Home Page Instituto Edumed

Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Questionário de Auto-Avaliação
Módulo 7
Planejamento e Implementação de um Curso a Distância

A lista abaixo contém todos os objetivos educacionais da aula. Clique sobre a caixa ao lado do objetivo o qual você se auto-avalia como tendo atingido em pelo menos 70%. Preencha seu nome e email. Ao final desta página, encontrará um botào, para enviar o resultado para o professor. Obrigado!

Clique aqui para o roteiro da aula


Nome 
Email 

Após ter completado esta aula, você se sente capaz de:
 
 
Definir o que é planejamento e justificar sucintamente porque é necessário elaborar um plano e desenvolver um planejamento;
listar e definir brevemente quais são as fases de planejamento e implementação de um curso: plano, desenvolvimento, implementação, gerenciamento e avaliação;
definir o que é o plano de um curso e especificar quais são suas finalidades;
explicar quais são as seis questões básicas que devem ser respondidas por um plano, e qual a seqüência utilizada para respondê-las;
listar os elementos que devem ser incluidos em um plano (seções), tanto específicas do curso, quanto as relativas ao desenvolvimento e implementação, e explicar brevemente qual é a finalidade de cada elemento;
discutir como deve ser especificado o público-alvo, quais são os possíveis pontos relativos aos pré-requisitos, e como planejar para que os mesmos sejam assegurados no processo de seleção;
identificar os vários eixos de classificação de um curso on-line, quanto ao nível, tecnologia de disponibilização e grau de presencialidade;
identificar os elementos básicos relativos à carga horária de um curso a distância, e realizar um cálculo estimativo de carga de um curso composto de várias atividades de aprendizado;
identificar e definir brevemente o papel de cada elemento da equipe de instrução e suporte (docente, tutor, técnico de suporte, etc.);
explicar a necessidade de se planejar a estrutura e a organização de um curso, bem como o significado desses termos;
esquematizar um exemplo de uma estrutura modular hierárquica para um curso a distância (home page/módulos/aulas/recursos);
definir o que é design instrucional, que pergunta básica responde, e quais são os elementos principais de planejamento envolvidos;
explicar quais são os fatores psicopedagógicos mais importantes no design instrucional;
definir o que é uma unidade de aprendizado (UA) e suas características principais;
definir o que são objetivos específicos de uma UA, e os critérios básicos de como devem ser especificados;
dar dez exemplos, no mínimo, de verbos usados para definir objetivos específicos, tanto no domínio cognitivo quanto no domínio psicomotor;
apresentar de forma sumária os principais conceitos relativos à liberaçào de módulos ou UAs em um curso a distância: 
  • progressividade simultânea versus seqüencial; conceito, vantagens, desvantagens
  • formas de transição seqüencial: controlado por eventos, controlado por tempo e misto, vantagens e desvantagens
listar quais são as metodologias de ensino e aprendizagem que podem ser colocadas no planejamento de um curso a distância
descrever quais são os fatores que condicionam as metodologias didáticas a serem usadas;
descrever quais são as metodologias sistemáticas de projeto mais usadas para calcular tempos e custos;
realizar o cálculo PERT/CPM de um projeto simples de desenvolvimento de um curso, com no mínimo cinco eventos; e desenhar um gráfico de Gannt para este mesmo projeto;
identificar os principais parâmetros de estimativa de tempos e custos de um curso a distância relativos aos diversos tipos de atividade; e ser capaz de realizar o cálculo de um cálculo para um curso exemplo;
especificar o planejamento necessário e os fatores envolvidos na conversão de material didático presencial para o formato a distância
listar e identificar todos os passos no desenvolvimento de um módulo;
conceituar quais são os níveis de habilidade cognitiva que o aluno deverá alcançar em um módulo, exemplificando cada um (conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese, avaliação);
descrever quais são as estratégias de aprendizagem a ser usada em um curso com respeito ao tipo a ser elaborado (aquisição do conhecimento, raciocínio indutivo, dedutivo, analógico, psicomotor, mistos);
especificar quais são os tipos de unidades instrucionais que podem ser incluidas em um módulo;
demonstrar conhecer os elementos mais importantes da comunicação on-line efetiva, do aprendizado ativo e dos fatores de sucesso de um módulo on-line;
implementar uma pequena aula expositiva à distância, usando PowerPoint, demonstrando no mesmo ter seguido os principios básicos de elaboração de bons slides; e converter os slides para um formato disponível na Internet (HTML)
descrever os fatores de sucesso educacional do módulo e as unidades de avaliação da aprendizagem;
Identificar e descrever quais são os métodos de avaliação do aprendizado que podem ser usados em um curso a distância



[Página Inicial] [Programa] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed