Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 9 - Aula 2
Simulações Biológicas e Clínicas
 

Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini

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Objetivos Gerais

As simulações computadorizadas representam uma das aplicações mais interessantes e criativas da Informática no ensino médico. Existem dois tipos básicos de simulação: 1) biológica: geralmente baseada em modelos matemáticos de sistemas fisiológicos, bioquímicos, etc.; e 2) clínica: simulam a resolução de problemas clínicos, também chamado de "encontro com o paciente". O objetivo deste módulo é estudar e compreender as simulações biológicas e clínicas baseadas em softwares de computador.
 
Objetivos Específicos

Depos de terminar esta aula, o aluno será capaz de:

  1. Demonstrar conhecimento sobre os tipos básicos de simulação computadorizada usados no ensino
  2. Definir o que é modelagem (construção de modelos) e simulação e seu papel no método científico, descoberta e representação de novos conhecimentos, etc.
  3. Diferenciar e definir os diversos tipos de modelos que existem em ciência e como podem ser simulados por computador
  4. Definir e diagramar as etapas do processo de construção de um modelo e desenvolvimento de uma simulação no ensino
  5. Elencar as vantagens do uso da simulação no ensino
  6. Discutir comparativamente as vantagens e desvantagens das diversas abordagens na produção de sistemas de simulação biológica para apoio ao ensino médico
  7. Citar alguns projetos de simulações biológicas existentes no mundo, como exemplo de sua aplicabilidade
  8. Definir o que é simulação clínica e os vários tipos existentes; e qual o seu papel e tipos de aplicações no ensino médico (inclusive em combinação com outros recursos);
  9. Conceituar as formas de interação do aluno com a simulação clínica de acordo com o tipo de feedback duramnte a simulação;
  10. Citar alguns projetos de simulações clínicas existentes no mundo e no Brasil, como exemplo de sua aplicabilidade
  11. Identificar a seqüencia tipica de uma simulação clínica, diferenciando as suas diferentes partes e o que é salto condicionado e incondicionado;
  12. Demostrar conhecimento sobre técnicas básicas de planejamento de simulações clínicas, desenvolvendo um fluxograma para uma simulação clínica curta em qualquer área do conhecimento;
Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após a aula, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Primeiramente leia todos os textos de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também ler os textos de aprofundamento. Visite também os sites recomendados, para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador os exemplos mais interessantes para posterior leitura.

Finalmente, realize as atividades de avaliação.
 
Leituras Básicas

Leituras de Aprofundamento:


Livro recomendado: Physiological Simulation Using Microcomputers. C. Randall, Addison-Wesley, 1980. Este livro está esgotado. Pegar xerox do capítulo relevante com o professor.
 
Sites na Internet

Em cada um desse sites, leia as instruções e o material de background, depois realize alguns experimentos de simulação interativa.

Software
Avaliação

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.

Para saber as tarefas que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados, visite Trabalhos e Notas.



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