Módulo
1
Educação
em Saúde e Novas Tecnologias
Aula 1
A
Necessidade de um Novo Ensino em Saúde
Instrutores:
Silvia Helena
Cardoso, PhD e Renato M.E. Sabbatini, PhD
[Índice
de Aulas | Próxima Aula ]
[ Objetivos gerais | Objetivos Específicos |Roteiro de Estudo | Aula Expositiva | Leituras Básicas | Leituras de Aprofundamento | Sites na Internet | Avaliação ]
Objetivos Gerais |
O objetivo desta
aula é promover uma reflexão no aluno sobre a importância
e a necessidade de repensar o ensino em saúde no milênio que
se inicia, e como as novas tecnologias da informação como
a Internet poderão contribuir nesse processo
Objetivos Específicos |
Depos de terminar esta aula, o aluno será capaz de:
Roteiro de Estudo |
Primeiramente assista ao show de slides (não se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer anotações. Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também ler os textos de aprofundamento, que estão em inglês, especialmente se você se interessa pelos temas polêmicos da educação em saúde em nível nacional e internacional. Visite também os sites recomendados, para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador os artigos mais interessantes para posterior leitura.
Está programada também para esta aula, um "chat" de tomada de conhecimento inicial entre os alunos e professores, sem discussão específica programada, em nossa classe virtual.
Finalmente, realize
as atividades de avaliação
do seu desempenho nesta aula.
Aula Expositiva |
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
o arquivo PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Leituras Básicas |
Educação
a Distância no Ensino Superior: Uma Revisão Crítica
Discute as mudanças que estão
ocorrendo no ensino superior em geral, e no ensino médico em particular,
com a adoção em larga escala da educação a
distância. por Renato M.E. Sabbatini
Fechando
Escolas de Medicina
Dois artigos publicados em jornal sobre
a intenção do Ministério de Educação
brasileiro de fechar faculdades de medicina que não atinjam os critérios
mínimos de qualidade, e de como a educação a distância
e a obrigatoriedade da revalidação dos diplomas médicos
pode alterar esse cenário. Por Renato M.E. Sabbatini
Novo
Projeto das Diretrizes Curriculares Nacionais Para os Cursos de Graduação
em Medicina
Este documento especifica as habilidades
e conhecimentos desejados para os médicos, bem como a estruturação
e objetivos dos curriculums mínimos a serem oferecidos no curso
de graduação da Faculdade de Medicina. Proposto para o MEC
pela Associação Brasileira de Educação Médica
(ABEM)
Leituras de Aprofundamento: |
A
Century of Reform-- Medical Education's Quiet Revolution To Meet America's
Health Care Needs
Um interessantissimo
documento da American Association of Medical Colleges, que fala inclusive
dos "pacientes virtuais" na educação médica.
A
Educação do Futuro
Um artigo no Diário de Minas de
Domingos A. Giroletti, baseado em um documento da UNESCO que reflete sobre
os diversos "aprenderes" que a educação deve implementar
para se tornar uma experiência mais completa e útil.
Sites na Internet |
Associação
Brasileira de Educação Médica
A principal organização
dos educadores médicos brasileiros, tem um site com muitas informações
relativas a projetos, documentos, revista, boletim, etc. Realiza um congresso
anual. Entidade formada basicamente por diretores das faculdades de medicina.
RAEM:Rede
de Apoio à Educação Médica
A RAEM é uma iniciativa da Associação
Brasileira de Educação Médica (ABEM), que tem como
objetivo facilitar os contatos entre instituições, pesquisadores,
professores e alunos nos assuntos de aducação médica
e fomentar a produção científica sobre educação
médica e áreas correlatas.
CINAEM:Comissão
Interinstitucional Nacional de Avaliação das Escolas Médicas
O projeto CINAEM reúne entidades
representativas ligadas à comunidade acadêmica, universitária
e da classe médica; com o objetivo principal de avaliar os componentes
da qualidade para a transformação da realidade revelada do
ensino médico no Brasil.
Conselho
Federal de Medicina
Tem muitas manifestações
e publicações a respeito dos problemas da educação
médica no Brasil.
Federación
Panamericana de Facultades (Escuelas) de Medicina
A FEPAFEM é a organização
confederativa que reúne todas as associações de educação
médica do hemisfério.
Academia
Nacional de Medicina
Associação encarregada de
definir para o governo os parâmetros desejáveis da educação
médica.
Chat |
Dia: 7/5/2001
Horário: 20 horas
Duração: 1 hora
Local: Sala
de Chat do Curso EDU-002.
Avaliação |
Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento