Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 1
Educação em Saúde e Novas Tecnologias
Aula 1
A Necessidade de um Novo Ensino em Saúde

Instrutores:
Silvia Helena Cardoso, PhD e Renato M.E. Sabbatini, PhD
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Objetivos Gerais

O objetivo desta aula é promover uma reflexão no aluno sobre a importância e a necessidade de repensar o ensino em saúde no milênio que se inicia, e como as novas tecnologias da informação como a Internet poderão contribuir nesse processo
 
Objetivos Específicos

Depos de terminar esta aula, o aluno será capaz de:

  1. Descrever a natureza da crise da educação superior em saúde, e identificar os seus principais problemas e repercussões sobre o sistema de assistência em saúde no Brasil
  2. Reconhecer como a progressão geométrica da informação médica impacta a educação e as profissões da saúde, e quais seriam as soluções para esse problema
  3. Propor diversas alternativas para melhorar o equilíbrio entre informação, formação e socialização na educação superior em saúde;
  4. Explicar porque é necessário que o profissional de saúde se torne um aprendiz para toda a vida ("long-life learner")
  5. Descrever qual é o papel da educação continuada na formação do profissional de saúde, os distintos papéis dos níveis de graduação e pós-graduação, e qual é a importância da educação continuada para o generalista e para o especialista
  6. Reconhecer e descrever como as novas tecnologias de informação impactam a educação em saúde, e quais são os fatores que as tornam desejáveis
  7. Listar as principais soluções de reforma do ensino em saúde e como se relacionam com a Internet e outras tecnologias de informação;
  8. Descrever as vantagens das tecnologias a distância para a educação continuada, principalmente para os profissionais clínicos;
  9. Identificar as principais ferramentas cognitivas que a formação em saúde deve fornecer ou treinar o estudante para que ele se torne mais autônomo e um aprendiz por toda a vida;
  10. Identificar as principais iniciativas e organizações envolvidas com a definição e a melhoria do ensino médico no Brasil
  11. Elaborar opiniões e conclusões, de maneira bem informada, sobre os caminhos e o futuro da educação superior em saúde.
Recomendamos que vocêauto-avalie seu conhecimento após a aula, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Primeiramente assista ao show de slides  (não se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer anotações. Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também ler os textos de aprofundamento, que estão em inglês, especialmente se você se interessa pelos temas polêmicos da educação em saúde em nível nacional e internacional. Visite também os sites recomendados, para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador os artigos mais interessantes para posterior leitura.

Está programada também para esta aula, um "chat" de tomada de conhecimento inicial entre os alunos e professores, sem discussão específica programada, em nossa classe virtual.

Finalmente, realize as atividades de avaliação do seu desempenho nesta aula.
 
 
Aula Expositiva
A Necessidade de um Novo Ensino em Saúde, por Silvia Helena Cardoso e Renato M.E. Sabbatini (23 slides)

Atenção: você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar o arquivo PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão de comando com a letra A.
 
Leituras Básicas
Uma Revolução Necessária no Ensino Médico
Serve como um documento para o entendimento dos problemas enfrentados pela educação médica e sociedade em direção ao próximo século. Por Renato M.E. Sabbatini

Educação a Distância no Ensino Superior: Uma Revisão Crítica
Discute as mudanças que estão ocorrendo no ensino superior em geral, e no ensino médico em particular, com a adoção em larga escala da educação a distância. por Renato M.E. Sabbatini

Fechando Escolas de Medicina
Dois artigos publicados em jornal sobre a intenção do Ministério de Educação brasileiro de fechar faculdades de medicina que não atinjam os critérios mínimos de qualidade, e de como a educação a distância e a obrigatoriedade da revalidação dos diplomas médicos pode alterar esse cenário. Por Renato M.E. Sabbatini

Novo Projeto das Diretrizes Curriculares Nacionais Para os Cursos de Graduação em Medicina
Este documento especifica as habilidades e conhecimentos desejados para os médicos, bem como a estruturação e objetivos dos curriculums mínimos a serem oferecidos no curso de graduação da Faculdade de Medicina. Proposto para o MEC pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
 
Leituras de Aprofundamento:
An IUHS Education Analysis: Issues in Medical Education. Medical Education in the Twenty First Century, por Christine McGuire
Este artigo trata de forma abrangente a evolução da educação médica, e quais são os objetivos desejados para o médico do futuro com relação à sua formação, informação e socialização na vivência profissional.

