Curso de Extensão Universitária

Introdução à
História da Neurociência

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Aula II: A Descoberta da Bioeletricidade

Objetivo Geral

Este módulo tem por objetivo geral apresentar e discutir o desenvolvimento histórico dos conhecimentos científicos experimentais sobre os mecanismos de funcionamento bioelétrico do sistema nervoso, a partir do final do século XVIII, até a primeira metade dos anos 50 do século XX.

Objetivos Específicos

Após ter completado este módulo, o aluno será capaz de:

  1. Identificar o modelo físico predominante usado pela ciência até a primeira metade do século XVIII para explicar o funcionamento do sistema nervoso e dar exemplos tirados de René Descartes.
  2. Explicar porque houve uma mudança radical do paradigma físico para os modelos de funcionamento dos seres vivos, da mecânica para a eletricidade, listando os motivos ou eventos principais que levaram a essa mudança
  3. Identificar os principais progressos técnicos que ocorreram na segunda metade do século XVIII, primeira metade do século XIX, segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX que permitiram a realização de experimentos biofísicos com tecidos animais na área de bioeletricidade; e a principal contribuição metodológica de cada um
  4. Descrever o papel de Luigi Galvani e seus experimentos em eletricidade animal no final do século XVIII para a mudança desse paradigma. Dissertar sobre a natureza da polêmica entre Galvani e Volta, e como ela foi resolvida
  5. Identificar os principais pioneiros no estudo científico da bioeletricidade e dos potenciais de ação na segunda metade do século XIX (Matteucci, du Bois Reymond, von Helmholtz, Bernstein), e quais foram suas principais contribuições
  6. Descrever a descoberta das ondas elétricas cerebrais (eletroencefalograma) por Hans Berger
  7. Relacionar e descrever brevemente as contribuições principais à eletrofisiologia axonal feitos por Erlanger, Gasser, Adrian, Hodgkin e Huxley, no século XX.
  8. Descrever concisamente o estado atual do conhecimento sobre o funcionamento da origem e transmissão dos impulsos bioelétricos nas células nervosas

Roteiro de Estudo Recomendado

  1. Assista a aula expositiva em rempo real, no formato de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando o show de slides disponível no site:
  2. Leia o artigo recomendado básico:
  3. Explore os seguintes artigos e recursos da Internet para aprofundamento:
  4. Participe do fórum de discussão no site do curso. 

    Avaliação do Aprendizado

  5. Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
  6. Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio do curso.


Copyright 2003 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e distribuição sem a autorização por escrito do autor

Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde