Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 3 - Aulas 1, 2 e 3
As Bases Tecnológicas da Educação a Distância
 

Renato M.E. Sabbatini, PhD
Volte sempre a este módulo. Periodicamente
ele é atualizado. 

[Aula Anterior | Índice de Módulos | Próxima Aula ]

[ Objetivos gerais | Objetivos Específicos |Roteiro de Estudo | Aula Expositiva |
| Leituras Básicas | Leituras de Aprofundamento | Sites na Internet | Software | Chat | Avaliação ]


Objetivos Gerais

O objetivo desta aula é elaborar o conhecimento do aluno sobre a Internet, suas tecnologias e serviços básicos atuais, com a finalidade de servir de embasamento para os módulos aplicativos subseqüentes. Esta aula é opcional para o aluno que seja capaz de identificar sua proficiência nos objetivos educacionais específicos abaixo. São apresentados os tópicos: como funciona a Internet, a WWW, Browsers, Plug-Ins,E-Mail; Chat; Listas; Newsgroups, áudio e vídeo, animações gráficas. Onde achar software para implementar o acesso às diversas funções da Internet.

Este módulo destina-se aos alunos que acham que têm ainda pouca base a respeito do funcionamento da Internet, mas é recomendado mesmo para os alunos mais avançados, com a finalidade de sistematizar alguns desses conhecimentos.
 
Objetivos Específicos

Depos de terminar esta aula, o aluno será capaz de:

    1. Definir o que são redes de computadores e descrever os seus vários tipos,
    2. Definir o que é uma rede de comutação de pacotes e explicar como funciona, através de diagramas
    3. Listar as principais características definidoras do que é a Internet, discorrer brevemente sobre seu histórico
    4. Apresentar dados sobre o crescimento e distribuição nacional e mundial da Internet
    5. Discorrer sobre a conectividade do Brasil e o histórico da Internet no pais.
    6. Definir o que é um protocolo de rede, e descrever brevemente quais são os principais tipos de protocolos usados atualmente na Internet
    7. Explicar o que é uma arquitetura cliente-servidor e como funciona,
    8. Identificar as prinicipais maneiras com que se pode conectar à Internet;
    9. Definir o que é, quais são suas funções e descrever como funciona:
    10. Explicar como funciona o protocolo HTTP, o que é um endereço URL
    11. Definir o que é o HTML e descrever como funciona o hipertexto
    12. Identificar quais são os diferentes formatos de texto, imagens, áudio e vídeo usados na produção de material para a Internet, explicando como podem ser visualizados pelos browsers
    13. Definir e explicar brevemente o que é streaming e como funciona
    14. Definir o que são tecnologias push e pull e como funcionam
Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após a aula, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Primeiramente assista aos shows de slides  (não se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer anotações). Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados. Para aprender de uma forma mais sistemática os recursos principais da Internet, recomenda-se também assistir ao Curso On-Line.

Recomendamos também ler os textos de aprofundamento, especialmente se você se interessa pelos temas tratados ou acha que não tem conhecimento formal em nível suficiente naquele tópico. Todos os artigos têm abundantes exemplos e links em saúde e medicina. Visite também os sites recomendados, para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador os artigos mais interessantes para posterior leitura. Muitos dos softwares de acesso e uso dos vários serviços da Internet também podem ser encontrados gratuitamente. Os textos são classificados com estrelas (), conforme a qualidade/prioridade.

Um "Glossário da Internet", da Revista Intermedic apresenta as definições dos termos mais comuns presentes nessas tecnologias. Alguns desses artigos apresentam uma visão geral das aplicações da Internet em Medicina, os quais você também deverá ler, se não tem uma idéia mais concreta a respeito.

Está programada também para esta aula, um "chat" de resolução de dúvidas sobre o material tratado, em nossa classe virtual do eGroups.

Finalmente, realize as atividades de avaliação do seu aprendizado. E lembre-se que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.
 
 
Aula Expositiva

Atenção: você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar os arquivos PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão de comando com a letra A.
 
Leituras Básicas

Tutorial On-Line

Artigos
Leituras de Aprofundamento:

Apostilas e Aulas

Livros On-Line

Livros Impressos
Sites na Internet

Os recursos abaixo dizem respeito à Internet aplicada à Medicina e Saúde. Contribua você também com recomendações sobre sites nesse tena, entrando no setor correspondente a Links da nossa lista de discussão em eGroups!

Sociedades

Congressos

Cursos

Revistas

Referências
Software

Quase todo os softwares mencionados nas aulas deste módulo poderão ser baixados do site Tucows.
Você precisará a marioria deles para as aulas práticas seguintes do curso. Abaixo são recomendados os melhores. Todos os programas são freewares para MS Windows 95/98. Depois de baixar os softwares, instale-os. Os plug-ins Adobe Acrobat Reader, Microsoft Word 97 Viewer, Microsof PowerPoint 97 Viewer, RealPlayer 8 e ShockWave Flash deverão ser instalados também no seu browser atual (IExplorer e/ou Netscape), para uso posterior durante o curso.

Nota: os links acima estão utilizando a versão espelho do Tucows residente no provedor MPC BBS de Campinas. Os marcados com * são descarregados do site original (Microsot, Real.Com, etc.)
 
Chat

Dia: 4/06/2001
Horário: 22 horas de Brasilia
Duração: 1 hora e meia
Local: Sala de Chat do Curso EDU-002
 
Avaliação

Para avaliar seus conhecimentos depois de ter feito este módulo, responda ao Questionário de Avaliação Formativa.

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.



[Página Inicial] [Programa] [Roteiro de estudo] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]

Copyright © 2001 Instituto Edumed
Atualizado em 3/6/2001