A Century of Reform-- Medical Education's Quiet Revolution To Meet America's Health Care Needs
Um interessantissimo documento da American Association of Medical Colleges, que fala inclusive dos "pacientes virtuais" na educação médica.

A Educação do Futuro
Um artigo no Diário de Minas de Domingos A. Giroletti, baseado em um documento da UNESCO que reflete sobre os diversos "aprenderes" que a educação deve implementar para se tornar uma experiência mais completa e útil.
 
Sites na Internet
American Association of Medical Colleges
Site da principal organização norte-americana de faculdades de medicina. Tem muitos grupos de estudo, inclusive em tecnologia da informação, publicações e encontros.

Associação Brasileira de Educação Médica
A principal organização dos educadores médicos brasileiros, tem um site com muitas informações relativas a projetos, documentos, revista, boletim, etc. Realiza um congresso anual. Entidade formada basicamente por diretores das faculdades de medicina.

RAEM:Rede de Apoio à Educação Médica
A RAEM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que tem como objetivo facilitar os contatos entre instituições, pesquisadores, professores e alunos nos assuntos de aducação médica e fomentar a produção científica sobre educação médica e áreas correlatas.

CINAEM:Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação das Escolas Médicas
O projeto CINAEM reúne entidades representativas ligadas à comunidade acadêmica, universitária e da classe médica; com o objetivo principal de avaliar os componentes da qualidade para a transformação da realidade revelada do ensino médico no Brasil.

Conselho Federal de Medicina
Tem muitas manifestações e publicações a respeito dos problemas da educação médica no Brasil.

Federación Panamericana de Facultades (Escuelas) de Medicina
A FEPAFEM é a organização confederativa que reúne todas as associações de educação médica do hemisfério.

Academia Nacional de Medicina
Associação encarregada de definir para o governo os parâmetros desejáveis da educação médica.
 
Chat

Dia: 7/5/2001
Horário: 20 horas
Duração: 1 hora
Local: Sala de Chat do Curso EDU-002.
 
Avaliação
Para a avaliação através do debate entre os alunos e os professores no webfórum, selecionamos as perguntas abaixo. Após terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos as questões abaixos para serem discutidas. Escolha uma delas:

  1. Há muito tempo as escolas de engenharia resolveram se dividir em áreas (elétrica, mecânica, química, etc.). Não existe mais um escola que integre todas as engenharias. Porque isso não acontece com a medicina? Seria desejável? Imaginem o conhecimento e a prática médica daqui a 50 anos! Como será, na sua opinião, a educação médica na metade do terceiro milênio?
  2. Existem muitas barreiras para que os médicos e outros profissionais de saúde efetivamente participem da educação continuada e da educação da distância no Brasil. Quais seriam as principais, na sua opinião? Como mudar o ensino de saúde de graduação para derrubar essas barreiras? Como levar o profissional de saúde a usar mais as tecnologias de informação no seu dia a dia?
  3. Examine as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médico. Identifique quais os ítens que tem a ver com a adoção de tecnologias de informação nas faculdades?
Escreva um pequeno ensaio respondendo às questões acima, e envie diretamente para o professor por email. Os melhores ensaios serão publicados para que todos leiam (veja, como exemplo, alguns ensaios de alunos de cursos anteriores). Contribua também com links interessantes na Internet sobre o tema da aula, para enriquecer esta página.

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento



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Atualizado em 1/5/2001