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Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Perguntas Mais Freqüentes
[FAQ]
Índice de Perguntas

Como posso mudar minha senha de acesso ao curso?

Você não pode mudá-la por enquanto. Peça para o coordenador do curso.
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Existe algum requisito quanto ao tipo e configuração do computador a ser usado no curso?

O ideal é um computador Pentium com boa memória (32 Mb pelo menos), kit de multimídia (som e CD-ROM) e conexão à Internet com pelo menos modem de 56 Kbps. Veja as Instruções de Estudo.
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Qual programa de acesso devo usar: Netscape ou Internet Explorer?

Tanto faz. O curso foi feito para os dois, desde que sejam com versão superior a 4. Versões anteriores podem não funcionar bem com Java, que é necessário para os questionários on-line e sala de chat. Se não funcionar, verifique no menu, nas "Opções da Internet" (Internet Explorer), ou "Preferências" (Netscape) se o uso de scripts em Java está habilitado.
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Como devo fazer para instalar os plug-ins necessários para o curso?

Na primeira aula em que eles forem utilizados, você deve baixá-los em seu computador, e depois instalá-los, de acordo com as instruções. Na Biblioteca você encontrará desde o começo os principais plug-ins recomendados para o curso, que são:
  • Adobe Acrobat PDF Reader
  • Real Audio Player 8
  • Shockwave Flash
  • Media Player 7
  • MS Word Viewer (se você não tem o MS Office na sua máquina)
  • MS PowerPoint Viewer (idem)
Estes programas também podem ser encontrados no CD-ROM que você receberá.
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Qual é a melhor hora para estudar?

Depende de você e do seu tempo livre, mas recomendamos que tenha pelo menos uma a duas horas livres, duas ou três vezes por semana, em horário em que o tráfego da Internet esteja leve, quando for acessar o site do curso. Para evitar custos maiores e muita demora no acesso aos sites, recomendamos que baixe os artigos e shows de slides em seu computador, para poder ler e estudar com calma depois.
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Como os professores ficam sabendo que eu estou entrando no site do curso?

Nossos servidores dispõe de um sistema de estatísticas de acompanhamento das entradas no site.
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Em que condições posso copiar os shows de slides e artigos disponíveis nos sites?

Todos os materiais didáticos disponíveis no site são protegidos por copyright, e não podem ser comercializados, republicados, etc. A lei geralmente permite que se faça uma cópia em seu computador ou em impressora, para seu próprio uso, portanto não precisa se preocupar.
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Qual é a melhor maneira de visualizar um show de slides?

A melhor maneira é baixar o arquivo PPT (PowerPoint) e visualizá-lo em modo "anotações", em que se visualiza simultaneamente o slide e o texto de comentários escrito pelo professor. Escolha o zoom mais confortável para seu caso. Se não quiser fazer isso, a segunda melhor maneira é visulaizar diretamente na Web. Para ir mais rápido, escolha a versão alfanumérica, e não a gráfica, voltando a visualizar os slides gráficos apenas quando tiverem algum esquema ou ilustração. Não use o PowerPoint Viewer para esta maneira, pois ele não mostra as anotações/comentários de cada slide.
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Existe algum lugar onde posso achar todos os emails trocados com os participantes?

Sim, todas as discussões através da lista de discussão ficam armazenadas permanentemente na Web, no site do curso no sistema eGroups.
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Quando devo enviar uma pergunta para a lista de discussão e quando para o instrutor diretamente?

Envie para o instrutor apenas quando for um assunto pessoal, entre você e o instrutor, ou alguma dificuldade que pensa não ser de interesse geral dos outros alunos. Qualquer outra dúvida ou pergunta, ou comentário sobre a matéria ou de interesse para todos deve ser feita através da lista de discussão.
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Como posso me inscrever no eGroups para acessar a lista de discussão na Web?

Existe um pequeno tutorial on-line que explica como fazer.

A lista de discussão continuará depois do curso?

Sim, ela ficará permanentemente disponível para que os alunos continuem a interagir entre si e com os instrutores, trocando experiências, novidades, notícias, etc. Mas você poderá por você mesmo sair a qualquer momento da lista, mandando um email com o comando de unsubscribe (veja o site do curso para maiores detalhes quanto ao endereço a ser usado.
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Posso usar a sala de bate-papo para reuniões com outros alunos?

Sim, pode, desde que você marque antecipadamente horário de reunião (tomando cuidado com as diferenças de fuso horário), e sabendo também que não existe privacidade em relação aos demais participantes do grupo. Pessoas não inscritas no curso não poderão entrar ou observar o chat.
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Como posso salvar as discussões que ocorreram no "chat"?

Existe um botão denominado "Text" que copia todo o conteúdo da tela. Em seguida você pode cortar e colar dentro de um processador de textos. Nos "chats" oficiais do curso o professor mesmo se encarregará disso e publicará o conteúdo do chat posteriormente no site.
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A presença nos "chats" é obrigatória?

Sim. Ausências devem ser justificadas previamente através do email pessoal do professor. Procure ser pontual na sua entrada em chat, pois como acontece com uma classe real, você terá perdido uma parte da discussão ao chegar atrasado.
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O que devo fazer se não conseguir entrar no "chat" na hora marcada?

Se for um problema técnico, cheque se o seu software de navegação não está com versão anterior à 4 ou está com scripts Java desabilitados. Se for um problema de provedor, é bom saber que algums provedores impedem o uso de chats devido ao uso de proteção de segurança ("firewalls"). Nesse caso, entre em contato com o suporte técnico de seu provedor ou rede local. Se for um problema de queda da Internet no momento do chat, isso é considerado como falta justificada.
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O que devo fazer se meu endereço de email mudar?

