recursos);
Aula 2:
-
definir o que é
design instrucional, que pergunta básica responde, e quais são
os elementos principais de planejamento envolvidos;
-
explicar quais são
os fatores psicopedagógicos mais importantes no design instrucional;
-
definir o que é
uma unidade de aprendizado (UA) e suas características principais;
-
definir o que são
objetivos específicos de uma UA, e os critérios básicos
de como devem ser especificados;
-
dar dez exemplos, no
mínimo, de verbos usados para definir objetivos específicos,
tanto no domínio cognitivo quanto no domínio psicomotor;
-
apresentar de forma
sumária os principais conceitos relativos à liberaçào
de módulos ou UAs em um curso a distância:
-
progressividade simultânea
versus seqüencial; conceito, vantagens, desvantagens
-
formas de transição
seqüencial: controlado por eventos, controlado por tempo e misto,
vantagens e desvantagens
-
listar quais são
as metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser colocadas no planejamento
de um curso a distância
-
descrever quais são
os fatores que condicionam as metodologias didáticas a serem usadas;
-
descrever quais são
as metodologias sistemáticas de projeto mais usadas para calcular
tempos e custos;
-
realizar o cálculo
PERT/CPM de um projeto simples de desenvolvimento de um curso, com no mínimo
cinco eventos; e desenhar um gráfico de Gannt para este mesmo projeto;
(veja exercício)
-
identificar os principais
parâmetros de estimativa de tempos e custos de um curso a distância
relativos aos diversos tipos de atividade; e ser capaz de realizar o cálculo
de um cálculo para um curso exemplo; (veja
exercício)
-
especificar o planejamento
necessário e os fatores envolvidos na conversão de material
didático presencial para o formato a distância.
Aula 3:
-
listar e identificar
todos passos a serem seguidos no desenvolvimento de um módulo;
-
conceituar quais são
os níveis de habilidade cognitiva que o aluno deverá alcançar
em um módulo, exemplificando cada um (conhecimento, compreensão,
aplicação, análise, síntese, avaliação);
-
descrever quais são
as estratégias de aprendizagem a ser usada em um curso com respeito
ao tipo a ser elaborado (aquisição do conhecimento, raciocínio
indutivo, dedutivo, analógico, psicomotor, mistos;
-
especificar quais são
os tipos de unidades instrucionais que podem ser incluidas em um módulo;
-
demonstrar conhecer
os elementos mais importantes da comunicação on-line efetiva,
do aprendizado ativo e dos fatores de sucesso de um módulo on-line;
-
implementar uma pequena
aula expositiva à distância, usando PowerPoint, demonstrando
no mesmo ter seguido os principios básicos de elaboração
de bons slides; e converter os slides para um formato disponível
na Internet (HTML) (veja exercício)
-
descrever os fatores
de sucesso educacional do módulo e as unidades de avaliação
da aprendizagem;
-
Identificar e descrever
quais são os métodos de avaliação do aprendizado
que podem ser usados em um curso a distância
Recomendamos que você
auto-avalie
seu conhecimento após as aulas, verificando se foi capaz
de atingir os objetivos acima.
Primeiramente assista
à aula expositiva com o show de slides,
(não se esquecendo de ler os textos de anotações).
Em seguida leia os textos de embasamento
abaixo relacionados.
Recomendamos também
ler os textos de aprofundamento, especialmente
se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não
tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico.
Veja também os recursos na Internet,
que poderão ser úteis para o desenvolvimento dos seus trabalhos
práticos.
Finalmente, realize
e entregue os exercícios propostos e realiza as atividades de avaliação.
Aula
1: Planejamento de um Curso On-Line. Parte I
Renato M.E. Sabbatini
e Silvia Helena Cardoso. Show com 35 slides
Aula
2: Planejamento de um Curso On-Line. Parte II
Renato M.E. Sabbatini
e Silvia Helena Cardoso. Show com 42 slides
Aula
3: Como Preparar e Estruturar um Módulo de Ensino a Distância
Renato M.E. Sabbatini
e Silvia Helena Cardoso. Show com 35 slides
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Tips
on Creating Web-based Presentation from Powerpoint Slides
On-Line
Courses: Tips For Making Them Work
Leituras
de Aprofundamento: |
Paradigms
for On-Line Learning: A Case Study in the Design and Implementation of
an Asynchronous Learning Networks (ALN) Course
John R. Bourne, Eric McMaster, Jennifer
Rieger, and J. Olin Campbell.
J. Asynchronous Learning Network,
Volume 1, Issue 2 - August 1997
Teaching
with the Web: Methods of On-line Delivery.
University of New South Wales, Australia
Presenters
On-Line Magazine
Site com muitos recursos para apresentações,
como modelos e clip-art para
PowerPoint, dicas técnicas, artigos,
etc.
PowerPoint
Tips and Tricks
Responda ao questionário
de auto-avalie seu conhecimento. E
lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado
neste módulo pela sua participação nos debates e nas
tarefas solicitadas.
Realize e entregue
por email os seguintes exercícios:
Exercício
1: Calcule a carga horária a ser dispendida pelo aluno, o tempo
de desenvolvimento a ser dispendido pelo professor, e o custo total a ser
incorrido, usando free-lancers para a criação total de um
módulo de um curso on-line constando dos seguintes elementos:
-
1 show de 32 slides,
sendo 3 gráficos, todos com comentários, convertido para
a Internet
-
2 textos próprios,
com 5 e 10 páginas, respectivamente
-
1 texto recomendado,
disponível na Internet, com 10 páginas
-
10 links na Internet,
recomendados após exame pelo professor
-
2 exercícios
com 2 ítens cada
-
1 questionário
de avaliação formativa com 10 itens
-
1 home-page com um roteiro
do módulo, contendo 2 telas de 2000 caracteres cada.
Faça um fluxograma
PERT das fases necessárias para desenvolver o curso acima, e faça
um gráfico de Gannt com as mesmas devidamente quantificadas em tempo. |
Exercício
2: implemente uma pequena aula expositiva à distância
(mínimo de 10 slides), usando PowerPoint, demonstrando no mesmo
ter seguido os principios básicos de elaboração de
bons slides; e converter os slides para um formato disponível na
Internet (HTML) |
Para saber as tarefas
que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados,
visite Trabalhos e Notas.
[Página
Inicial] [Programa] [Roteiro
de estudo] [Biblioteca]
[Corpo
Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto
Edumed