Curso
Capacitação Docente em Educação a Distância em Saúde

Módulo 2 - Aula 1
As Bases Pedagógicas da Educação a Distância
 

Silvia Helena Cardoso, PhD e Renato M.E. Sabbatini, PhD

[Aula Anterior | Índice de Aulas | Próxima Aula ]
Volte sempre a este módulo. Periodicamente
ele é atualizado. 

[ Objetivos gerais | Objetivos Específicos |Roteiro de Estudo | Aula Expositiva |
| Leituras Básicas | Leituras de Aprofundamento | Chat | Avaliação ]


Objetivos Gerais

Nesta aula discutiremos as premissas do processo ensino-aprendizagem, enfocando as principais teorias de aprendizagem abordadas para a construção do conhecimento, qual o modelo ideal a ser utilizado em EAD. e como esses recursos podem ser utilizados especificamente para atingir aprendizagem a distância. Também objetiva entender os tipos de aprendizagem, e quais são os mais adequados para EAD, a importância dos estilos cognitivos do aprendiz e as características dos aprendizes adultos.
 
Objetivos Específicos

Após terminar esta aula, o aluno será capaz de:

Recomendamos que você auto-avalie seu conhecimento após a aula, verificando se foi capaz de atingir os objetivos acima.
 
Roteiro de Estudo

Primeiramente assista aos dois shows de slides  (não se esquecendo de ler os textos de comentário e fazer anotações. Em seguida leia os textos de embasamento abaixo relacionados. Recomendamos também ler os textos de aprofundamento. Os textos  são classificados com estrelas (), conforme a qualidade/prioridade.

Está programada também para esta aula, um "chat" de discussão sobre os temas propostos, em nossa classe virtual.

Finalmente, realize as atividades de avaliação do seu aprendizado. E lembre-se que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.
 
 
Aula Expositiva

O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância - Parte I, por Silvia Helena Cardoso e Deborah H. Markowicz Bastos (20 slides)
O Ferramental Pedagógico para Educação a Distância, Parte II.  por Silvia Helena Cardoso e  Renato M. E. Sabbatini (20 slides)

Atenção: você poderá visualizar os slides pela Internet, ou baixar o arquivo PPT em seu computador, visualizando-o com o programa Microsoft PowerPoint Office 97 ou maior. Este show tem poucas imagens, de modo que uma maneira de visualizar mais rapidamente pela Internet é olhar os slides não gráficos (de texto), clicando sobre o botão de comando com a letra A.
 
Leituras Básicas

Tecnologia de Educação a Distância
Coordenação de Educação a Distância da PUC-RJ. Parcialmente traduzida e adaptada do material "Distance Education at a Glance" da Universidade de Ohio. Leia os capítulos referentes à Estratégias (estratégias de aprender, estratégias de ensinar, eficácia da EAD, principais participantes da EAD. Estude e medite, especialmente, sobre as características necessárias dos aprendizes em EAD, pois não tratamos deste tópico em profundidade nos shows de slides acima.

Teaching at an Internet Distance: the Pedagogy of Online Teaching and Learning. The Report of a 1998-1999 University of Illinois Faculty Seminar 
 
Leituras de Aprofundamento:

On-Line Connected Education Portal. By Cable Green. 
Um extenso recurso informacional sobre 'educação conectada", ou seja, mediada através de redes de computadores. Para a aula de hoje, leia o capitulo "Learning Strategies", leia o resumo e visite os links que achar mais interessantes. Em inglês
Endereço do artigo: http://jac.sbs.ohio-state.edu/cable/pedagogy/Philosophies/Learning_Strategies/learning_strategies.htm

WWW Constructivist Project Design Guide
É um guia para iniciar educadores experientes a formular projetos educacionais construtivistas pela WWW . Fornece uma linha de instrução para ministrá-los corretamente e quais as atividades mais adequadas aos alunos. Contém muitos links esclarecedores de termos relacionados a esse tipo de projeto, utilizados no texto, e links para fontes de pesquisas e listas.

Estilos de Aprendizagem: Aprendendo a Aprender
Este trabalho discute o conceito de estilo de aprendizagem, suas implicações com as estratégias de ensino em sala de aula e possíveis alternativas de trabalho. Por: Sônia Cardoso e Peter Jandl

Internet Resources for Higher Education Outcomes Assessment. North Carolina University: University Planning & Analysis.
 
Chat

Dia: 28/5/2001
Horário: 22 horas
Duração: 1,5 hora
Local: Sala de Chat do Curso EDU-002.
Veja a transcrição do chat aqui.
 
Avaliação

Após terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos algumas questões abaixo para serem discutidas no webfórum ou a escolha de uma tema para ser escrito no formato de um ensaio:

  1. Que estratégias pedagógicas você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles em determinadas atividades do curso?
  2. Como a EAD poderia resolver a questão dos diferentes estilos cognitivos visualizador/verbalizador/analisador/sintetizador?
Veja os ensaios escritos pelos alunos.

Responda ao questionário de auto-avalie seu conhecimento. E lembre-se também que o seu desempenho no curso será avaliado neste módulo pela sua participação nos debates e nas tarefas solicitadas.



[Página Inicial] [Programa] [Roteiro de estudo] [Biblioteca] [Corpo Docente] [Alunos]
Copyright © 2001 Instituto Edumed
Atualizado em 2/6/2001