Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 9 - Aula 1
Livros, Tutoriais e Atlas Eletrônicos

Prof. Renato M.E. Sabbatini

[Aula Anterior | Índice de Módulos | Próxima Aula ]
 

[ Objetivos gerais | Objetivos Específicos |Roteiro de Estudo |
Leituras Básicas | Leituras de Aprofundamento | Sites na Internet | Software | Avaliação ]


Objetivos Gerais

O objetivo deste módulo é conhecer uma das principais aplicações do computador no ensino médico, os livros eletrônicos, tutoriais, bases de dados de referência, e atlas de imagens e sons. Os livros eletrônicos procuram imitar no computador a organização de um livro em capítulos, texto, imagens, bibliografia e índices, podendo ter navegação linear e não linear. Os tutoriais têm a estrutura de um curso, incluindo um livro eletrônico, recursos audiovisuais mais sofisticados e questionários interativos para avaliar o conhecimento. Finalmente, os bancos de dados e atlas são organizados na forma de repositórios acessíveis por diversos mecanismos, com a finalidade de servir de referência. Nesta aula examinaremos as principais implementações, com muitos exemplos.
 
Objetivos Específicos

Depos de terminar esta aula, o aluno será capaz de:

    1. Descrever as características e principais diferenças entre as seguintes formas de recursos de apoio ao ensino e aprendizado: livro eletrônico, tutorial, base de imagens e base de dados
    2. Caracterizar as seguintes formas de implementação de livros eletrônicos, tutoriais, base de imagens e base de dados: disquetes ou CD-ROMs e sistemas on-line via Internet (em suas várias modalidades)
    3. Identificar e descrever os elementos básicos de organização de um tutorial eletrônico: componentes, segmentação do material, elementos multimídia e sua integração ao texto, navegabilidade e ergonomia, recursos auxiliares.
    4. Identificar e descrever os diferentes tipos de atlas de imagens e como podem ser implementados
    5. Descrever o mecanismo básico de funcionamento e de utilização de um CD-ROM, de um videodisco e de um DVD (Digital Video Disc) para fins instrucionais
    6. Identificar fontes de recursos na Internet onde se podem achar clip-arts, galerias de imagens, sons e vídeos, ícones, etc., para design de livros eletrônicos e tutoriais
    7. Demonstrar ter conhecimento de como localizar CD-ROMs e outros coursewares médicos através da Internet, para fins de avaliação e aquisição.
Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após a aula, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Não há show de slides  nesta aula. Leia os textos de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também ler os textos de aprofundamento. Visite também os sites recomendados, para explorar mais os temas tratados por essa aula, e colocar no seu marcador os artigos mais interessantes para posterior leitura.

Alguns softwares de menor porte que exemplificam essas tecnologias podem ser baixados e você deverá utilizá-los de modo a ganhar experiência com relação a características de projeto e implementação. Todos são de domínio público.

Finalmente, realize as atividades de avaliação.
 
 
Leituras Básicas

Leituras de Aprofundamento:

Se você quiser saber como funcionam os meios eletrônicos off-line para publicação de livros, atlas e tutoriais, leia:

Recursos na Internet

Áudio e Vídeo

CD-ROMs

Os seguintes CD-ROMs encontram-se à disposição dos alunos no Instituto Edumed para exame. Para aquisição, consulte uma das lojas on-line especializadas.

Internet

Recursos Adicionais na Internet

Catálogos e Shoppings de CD-ROMs, DVDs e Videodiscos
Software

Alguns softwares interessantes para download, como exemplos para apoio ao ensino em saúde:

Avaliação

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.

Para saber as tarefas que você já entregou, e o seu número de pontos acumulados, visite Trabalhos e Notas.



[Página Inicial] [Programa] [Roteiro de estudo] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]
Atualizado em 25/8/2001
Copyright © 2001 Instituto Edumed