Para a entrada no site do curso isso não fará diferença. Para o intercâmbio com o professor, basta avisá-lo do novo endereço. Para a lista de discussão, a melhor maneira é retirar-se da lista (comando unsubscribe) e imediatamente solicitar nova assinatura com novo email. Se não souber como fazer isso, solicite ao professor que o faça. Mas lembre-se que precisará assinar-se como novo usuário do eGroups, com o novo email, e isso só você pode saber. Entre em http://br.egroups.com
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Como posso entregar os trabalhos pedidos pelos professores?

A melhor maneira é como anexo ("attachment") de correio eletronico, diretamente para o endereço do professor (não mande para a lista!).
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Qual é o prazo que eu tenho para terminar o curso?

Veja a seção de "Prazos" no site do curso.
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Quando receberei o CD-ROM que acompanha o curso?

Para os que estão inscritos no curso presencial, será logo ao chegarem para o primeiro dia do curso. Os inscritos no curso a distância receberão ao final do curso ou após terem pagado todas as parcelas da taxa de inscrição, o que for primeiro.  Caso você queira receber antes, envie um pedido para o professor. Todos os materiais, inclusive softwares, constantes do CD-ROM estão disponíveis on-line no site do curso, por isso não é necessário, a não ser que você tenha uma conexão muito lenta ou pouco confiável à Internet.
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Posso deixar outras pessoas usarem minha senha para verem o curso?

Definitivamente não. Sua senha é pessoal e intransferível, e o curso não é gratuito. Se quiser mostrar algo do curso para alguém, abra a página e mostre, mas sem dar a senha. Caso suspeite que alguém se apossou de sua senha, comunique-nos imediatamente para que possamos mudar.
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Existem versões impressas das apostilas e artigos?

Não fornecemos, nem se você pagar. O mais fácil é imprimir em sua impressora se necessitar de uma versão em papel.
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O que devo trazer para a fase presencial do curso?

Oportunamente o professor dará uma lista, dependendo do curso. Mas geralmente se solicita que o aluno traga material didático referente ao curso prático on-line que terá que desenvolver durante a fase presencial (veja Avaliação)
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Porque as vezes o site pede duas vezes a minha senha de acesso?

É um problema de instabilidade do sistema de proteção de segurança de acesso do nosso servidor. Basta entrar novamente a senha, que funcionará adequadamente.
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Porque às vezes o site dá uma mensagem de erro (acesso impossibilitado)?

Pode ser por vários motivos:
  • No momento o servidor está fora de ação (ocorrência rara). Tente novamente alguns minutos depois
  • O problema ocorre frequentemente com o Internet Explorer, que tem pouca "paciência" (tecnicamente chamado de time-out) para esperar a vinda do arquivo e gera uma mensagem de erro. Neste caso basta clicar no ícone "Atualizar" ou "Reload" da página, ou melhor ainda, pressionar a tecla SHIFT quando for clicar nesses ícones.
  • Se o erro persistir, entre em contato conosco por email. Pode ser que o arquivo esteja faltando mesmo, ou o link esteja com defeito.
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Quem emite o certificado do curso? Qual é a sua validade?

Veja a seção informativa sobre certificação.
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Porque às vezes uma página do curso que foi atualizada continua aparecendo do mesmo jeito?

Isso acontece porque provavelmente o site do curso aí no seu computador está no cache (do francês cachet, apanhador, guardador), uma memória intermediária localizada no disco do seu computador e usada pelo browser (Internet Explorer ou Netscape) para armazenar arquivos de sites já visitados, de modo que páginas da Internet, ao serem acessadas uma vez, seus arquivos com textos e imagens são descarregados para esta memória e, da próxima vez que acessar aquelas páginas, os arquivos aparecem imediatamente por estarem no cache de seu micro e não vindo da Internet (isto facilita e aumenta a agilidade de acesso).

Em casos em que se supõe que foram feitas atualizações recentes de sites, é necessário fazer reload (ou atualização, recarregamento) da página para que os arquivos antigos sejam substituídos pelos atualizados. Proceda da seguinte maneira nestes casos: pressione a tecla "shift" concomintantemente com o ícone "reload" de seu browser (ou a flexa simbolizando recarregar).  

Mas surge uma dúvida: por que alguns conseguiram visualizar e outros não? Porque a memória do cache é apagada a cada x dias automaticamente, ou quando não houver mais espaço. O período máximo em que os arquivos são mantidos no cache é uma opção do browser e o usuário pode definí-la (no Internet Explorer a opção é "Opções da Internet", e no Netscape, "Edit Preferences").
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Como posso salvar um arquivo que aparece em um frame (quadro?)

Existem duas maneiras:
  1. Netscape: clique uma vez com o botão esquerdo em qualquer ponto do quadro. Escolha "Arquivo" (File) no menu. Escolha "Salvar Quadro Como..." (Save Frame As).
    Internet Explorer: Escolha "Arquivo" (File) no menu. Escolha "Salvar como..." (Save As). O Internet Explorer salva todos os quadros nesse modo, inclusive figuras, colocando-as em uma pasta separada.
  2. Netscape: clique uma vez com o botão direito em qualquer ponto do quadro. Escolha no menu flutuante a opção "Abrir em Nova Janela" (Open in New Window). Agora, na nova janela, escolha "Arquivo" (File) no menu, e depois escolha "Salvar como..." (Save As).
    Internet Explorer: Mesmo procedimento.
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