Definir
o que é planejamento e justificar sucintamente porque é necessário
elaborar um plano e desenvolver um planejamento;
listar
e definir brevemente quais são as fases de planejamento e implementação
de um curso: plano, desenvolvimento, implementação, gerenciamento
e avaliação;
definir
o que é o plano de um curso e especificar quais são suas
finalidades;
explicar
quais são as seis questões básicas que devem ser respondidas
por um plano, e qual a seqüência utilizada para respondê-las;
listar
os elementos que devem ser incluidos em um plano (seções),
tanto específicas do curso, quanto as relativas ao desenvolvimento
e implementação, e explicar brevemente qual é a finalidade
de cada elemento;
discutir
como deve ser especificado o público-alvo, quais são os possíveis
pontos relativos aos pré-requisitos, e como planejar para que os
mesmos sejam assegurados no processo de seleção;
identificar
os vários eixos de classificação de um curso on-line,
quanto ao nível, tecnologia de disponibilização e
grau de presencialidade;
identificar
os elementos básicos relativos à carga horária de
um curso a distância, e realizar um cálculo estimativo de
carga de um curso composto de várias atividades de aprendizado;
identificar
e definir brevemente o papel de cada elemento da equipe de instrução
e suporte (docente, tutor, técnico de suporte, etc.);
explicar
a necessidade de se planejar a estrutura e a organização
de um curso, bem como o significado desses termos;
esquematizar
um exemplo de uma estrutura modular hierárquica para um curso a
distância (home page/módulos/aulas/recursos);
definir
o que é design instrucional, que pergunta básica responde,
e quais são os elementos principais de planejamento envolvidos;
explicar quais são
os fatores psicopedagógicos mais importantes no design instrucional;
definir o que é
uma unidade de aprendizado (UA) e suas características principais;
definir o que são
objetivos específicos de uma UA, e os critérios básicos
de como devem ser especificados;
dar dez exemplos,
no mínimo, de verbos usados para definir objetivos específicos,
tanto no domínio cognitivo quanto no domínio psicomotor;
apresentar de forma
sumária os principais conceitos relativos à liberaçào
de módulos ou UAs em um curso a distância:
progressividade simultânea
versus seqüencial; conceito, vantagens, desvantagens
formas de transição
seqüencial: controlado por eventos, controlado por tempo e misto,
vantagens e desvantagens
listar quais são
as metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser colocadas no planejamento
de um curso a distância
descrever quais
são os fatores que condicionam as metodologias didáticas
a serem usadas;
descrever quais
são as metodologias sistemáticas de projeto mais usadas para
calcular tempos e custos;
realizar o cálculo
PERT/CPM de um projeto simples de desenvolvimento de um curso, com no mínimo
cinco eventos; e desenhar um gráfico de Gannt para este mesmo projeto;
identificar os principais
parâmetros de estimativa de tempos e custos de um curso a distância
relativos aos diversos tipos de atividade; e ser capaz de realizar o cálculo
de um cálculo para um curso exemplo;
especificar o planejamento
necessário e os fatores envolvidos na conversão de material
didático presencial para o formato a distância
listar e identificar
todos os passos no desenvolvimento de um módulo;
conceituar quais
são os níveis de habilidade cognitiva que o aluno deverá
alcançar em um módulo, exemplificando cada um (conhecimento,
compreensão, aplicação, análise, síntese,
avaliação);
descrever quais
são as estratégias de aprendizagem a ser usada em um curso
com respeito ao tipo a ser elaborado (aquisição do conhecimento,
raciocínio indutivo, dedutivo, analógico, psicomotor, mistos);
especificar quais
são os tipos de unidades instrucionais que podem ser incluidas em
um módulo;
demonstrar conhecer
os elementos mais importantes da comunicação on-line efetiva,
do aprendizado ativo e dos fatores de sucesso de um módulo on-line;
implementar uma
pequena aula expositiva à distância, usando PowerPoint, demonstrando
no mesmo ter seguido os principios básicos de elaboração
de bons slides; e converter os slides para um formato disponível
na Internet (HTML)
descrever os fatores
de sucesso educacional do módulo e as unidades de avaliação
da aprendizagem;
Identificar e descrever
quais são os métodos de avaliação do aprendizado
que podem ser usados em um curso a distância