Curso de Extensão Universitária
Introdução à
História da Neurociência
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas
Aula II: A Descoberta da Bioeletricidade
Objetivo Geral
Este módulo tem por objetivo geral apresentar
e discutir o desenvolvimento histórico dos conhecimentos científicos experimentais sobre os mecanismos
de funcionamento bioelétrico do sistema nervoso, a partir do final do século XVIII, até a
primeira metade dos anos 50 do século XX.
Objetivos Específicos
Após ter completado este módulo,
o aluno será capaz de:
- Identificar o modelo físico predominante
usado pela ciência até a primeira metade do século XVIII para explicar o funcionamento do sistema
nervoso e dar exemplos tirados de René Descartes.
- Explicar porque houve uma mudança radical
do paradigma físico para os modelos de funcionamento dos seres vivos, da mecânica para a eletricidade,
listando os motivos ou eventos principais que levaram a essa mudança
- Identificar os principais progressos técnicos
que ocorreram na segunda metade do século XVIII, primeira metade do século XIX, segunda metade do
século XIX e primeira metade do século XX que permitiram a realização de experimentos
biofísicos com tecidos animais na área de bioeletricidade; e a principal contribuição
metodológica de cada um
- Descrever o papel de Luigi Galvani e seus experimentos
em eletricidade animal no final do século XVIII para a mudança desse paradigma. Dissertar sobre a
natureza da polêmica entre Galvani e Volta, e como ela foi resolvida
- Identificar os principais pioneiros no estudo
científico da bioeletricidade e dos potenciais de ação na segunda metade do século
XIX (Matteucci, du Bois Reymond, von Helmholtz, Bernstein), e quais foram suas principais contribuições
- Descrever a descoberta das ondas elétricas
cerebrais (eletroencefalograma) por Hans Berger
- Relacionar e descrever brevemente as contribuições
principais à eletrofisiologia axonal feitos por Erlanger, Gasser, Adrian, Hodgkin e Huxley, no século
XX.
- Descrever concisamente o estado atual do conhecimento
sobre o funcionamento da origem e transmissão dos impulsos bioelétricos nas células nervosas
Roteiro de Estudo Recomendado
- Assista a aula expositiva em rempo real, no formato
de vídeo em RealMedia disponível no site do curso. Revise a matéria, se necessário, acessando
o show de slides disponível no site:
- Leia o artigo recomendado básico:
- Sabbatini, R.M.E.: A Descoberta da Bioeletricidade. Revista Cérebro & Mente No. 6, Jun/Ago 1998.
- Material didático básico sobre o
funcionamento do neurônio e eletrofisiologia:
- Cardoso, SH e Sabbatini, RME: Como
Funcionam as Células Nervosas (I).
Revista Cérebro & Mente,
No. 9, Jun/Out 1999.
- Cardoso, SH, Melo, LC e Sabbatini, RME: Como
Funcionam as Células Nervosas (II).
Revista Cérebro & Mente,
No.10, Jan/Mar 2000.
- Cardoso, SH: Comunicação entre as Células Nervosas. Revista Cérebro & Mente, No. 12, Fev/Mai 2001.
- Explore os seguintes artigos e recursos da Internet
para aprofundamento:
- Bioelectricity
History Timeline
- Channels,
Ions and Excitable Membranes. A
Historical Perspective of the Biophysics of Excitability in Neurons. Society for Neuroscience.
- The Origins of Electrobiology.
In: Electromagnetism & Life By Robert O. Becker and Andrew A. Marino [cópia local]
- History of Bioelectricity [também há uma cópia local]
- Electricity in Life:
A Bibliography of Secondary Literature on the History of Electricity and Magnetism in Medicine and the Life Sciences.
Compiled by David J. Rhees, Eric Boyles, and Mary Anne Andrei, 2001
- The Controversy of Animal Electricity in Eighteenth Century in Italy: Galvani, Volta and
Others. Por Walter Bernardi [cópia local]
- Biografias: Galvani, Volta, Du Bois-Reymond,
Bernstein,
Adrian,
Hodgkin,
Huxley,
Erlanger,
Gasser.
Especialmente, leia o artigo da Encyclopaedia Britannica sobre Galvani [cópia
local]. Também há
algumas biografias no site da SFN.
- Também são uma leitura sempre interessante,
do ponto de vista histórico. os discursos de aceitação dos cientistas eminentes que receberam
prêmios Nobel de Medicina e Fisiologia nesta área correlata. Estão disponíveis no site
da Nobel Foundation:
- Sobre o modelo hidráulico: ver The
Brain, The Nerve and the Hydraulic Analogy
- Participe do
fórum de discussão no site do curso.
Avaliação do Aprendizado
- Responda ao questionário de auto-avaliação do aprendizado e envie-o ao professor;
- Responda ao questionário de avaliação formativa. Você receberá a resposta correta pelo correio
do curso.
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Instituto
Edumed para Educação em Medicina e Saúde