Curso
Capacitação Docente em
Educação a Distância em Saúde
Módulo
2 - Aula 1
As
Bases Pedagógicas da Educação a Distância
Silvia Helena Cardoso, PhD e Renato M.E. Sabbatini, PhD
[Aula
Anterior | Índice de Aulas | Próxima
Aula ]
Volte
sempre a este módulo. Periodicamente
ele
é atualizado.
[ Objetivos
gerais | Objetivos Específicos |Roteiro
de Estudo | Aula Expositiva |
| Leituras
Básicas | Leituras de Aprofundamento
| Chat | Avaliação
]
Objetivos Gerais |
Nesta aula discutiremos
as premissas do processo ensino-aprendizagem, enfocando as principais teorias
de aprendizagem abordadas para a construção do conhecimento,
qual o modelo ideal a ser utilizado em EAD. e como esses recursos podem
ser utilizados especificamente para atingir aprendizagem a distância.
Também objetiva entender os tipos de aprendizagem, e quais são
os mais adequados para EAD, a importância dos estilos cognitivos
do aprendiz e as características dos aprendizes adultos.
Objetivos Específicos |
Após terminar esta aula, o aluno será capaz de:
Roteiro de Estudo |
Primeiramente assista
aos dois shows de slides
(não se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer
anotações. Em seguida leia os textos
de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também
ler os textos de aprofundamento. Os
textos são classificados com estrelas (),
conforme a qualidade/prioridade.
Está programada também para esta aula, um "chat" de discussão sobre os temas propostos, em nossa classe virtual.
Finalmente, realize
as atividades de avaliação
do seu aprendizado. E lembre-se que o seu desempenho no curso será
avaliado neste módulo pela sua participação nos debates
e nas tarefas solicitadas.
Aula Expositiva |
O
Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância
- Parte I, por Silvia Helena Cardoso
e Deborah H. Markowicz Bastos (20 slides)
O
Ferramental Pedagógico para Educação a Distância,
Parte II. por Silvia Helena Cardoso e Renato M. E.
Sabbatini (20 slides)
Atenção:
você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar
o arquivo PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft
PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que
uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar
os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão
de comando com a letra A.
Leituras Básicas |
Tecnologia
de Educação a Distância
Coordenação
de Educação a Distância da PUC-RJ. Parcialmente traduzida
e adaptada do material "Distance
Education at a Glance" da Universidade de Ohio. Leia os capítulos
referentes à Estratégias (estratégias de aprender,
estratégias de ensinar, eficácia da EAD, principais participantes
da EAD. Estude e medite, especialmente, sobre as características
necessárias dos aprendizes em EAD, pois não tratamos deste
tópico em profundidade nos shows de slides acima.
Teaching
at an Internet Distance: the Pedagogy of Online Teaching and Learning.
The Report of a 1998-1999 University of Illinois Faculty
Seminar
Leituras de Aprofundamento: |
On-Line
Connected Education Portal.
By Cable Green.
Um extenso recurso informacional
sobre 'educação conectada", ou seja, mediada através
de redes de computadores. Para a aula de hoje, leia o capitulo "Learning
Strategies", leia o resumo e visite os links que achar mais interessantes.
Em inglês
Endereço do artigo:
http://jac.sbs.ohio-state.edu/cable/pedagogy/Philosophies/Learning_Strategies/learning_strategies.htm
WWW
Constructivist Project Design Guide
É um guia para iniciar
educadores experientes a formular projetos educacionais construtivistas
pela WWW . Fornece uma linha de instrução para ministrá-los
corretamente e quais as atividades mais adequadas aos alunos. Contém
muitos links esclarecedores de termos relacionados a esse tipo de projeto,
utilizados no texto, e links para fontes de pesquisas e listas.
Estilos
de Aprendizagem: Aprendendo a Aprender
Este trabalho discute o
conceito de estilo de aprendizagem, suas implicações com
as estratégias de ensino em sala de aula e possíveis alternativas
de trabalho. Por: Sônia Cardoso e Peter Jandl
Internet
Resources for Higher Education Outcomes Assessment. North
Carolina University: University Planning & Analysis.
Chat |
Dia: 28/5/2001
Horário: 22 horas
Duração: 1,5 hora
Local: Sala
de Chat do Curso EDU-002.
Veja a transcrição
do chat aqui.
Avaliação |
Após terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos algumas questões abaixo para serem discutidas no webfórum ou a escolha de uma tema para ser escrito no formato de um ensaio:
Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.